Morador da periferia se forma em Direito aos 61 anos e agora sonha com OAB
A história de Lauremar é uma lição sobre a importância da educação. Morador da periferia, ele se formou aos 61 anos em Direito e agora se prepara para fazer o exame da OAB.
O que existe de mais lindo na educação é a capacidade que ela tem de transformar vidas e inspirar pessoas. O seu Lauremar Roque, de 61 anos, é uma delas.
Morador do bairro Cidade Tiradentes, na periferia de São Paulo, ele se formou em Direito pela Universidade Zumbi dos Palmares. Sua meta agora é ser aprovado na OAB, o exame que garante aos formados a possibilidade de exercer a profissão de advogado.
“Minha mãe sempre cobrou da gente que, para você mudar de vida, tem que ter Deus no coração e os estudos. E essa vontade sempre foi minha”, diz Lauremar, que teve sua história contada pelo site Agência Mural.
Nascido em Montes Claros, no interior de Minas Gerais, ele já tinha trabalhado como fiscal de caixa, vigia do prédio e tinha passado até pelo Exército. Como precisava sustentar a família, teve que interromper os estudos para se dedicar integralmente ao trabalho – situação bastante comum para milhões de brasileiros.
Mas sempre manteve viva a chama da vontade de estudar. Terminou o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e se inscreveu no vestibular de Direito.
Quando o resultado da prova saiu, Lauremar estava tão feliz que até pregou uma peça nos seus familiares. Foi até eles cabisbaixo para fingir que não tinha passado. Quando todos souberam da aprovação, uma explosão de felicidade tomou conta da casa. “Minha reação foi a melhor possível. Fiquei muito feliz mesmo. Entrei lá [na faculdade] com uma experiência de vida e a missão de não errar ou errar o mínimo que eu pudesse. E assim foi feito.”
Desafios e planos para o futuro
Como toda faculdade, Lauremar enfrentou alguns desafios no dia a dia. Felizmente, a diferença de idade para os seus colegas não foi um problema, mas ele teve que vencer a vergonha de falar em público. Em muitos trabalhos, tinha que fazer apresentações para cerca de 80 alunos. Dedicado como é, tirou esse desafio de letra!
Lauremar diz gostar de todas as áreas do Direito, mas quer se especializar mesmo é em Direito das Sucessões, que cuida da transferência de patrimônio por meio de testamentos ou leis. Um exemplo é quando alguém morre e os bens precisam ser divididos entre a família.
Com a faculdade já terminada, Lauremar tem novas metas à vista. Primeiramente, o exame da OAB. Depois, o mestrado e doutorado. “Meus planos para o futuro profissional são os melhores possíveis. Em relação à OAB, são três coisas que tenho que fazer: estudar, estudar e estudar. E muito. Porque o exame de ordem não é fácil”, conta o recém-formado.
Mais uma etapa que a gente tem certeza que o Lauremar vai ter sucesso! Sua vida é um verdadeiro exemplo de dedicação e paixão pelos estudos. Ele prova que não existe limite de idade para aprender e realizar os seus sonhos. Parabéns, Lauremar, e continue firme nos seus propósitos. Você é uma inspiração para muitos!
Fonte: Agência Mural
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.