Gênio do xadrez, menino de 16 anos vence número um do mundo
Rameshbabu Praggnanandhaa encheu a Índia de orgulho ao derrotar o campeão mundial de xadrez em um torneio online. Detalhe: o garoto tem apenas 16 anos!
Quem já jogou xadrez sabe como esse esporte (sim, é considerado um esporte!) exige concentração, raciocínio rápido e estratégia. E quem mostrou ter essas habilidades de sobra é o jovem indiano Rameshbabu Praggnanandhaa.
Aos 16 anos, ele venceu, de maneira surpreendente, o norueguês Magnus Carlsen, 32 anos, enxadrista número um do mundo! A disputa entre os dois foi em um torneio online chamado Airthings Masters.
A vitória do garoto veio após 39 lances com as peças pretas. Na Índia, o relógio já marcava cerca de 2h30 da madrugada. Logo após a vitória, Rameshbabu brincou falando que era hora de ir para a cama.
A conquista do jovem enxadrista teve grande repercussão na Índia, conquistando reconhecimento até mesmo de Viswanathan Anand, cinco vezes campeão mundial e apontado como o melhor jogador de xadrez da história do país.
Quem também parabenizou o adolescente foi Sachin Tendulkar, astro do críquete, o esporte mais popular entre os indianos.
“Ele tem apenas 16 anos e derrotou Magnus Carlsen… e ainda por cima jogando de preto, ele é mágico. Você deixou a Índia orgulhosa!“, escreveu Sachin Tendulkar no Twitter, segundo o R7.
Mas se engana quem pensa que o sucesso de Rameshbabu começou só agora. Em 2016, com apenas 10 anos, ele já tinha se tornado o mestre internacional de xadrez mais jovem da história. Dois anos depois, chegou a Grão-Mestre, o mais alto grau no esporte. Agora, detém o posto de ser o terceiro indiano a bater o renomado Magnus Carlsen.
“Pragg [apelido do garoto] é um dos mais ambiciosos jogadores de xadrez da sua geração. Ele sabia que o xadrez seria sua vida desde que tinha oito anos de idade e está sempre prensando em xadrez“, afirmou seu treinador RB Ramesh, de acordo com a BBC.
Esporte em alta
Antes da pandemia, o garoto passava uma média de 15 dias por mês viajando para disputar torneios pelo mundo. A sua irmã, Vaishali, também faz bonito no xadrez: ela é membro da equipe feminina da Índia. Um talento que parece estar no sangue!
Nos últimos anos, a Índia tem crescido bastante no xadrez. Em 2007, o país tinha 20 pessoas com o título de Grão-Mestre. Esse número saltou para 73 nos dias atuais.
Oficialmente, são 50 mil enxadristas registrados, mas cerca de 1 milhão de indianos participam de torneios, segundo a Federação de Xadrez da Índia.
Uma coisa a gente pode garantir: é muito provável que voltemos a ouvir falar de Rameshbabu. O jovem vai continuar focado no xadrez e tem tudo para conquistar ainda mais vitórias e títulos.
“Ele acredita que está no começo da sua jornada e tem muito mais a alcançar“, garante o treinador do garoto.
Daqui do Brasil, mandamos nossos desejos de muito sucesso para o Rameshbabu em suas partidas. Que outros jovens possam olhar para sua história e fazer dela uma grande inspiração para se tornarem verdadeiros campeões.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.