O poema mais lindo de Mário Quintana sobre a vida para refletir agora

Um dos poemas mais marcantes da literatura brasileira, confira aqui uma poderosa reflexão de um poema de Mário Quintana.

A leitura de poemas é como um mergulho profundo na mente e na alma do autor. Fique aqui e refletir sobre a vida com um lindo poema de Mário Quintana.

Permitindo contemplar as complexidades da vida através de suas palavras cuidadosamente escolhidas, os poemas de Quintana podem abrir seus olhos para a vida.

No poema “No Ano Passado”, somos convidados a refletir sobre a passagem do tempo, as mudanças que ele traz – ele também faz a renovação que ocorre em nossas vidas. 

Através da linguagem poética, Quintana captura a essência da transição de um ano para outro. Confira a seguir o texto na íntegra e se emocione.

o-poema-mais-lindo-de-mario-quintana

O poema mais lindo de Mário Quintana sobre a vida para refletir agora. (Imagens: Unsplash)

Poema “No ano passado” de Mário Quintana

Você quer refletir sobre a vida de forma poderosa? Confira a seguir um brilhante poema de Mário Quintana para pensar sobre a vida.

“Já repararam como é bom dizer “o ano passado”? É como quem já tivesse atravessado um rio, deixando tudo na outra margem…

Tudo sim, tudo mesmo! Porque, embora nesse “tudo” se incluam algumas ilusões, a alma está leve, livre, numa extraordinária sensação de alívio, como só se poderiam sentir as almas desencarnadas. 

Mas no ano passado, como eu ia dizendo, ou mais precisamente, no último dia do ano passado deparei com um despacho da Associeted Press em que, depois de anunciado como se comemoraria nos diversos países da Europa a chegada do Ano Novo, informava-se o seguinte, que bem merece um parágrafo à parte:

“Na Itália, quando soarem os sinos à meia-noite, todo mundo atirará pelas janelas as panelas velhas e os vasos rachados”.

Ótimo! O meu ímpeto, modesto mas sincero, foi atirar-me eu próprio pela janela, tendo apenas no bolso, à guisa de explicação para as autoridades, um recorte do referido despacho. 

Mas seria levar muito longe uma simples metáfora, aliás praticamente irrealizável, porque resido num andar térreo. 

E, por outro lado, metáforas a gente não faz para a Polícia, que só quer saber de coisas concretas. Metáforas são para aproveitar em versos…

Atirei-me, pois, metaforicamente, pela janela do tricentésimo-sexagésimo-quinto andar do ano passado.

Morri? Não. Ressuscitei. Que isto da passagem de um ano para outro é um corriqueiro fenômeno de morte e ressurreição – morte do ano velho e sua ressurreição como ano novo, morte da nossa vida velha para uma vida nova.”

o-poema-mais-lindo-de-mario-quintana

O que Mário Quintana quis dizer com esse poema?

Ao dizer “O Ano Passado”, o leitor é levado a uma dimensão de tempo que já não é presente. Na verdade, é uma memória distante, algo atravessado como um rio que deixamos para trás. 

Essa ideia do escritor evoca a sensação de alívio e leveza, pois as preocupações e os fardos do ano anterior são agora parte do passado, você entende?

Logo, o texto é uma reflexão sobre a impermanência da vida e como cada momento, cada ano, traz consigo novas possibilidades.

Além disso, o poema destaca:

  • A dualidade entre as ilusões que carregamos;
  • A sensação de liberdade que sentimos quando desvencilhamos delas. 

Portanto, a imagem das almas desencarnadas evoca um estado de desapego e serenidade, uma condição na qual livramos das amarras terrenas.

Uma metáfora para mudar vidas

O trecho de Mário Quintana sobre a tradição italiana de atirar panelas velhas e vasos rachados pelas janelas à meia-noite é uma metáfora brilhante

Com isso, o porta representa a ação de deixar para trás tudo o que não serve mais. Na verdade, devemos aprender que todos os obstáculos e encargos que acumulamos ao longo do tempo são experiências.

o-poema-mais-lindo-de-mario-quintana

Essa atitude simbólica é uma sugestão poderosa para abraçarmos a mudança na vida. Você tem medo de mudar? Será que uma mudança não mudaria tudo?

Logo, nos desfazermos do que é inútil e abrirmos espaço para o novo quando abramos a mudança de forma madura.

Mário Quintana e suas metáforas poderosas de transformação

A metáfora do poema de Mário Quintana de atirar-se pela janela do último andar do ano passado é uma forma poética de abraçar a:

  • Renovação;
  • Transformação;
  • Mudanças na vida.

Com isso, a morte do ano antigo e a ressurreição como um novo ano espelham os ciclos naturais da vida – algo que mostra muito sobre a vida.

Logo, Quintana lembra em seu poema que, assim como o ano, passamos por mortes e ressurreições pessoais.

Na vida, precisamos passar pelo abandono de padrões antigos para dar espaço a novas perspectivas, oportunidades e crescimento.

o-poema-mais-lindo-de-mario-quintana

Os poemas podem ser libertadores

Ler e meditar sobre esse poema de Mário Quintana convida você a contemplar a própria jornada. Não só os poemas de Quintana, mas outros podem transformar sua vida.

A verdade é que nossas transformações pessoais e a importância de libertarmos do que já não nos serve.

Logo, através do poema, somos levados a explorar as profundezas da experiência humana e a encontrar significado em nossas próprias vidas.

o-poema-mais-lindo-de-mario-quintana

Enquanto abraçamos a constante renovação que o tempo oferece, estamos condicionados a de fato abrir mão de certas coisas e ser mais feliz. 

Você gostou desse lindo poema de Mário Quintana para refletir mais sobre a vida? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas poderosas palavras de reflexão.

Claudio Bernardo
Escrito por

Claudio Bernardo

Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.