Menino arrecada R$ 1,3 milhão para crianças ucranianas com rifa de tigela feita por ele
Uma boa ação do garoto britânico Gabriel River Clark arrecadou mais de R$ 1,3 milhão para crianças ucranianas. A iniciativa chamou a atenção de famosos. Confira!
E se o seu hobby de criança pudesse ser convertido em mais de um milhão de reais e todo dinheiro arrecadado fosse destinado para uma causa humanitária? Pois foi isso mesmo que Gabriel River Clark, um garoto de apenas 12 anos, conseguiu fazer através da sua arte!
Apaixonado por carpintaria desde os quatro anos de idade, o menino inglês morador da cidade de Cumbria, criou um Instagram (@clarkie_woodwork) para divulgar suas peças artesanais de madeira e aproveitou para lançar a iniciativa “Bowl For Ukraine” (‘Tigela pela Ucrânia’ em tradução livre). O objetivo era arrecadar doações para a fundação inglesa “Save the Children”, que presta ajuda às vítimas da invasão russa no território da Ucrânia.
O que Gabriel não imaginava é que as vendas das rifas para o sorteio da tigela atingissem um valor de cerca de 220 mil euros, o que equivale a cerca de 1,3 milhões de reais. Em menos de dois dias, o garoto viu a sua conta no Instagram saltar de cinco para mais de 200 mil seguidores.
O incentivo veio do pai do menino, que divulgou em seu Twitter imagens do trabalho do filho comentando o motivo inicial do Instagram de Gabriel. “Adoráveis pessoas do twitter – não sei quantos de vocês também são usuários do #instagram, mas estou procurando um favorzinho. Tenho um filho de 12 anos que adora marcenaria. Ele passa horas em seu torno fazendo tigelas e criando tábuas de cortar que ele vende para economizar para uma mountain bike. 1/3 Então, eu queria saber se algum de vocês gostaria de dar um impulso a ele e segui-lo no instagram em clarkie_woodwork isso faria o dia dele. Obrigado desde já e sinta-se à vontade para retweetar! 3/3” escreveu Richard em dois posts na rede do passarinho azul.
Lovely twitter people – I don’t know how many of you are also #instagram users but I’m looking for a wee favour. I’ve a 12yr old who loves woodwork. He spends hours on his lathe making bowls and creating chopping boards which he’s sells to save up for a mountain bike. 1/3 pic.twitter.com/Ny60rFf1TE
— Richard R Clark 🇺🇦 (@rclarkie) March 25, 2022
REPERCUSSÃO MUNDIAL E AJUDA DE FAMOSOS
Gabriel aproveitou a fama para fazer um vídeo e divulgar o sorteio de uma tigela feita especialmente para a causa solidária. A peça produzida pelo próprio garoto foi pintada com duas faixas, uma amarela e a outra azul, em referência à bandeira da Ucrânia. “Aqui está a tigela para a Ucrânia, como prometido! Eu amo as faixas azuis e amarelas. A madeira é faia. Ainda resolvendo o lance/rifa.”, anunciou o garoto em sua rede social.
Ver essa foto no Instagram
Tanta fofura e talento chamou a atenção de pessoas de todo o mundo, entre elas famosos como os atores Jason Isaacs (o Lucius Malfoy dos filmes da saga Harry Potter) e Stephen Fry. Além disso, Gabriel também participou do BBC Breakfast, um dos programas de televisão mais famosos da Inglaterra e transmitido pela BBC One e pelo canal BBC News.
O dono da tão famosa tigela já tem nome, mas por enquanto, Gabriel ainda não irá divulgar. Em seu Instagram, o jovem carpinteiro afirmou que “Nós temos um vencedor!! Achamos que não devemos dizer quem até que ele concorde. (….) My Bowl For Ukraine tem uma nova casa. Mesmo que o sorteio tenha terminado, manteremos a página Just Giving aberta até o próximo fim de semana, pois as doações ainda estão chegando”.
CAUSA NOBRE
De acordo com o Parlamento ucraniano, mais de 200 crianças morreram desde o início da invasão russa. Das mais de sete milhões de crianças do país, quase dois terços deixaram as suas casas e estão deslocadas dentro do próprio país ou fugiram para nações vizinhas com suas famílias.
Em tempos tão difíceis e complicados, iniciativas como a do jovem menino inglês deixam o coração quentinho, não é mesmo? Que mais Gabrieis possam nos mostrar que ainda há esperança e que um simples ato de solidariedade pode fazer toda a diferença para milhares de pessoas.
Fonte: O Globo
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.