Este cão acabou com os pesadelos e trouxe tranquilidade a menino autista
As crises do garotinho diminuíram após a amizade com o labrador. Antes ele não conseguia dormir por muito tempo, agora está mais calmo e tranquilo. Confira!
Existe algo de puro, quase sagrado na relação entre as crianças e seus cachorros ou entre os cachorros e suas crianças.
Isso é dito porque os pets têm um jeito todo especial de demonstrar carinho.
E no caso de Tupper Bunlop, um menino de 3 anos que tem autismo e vive com a família na cidade de Winnepeg no Canadá, seu amigo canino Lego se tornou fundamental em sua curta vida.
Tupper sempre teve dificuldades para dormir desde que nasceu, a ponto de dormir e acordar entre 20 e 40 minutos se debatendo e gritando.
Então os pais tinham que acalmá-lo durante toda a noite, repetidas vezes.
Mas a chegada do labrador em treinamento como um cão de cuidados médicos pela organização MSAR Dog Services em dezembro do ano passado mudou a rotina da família e principalmente a do pequeno Tupper.
No começo, a criança costumava dormir entre 3 e 6 horas por noite com as interrupções constantes.
“Lego dorme com Tupper”, disse a mãe Nancy Bunlop ao site Inside Edition. “Ele o ajuda a se acalmar quando começa a se agitar no sono.”
O cão passou a ficar perto do menino e a “abraçá-lo”, conseguindo assim uma noite tranquila para todos.
Os efeitos no sono de Tupper são perceptíveis:
“Agora ele dorme de 8 a 10 horas por noite”, disse Nancy ao site The Dodo. “Na maioria das noites direto.”
Tupper foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade.
E Lego tem um efeito tão tranquilizador sobre o menino, que além de acalmá-lo durante pesadelos, ao se aproximar também consegue fazê-lo parar de bater a cabeça contra objetos ou se arranhar e se morder.
“Lego ajuda a interromper Tupper quando as coisas estão levando a um colapso e ajuda a acalmá-lo quando está estressado”, diz sua mãe ao The Dodo.
E como o filho tem dificuldade de notar o perigo, a mãe disse que era comum Tupper simplesmente correr pela rua em meio ao tráfego, mas não mais, já que ele gosta de ficar perto do pet. E caso aconteça de Tupper correr, Lego o “abraça” ou o cerca com uma pata bem posicionada e o para.
“Lego está aprendendo a perseguir e conter Tupper para nos dar tempo de pegá-lo”, explicou Nancy ao The Dodo.
E se Tupper está chateado, Lego está lá para distraí-lo com um brinquedo ou se esfregando nele. E quando o menino precisa se concentrar, o cão frequentemente senta sob a mesa para a criança encostar o pé nele como um estímulo para ficar sentado e focado.
Embora muito das habilidades de Lego vem de treinamento extenso e caro que ele recebe da MSAR Dog Services, é impossível não observar o vínculo natural que existe entre os dois.
Para que o treinamento do cão continue, Nancy lançou uma campanha no site GoFundMe e até agora alcançou $1.390 do objetivo de 10 mil dólares.
Lego é mesmo imprescindível na vida de Tupper! Ah! E se você quiser continuar acompanhando essa história, Nancy criou uma página no Facebook chamada Adventures of Tupper and Lego.
Compartilhe com os seus amigos!
Todas as imagens: Adventures of Tupper and Lego. Fontes: hypeness.com.br, insideedition.com, thedodo.com.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.