Mulheres precisam de mais tempo de descanso porque seus cérebros trabalham mais
Uma pesquisa da Universidade de Loughborough revela que mulheres deveriam dormir mais do que os homens para compensar o uso excessivo do cérebro.
Mais uma da série: eu já sabia
A cena se repete diariamente: enquanto prepara o café da manhã, coloca a mesa e atende o telefone, a mulher já está organizando a lista para passar no mercado depois do expediente.
É inegável o talento que nós mulheres temos para multitarefas, ou seja, fazer (bem) várias coisas ao mesmo tempo.
Infelizmente, ao longo da vida, essa característica incrível do “sexo frágil” pode nos levar ao stress e à exaustão.
Mulheres precisam descansar mais, segundo a ciência
O site Bright Side divulgou nesta semana os resultados de um estudo que mostra quantas horas as mulheres precisam dormir para se manterem saudáveis, radiantes e produtivas no trabalho.
Pesquisadores da Universidade de Loughborough (Reino Unido) descobriram que quanto mais se usa o cérebro durante o dia, mais ele precisa de descanso durante o sono.
Os resultados mostraram que o cérebro feminino trabalha de maneira complexa, pois as mulheres tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Sendo assim, elas precisam de mais tempo para dormir.
“Os cérebros das mulheres são mais complexos que dos homens, por isso, a necessidade delas de sono é um pouco maior”, afirmou o autor do estudo, professor Jim Horne.
Um adulto precisa de, em média, 6 a 8 horas de sono para se recuperar da fadiga e exaustão das atividades realizadas durante o dia.
As mulheres precisam de apenas 20 minutos a mais de sono do que os homens para que os cérebros delas se recuperem e elas acordem renovadas.
Na contrapartida, os pesquisadores também descobriram que pouco descanso tem efeitos piores na saúde das mulheres do que dos homens, causando, por exemplo, problemas cardiovasculares, diabetes, depressão, stress e ansiedade.
Conforme a noite vai passando, os sonhos das mulheres se tornam mais leves, e elas acordam mais facilmente que os homens, além de serem mais sensíveis aos barulhos com sons agudos.
Concluindo, as mulheres podem se beneficiar com apenas 20 minutos de sono a mais e continuarem a ser aquela mulher que faz tudo ao mesmo tempo e que todos admiram.
Coloque o alarme para 20 minutos mais tarde, usando a desculpa que é recomendação da ciência.
Fonte: brightside.me.
Gostou desta história? Compartilhe com aquela super mulher que você conhece e que precisa de mais 20 minutinhos de sono…
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.