Mulher que começou vendendo picolés na feira se torna dona da maior fábrica de sorvetes do Ceará
Se hoje a Pardal é a maior fábrica de sorvetes Ceará, isso se deve à dedicação de uma empreendedora chamada Joselma Oliveira. Ela começou vendendo picolés na feira e foi crescendo o negócio até se tornar o que é hoje.
A empreendedora Joselma Oliveira tem uma trajetória inspiradora. Ela começou vendendo picolés na feira durante os anos 90, fez seu negócio crescer e hoje é dona da Pardal, a maior fábrica de sorvetes do Ceará. A empresa produz 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete diariamente e está se preparando para vender ao exterior.
A primeira receita que a Joselma fez, lá quando estava começando, rendeu 30 picolés. Os clientes da feira, localizada em Currais Novos (RN), eram os seus melhores degustadores, que iam avaliando o que estava bom, o que faltou, o que podia melhorar, etc. O dinheiro que entrava ia para complementar a renda da família, sendo somado aos ganhos do marido, um vendedor de pipoca.
Dos 30 picolés, a produção da Joselma foi crescendo até chegar aos 500. “Fui para uma bicicleta, depois a gente já tinha moto para levar para o interior e quando eu me dei conta já tinha uma D10 para transportar os meus produtos para as cidades vizinhas de Currais Novos”, disse a empreendedora, segundo o site Só Notícia Boa.
Com a sua situação financeira melhorando, Joselma se mudou para Fortaleza (CE) e seguiu firme na produção dos sorvetes. A receita, aliás, tem origem familiar: foi sua madrinha quem a ensinou a fazer os quatro primeiros sabores de picolés que vendeu (ameixa, chocolate, morango e coco).
Ver esta publicación en Instagram
Profissionalização do negócio
“Quando eu comecei a produzir lá foi uma loucura. Foi um estouro de vendas. Faltava produto. Tive que comprar a casa vizinha para aumentar e expandir. Construí a empresa lá. Com dois anos ficou pequena e foi assim… Tudo muito rápido, tudo era em dois anos.”
Ela percebeu, então, que era hora de profissionalizar o negócio e buscar conhecimentos mais técnicos sobre administração, gestão de pessoas e controle financeiro. Sentindo-se mais segura para alçar voos maiores, conseguiu financiamento pelo Banco do Nordeste, adquiriu caminhões, montou a primeira fábrica e registrou a Pardal Sorvetes.
Nas redes sociais, a empresa mostra um pouco das delícias que produz – já dá para ver que no marketing eles estão caprichando! Fotos e artes bonitas que dão aquela vontade de experimentar os vários sabores de sorvete (tem de castanha, mousse de limão, chiclete, cajá, focos e muito mais).
Parabéns à Joselma por ter acreditado no seu negócio e tê-lo feito crescer. A vida dos empreendedores não é feita apenas de flores e ser capaz de superar tantas adversidades que surgem pelo caminho é uma qualidade admirável. A Pardal Sorvetes já é um grande sucesso e temos a certeza de que vai continuar crescendo!
E você, já experimentou o sorvete da Pardal?
Fonte: Só Notícia Boa
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.