Menina de 9 anos encontra dente de famoso tubarão pré-histórico, o Megalodonte
A Molly, com apenas 9 anos, fez um importante achado científico: encontrou um dente de megalodonte, um grande tubarão pré-histórico, na praia.
Molly, uma garotinha de nove anos dos Estados Unidos, tinha um sonho bem diferente da maioria das meninas da sua idade. Ela queria porque queria achar um fóssil de tubarão. E não é que deu certo? Durante uma viagem com a família, a pequena encontroou um dente de megalodonte, uma famosa espécie de tubarão gigante que foi extinta há aproximadamente 3,6 milhões de anos.
O achado, considerado raro por especialistas, foi em Calvert Beach, em Maryland. A mãe da garota, Alicia Sampson, divulgou o caso em uma rede social e, então, veio a repercussão na imprensa.
“A única coisa que Molly realmente queria de Natal era achar fósseis como uma profissional. A maré estava baixa, o que facilitou a caça, que acabou sendo bem-sucedida. Ela teve o melhor Natal da vida dela. Molly encontrou mais de 400 dentes em seus nove anos, variando de minúsculos a uns cinco centímetros. E agora com esse, que tem quase 13 centímetros”, explicou a mãe.
Para ter certeza de que se tratava do dente de um megalodonte e não de uma outra espécie de tubarão, a família levou a descoberta da Molly para análise no Calvert Marine Museum. Especialistas analisaram o fóssil e confirmaram a sua identidade, estimando que o animal, quando vivo, teria cerca de 15 metros.
Ver essa foto no Instagram
Com essa paixão que a garota tem, vocês já podem imaginar a profissão que ela quer seguir, né?
“A futura paleontóloga, Molly, estava em busca de fósseis na manhã de Natal quando, para seus olhos curiosos, apareceu nada menos que um enorme dente de megalodonte. Molly estava animada para compartilhar sua incrível descoberta com nosso departamento de paleontologia. Adoramos ver e ouvir sobre os tesouros que você encontra ao longo da costa”, publicou o museu, segundo o site Extra.
A descoberta da Molly levou o museu a criar um programa chamado “First Fossil Friday” (em tradução ao português, “Sexta-feira do primeiro fóssil”). A iniciativa consiste em convidar as pessoas a levarem possíveis descobertas de fósseis toda primeira sexta-feira do mês. Já imaginou quanta descoberta legal pode vir disso? É uma forma muito interessante de aproximar a população (incluindo aí as crianças) dos museus.
Megalodonte
Por conta do seu tamanho (que pode chegar a 18 metros), das mandíbulas poderosas e da capacidade de nadar em alta velocidade, cientistas dão ao megalodonte o título de um dos maiores predadores que já existiu na Terra. Sua alimentação baseava-se em animais como golfinhos, baleias e tartarugas.
A extinção da espécie ocorreu, provavelmente, por conta de mudanças climáticas e mudanças no ecossistema marinho – que nada têm a ver com o aquecimento global de agora, já que ocorreu há milhões de anos.
Fonte: Extra
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.