Meditação para iniciantes: 20 dicas práticas para entender a mente

O hábito de meditar nos ajuda a sermos mais tranquilos e focados, menos preocupados e mais agradecidos e atenciosos. A prática da meditação não é fácil, mas você pode começar por baixo e melhorar cada vez mais. Confira 20 dicas que irão ajudá-lo a começar e continuar praticando a meditação.

Meditar não é uma coisa apenas para se fazer quando a mente está completamente cheia e precisa de um escape para melhorar. A medição é muito mais além que isso.

Quando falamos em tal prática, muita gente faz uma breve e quase automática assimilação com o relaxar e fazer poses em um tapete.

Mas a meditação é capaz de transformar seus pensamentos, sua alma, seu corpo e claro, conseguir transformar sua mente em um elo com o quer é você.

Estamos sempre correndo e isso nos deixa fadados a não conhecermos quem somos nós mesmos e muitas vezes até nem percebemos o quão esgotados estamos.

É aí que a meditação entra

Você não precisa fazer um grande ritual para poder meditar. Nessas 20 dicas, você vai entender como a medição é coisa que trás impacto precisando de tão pouco:

  • O contato com você mesmo.

Anote a seguir esses pontos, esteja disposto a se encontrar e claro, se renda para esvaziar tudo aquilo que te consome tanto.

Meditação para iniciantes: 20 dicas práticas para entender a mente

Meditação para iniciantes: 20 dicas práticas para entender a mente (Imagens: Unsplash)

1. Sente por apenas dois minutos

Isso parece ridiculamente fácil, apenas meditar por dois minutos. Perfeito. Comece com apenas dois minutos por dia, durante uma semana.

Se der certo, aumente mais dois minutos e faça durante mais uma semana.

Se tudo correr bem, ao aumentar apenas um pouco por vez, você estará meditando 10 minutos por dia no 2º mês, o que é incrível! Mas primeiro, comece pequeno.

2. Faça todas as manhãs assim que acordar

É fácil dizer: “eu vou meditar todos os dias”, mas aí você esquece de fazer.

Ao invés disso, deixe um lembrete para todas as manhãs quando acordar, colocando um aviso escrito “meditar” em algum lugar que você vai ver.

3. Não se prenda no “como” – apenas faça

A maioria das pessoas se preocupam sobre onde sentar, como sentar, qual colchonete usar… tudo isso é legal, mas não é tão importante para começar.

Comece apenas sentando em uma cadeira, ou no sofá. Ou na sua cama. Se estiver confortável no chão, sente-se de pernas cruzadas. De qualquer forma, é só por dois minutos no início, então sente.

meditacao-para-iniciantes

Depois você pode se preocupa em otimizar, para permanecer mais tempo confortável, mas no início não importa muito, apenas sente em algum lugar quieto e confortável.

4. Veja como você está se sentindo

Enquanto você se acomoda na sua primeira sessão de meditação, simplesmente veja como você está se sentindo.

  • Como seu corpo se sente?
  • Qual é a qualidade da sua mente?
  • Ocupada?
  • Cansada?
  • Ansiosa?

Veja qualquer coisa que você está trazendo para esta meditação como completamente normal.

5. Conte suas respirações

Agora que você se acomodou, volte sua atenção para sua respiração. Apenas preste atenção na sua respiração conforme ela vem, e a siga pelo seu nariz até os seus pulmões.

Tente contar “um” quando você inspira e “dois” quando expira. Repita até contar até 10, depois comece de novo.

6. Volte quando você se distrair

  1. Sua mente vai se distrair.
  2. Esta é uma certeza quase absoluta.
  3. Não há problema nenhum nisso.

meditacao-para-iniciantes

Quando você perceber sua mente se distraindo, sorria e simplesmente retorne para sua respiração. Conte “um” de novo e comece outra vez.

Talvez você sinta um pouco de frustração, mas é perfeitamente normal não permanecer focado, todos nós fazemos isso. Esta é a prática e você não será bom nisso por um tempo.

7. Desenvolva uma atitude afetuosa

Quando você perceber pensamentos e sentimentos surgindo durante a meditação, como eles surgirão, olhe para eles com uma atitude amigável.

Veja-os como amigos, não intrusos ou inimigos. Eles são parte de você, embora não sejam você todo. Seja amigável e não rude.

8. Não se preocupe muito de que você está fazendo errado

Você irá se preocupar de estar fazendo errado. Tudo bem, todos nós fazemos isso. Você não está fazendo errado.

Não existe maneira perfeita de meditar, apenas fique feliz de estar fazendo.

9. Não se preocupe sobre limpar a sua mente

Muitas pessoas pensam que a meditação é sobre limpar sua mente, ou parar todos os pensamentos. Não é.

meditacao-para-iniciantes

Isso pode acontecer algumas vezes, mas não é a “meta” da meditação. Se você tiver pensamentos, é normal. Todos nós temos.

Nossos cérebros são fábricas de pensamentos e nós não conseguimos pará-los.

Ao invés disso, apenas tente concentrar sua atenção e praticar um pouco mais quando sua mente se distrair.

10. Fique com qualquer coisa que surja

Quando pensamentos ou sentimentos surgem, e eles surgirão, você pode tentar ficar com eles por um tempo.

Sim, eu sei que eu disse para retornar à respiração, mas depois de praticar por uma semana, você também pode tentar permanecer com um pensamento ou sentimento que surgir.

Nós temos uma tendência de querer evitar sentimentos como frustração, raiva, ansiedade…

Mas uma prática incrivelmente útil da meditação é permanecer com o sentimento por um tempo. Apenas permaneça e seja curioso.

11. Conheça a si mesmo

Esta prática não é apenas sobre concentrar sua atenção, é sobre aprender como sua mente funciona.

O que está se passando lá dentro?

É sombrio, mas ao assistir sua mente vagar, ficar frustrada e evitar sentimentos difíceis, você começa a entender a si mesmo.

12. Torne-se amigo de si mesmo

Torne-se amigo de si mesmo. Conforme você se conhece, faça com uma atitude amigável ao invés de uma atitude crítica.

Você está conhecendo um amigo. Sorria e se ame. Não há nada melhor do que amar sua própria companhia e a meditação te ensina isso.

meditacao-para-iniciantes

13. Faça uma varredura do seu corpo

Outra coisa que você pode fazer, quando você ficar um pouco melhor em seguir sua respiração, é concentrar sua atenção em uma parte do corpo por vez.

Comece com as solas dos seus pés – como você as sente? Mova devagar para seus dedos, o peito dos pés, seus tornozelos, até a sua cabeça.

14. Perceba a luz, o som, a energia

Mais um lugar para levar sua atenção, de novo, depois de você ter praticado com sua respiração por pelo menos uma semana, é a luz ao seu redor.

Apenas fique olhando para um lugar e perceba a luz na sala em que você está. Outro dia, concentre-se apenas em perceber sons.

Outro dia, tente perceber a energia na sala em torno de você (incluindo luz e sons). O avanço gradual é impactante.

15. Comprometa-se de verdade

Não diga apenas: “claro, vou tentar isso por alguns dias.” Comprometa-se de verdade com isso.

Em sua mente, esteja comprometido por pelo menos um mês.

16. Você pode fazer em qualquer lugar

Se você está viajando ou teve algum imprevisto de manhã, você pode fazer meditação em seu escritório. No parque. Durante o caminho para o trabalho. Enquanto anda em algum lugar.

meditacao-para-iniciantes

A meditação sentada é o melhor lugar para começar, mas, na verdade, você está praticando para este tipo de plenitude durante toda sua vida.

17. Siga meditação guiada

Se ajudar, você pode tentar seguir uma meditação guiada para começar. Dê um passeio pelo Google ou pelo Youtube e encontre a que mais lhe agradar.

18. Medite com amigos

Há quem goste de meditar sozinho, mas você pode fazer com sua esposa, marido, filho ou amigo. Também há quem prefira dessa maneira.

Ou apenas se comprometa com um amigo para conversar toda manhã após a meditação. Pode ajudar você a permanecer meditando por mais tempo.

19. Encontre uma comunidade

Melhor ainda, encontre uma comunidade de pessoas que está meditando e junte-se a elas.

Pode ser uma comunidade Zen ou Tibetana próxima de você (por exemplo), onde você vai e medita com eles.

Ou encontre um grupo online e faça perguntas, receba apoio e encoraje outras pessoas. O meu Sea Chance Program tem uma comunidade como essa.

 

20. Sorria quando terminar

Quando terminar os seus dois minutos, sorria. Você não faz ideia do poder que um sorriso tem em nossas vidas. E falamos de maneira física também!

Seja grato por ter tido esse tempo para você mesmo, que você cumpriu o seu compromisso, que você mostrou a si mesmo que é confiável.

A meditação nem sempre é fácil ou mesmo tranquila

Mas ela possui benefícios verdadeiramente incríveis, e você pode começar hoje e continuar para o resto da sua vida.

Estes são dois minutos incríveis na sua vida. Temos certeza que a sua rotina e vida mudarão para melhor.

Leia o nosso artigo exclusivo sobre os segredos das pessoas comuns para meditar sempre e aprofunde ainda mais nessa prática.

***

Esse é uma tradução do Awebic de artigo originalmente publicado em Live Learn Evolve, escrito por Sam Austin.

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.