Pela primeira vez em 100 anos, o número de tigres está crescendo
Aí está uma boa notícia que não acontecia há anos. Graças a esforços de pesquisas e iniciativas à proteção, o número de tigres no mundo está crescendo.
Depois de um século de declínio constante, o número de tigres selvagens está em ascensão.
De acordo com os dados mais recentes, cerca de 3.890 tigres existem na natureza atualmente.
Na última estimativa, em 2010, esse número era de aproximadamente 3.200.
Esse pequeno aumento pode ser atribuído a um aumento da população de tigres na Índia, Rússia, Nepal e Butão, graças a pesquisas e iniciativas de proteção à espécie.
“Este é um passo fundamental na recuperação de uma das espécies mais ameaçadas e emblemáticas do mundo”, disse Ginette Hemley, vice-presidente sênior de conservação da vida selvagem na WWF.
“Junto com os governos, comunidades locais, filantropos e outras ONGs, começamos a inverter a tendência de declínio dos tigres em um século. Mas muito mais trabalho e investimento são necessários se quisermos atingir nossa meta de dobrar o número de tigres selvagens até 2022.”
Entenda melhor o quão grave é a situação:
Se preferir, veja o vídeo no YouTube.
Meta para 2022
Governos dos países com populações de tigres se reuniram em 2010 para prometer a meta de dobrar o número de tigres selvagens até 2022.
Mas o trabalho não acaba aí: estes países estão reunidos novamente agora, em 2016, para informar sobre seu progresso e se comprometerem com os próximos passos para ajudar os tigres.
Acompanhar as populações de tigres e compreender as ameaças que a espécie enfrenta é de suma importância para proteger esses grandes felinos ameaçados de extinção.
Eles enfrentam diariamente os perigos da caça ilegal e perda de habitat.
Cada parte do tigre – dos bigodes ao rabo – é negociada em mercados ilegais de animais silvestres, alimentando um de vários bilhões de dólares dessa rede criminosa.
Esperança
Embora a perspectiva seja positiva em alguns países, não se pode dizer o mesmo do Sudeste Asiático, onde a caça ilegal e o desmatamento desenfreado continuam a impactar negativamente no número de tigres, além de outros animais da fauna e a flora da região.
Mas como a esperança é o nosso principal combustível, a notícia do aumento dos números do tigres prova que a união de iniciativas de vários países pode, sim, fazer a diferença quando estamos juntos!
Nos links abaixo, você encontra uma petição contra crimes ambientais e o movimento “Adote um tigre”:
Mais informações: worldwildlife.org
Fonte: worldwildlife.org.
Gostou da boa notícia? Compartilhe com seus amigos!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.