Médico faz parto de emergência de mulher indígena dentro de canoa: ele estava lá por acaso!
O médico Thiago Camargo tinha acabado de descer de um barco no Amazonas quando foi chamado para fazer o parto de uma mulher indígena que estava dando a luz dentro de uma canoa.
Você acredita que o destino coloca as pessoas certas nos lugares certos? Bom, se você não pensa assim, talvez mude de ideia ao ler esta notícia. Um médico estava descendo de um barco no Amazonas e foi chamado para atender uma emergência bem ao lado: uma mulher indígena entrando em trabalho de parto.
O caso aconteceu em Benjamin Constant, cidade localizada a mais de mil quilômetros da capital amazonense Manaus e o médico em questão é o Thiago Camargo, ginecologista e especialista em saúde da mulher. Repare que até nisso houve coincidência: o profissional que estava por perto não era um cardiologista, psiquiatra, neurologista, mas, sim, um especialista naquilo que a situação exigia.
Ver esta publicación en Instagram
“Estava na região amazônica, chegando na cidade de Benjamin Constant a trabalho, quando fui informado por uma funcionária que estavam pedindo auxílio para uma gestante em trabalho de parto numa canoa ao lado do barco em que cheguei. Achei até que fosse brincadeira, já que minha especialidade, além de medicina legal e perícias médicas, é ginecologia e obstetrícia.
As contrações aumentaram e, apesar de ela não entender tão bem o português, conseguimos uma boa interação e, após cerca de 15 a 20 minutos, o bebê do sexo masculino nasceu saudável, chorando logo em seguida”, disse o médico, segundo o site Cotia e Cia.
Obviamente que o local não era o ideal para um parto. No lugar de uma canoa, o certo seria que o bebê nascesse em um leito de hospital, em uma maternidade preparada para recebê-lo.
Parto bem-sucedido
No entanto, o Thiago soube lidar muito bem com a emergência. Mesmo sem o mínimo de estrutura e com dificuldades de se comunicar com a gestante para obter informações sobre o histórico da gravidez, ele deu o seu melhor e o bebê veio ao mundo com vida.
Após o parto, uma equipe do SAMU chegou ao local e ajudou na corte do cortão umbilical e na retirada da placenta. A mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma maternidade local, onde o Thiago relatou tudo que aconteceu ao médico plantonista e os dois recebem os cuidados necessários.
No dia seguinte, o Thiago voltou à maternidade e encontrou os dois pacientes em bom estado de saúde. Grande parte disso por conta do seu bom trabalho no parto! É ótimo saber que podemos contar com excelentes médicos em situações como essa, em que um bebê nasce em um momento no qual ninguém esperava.
Que esses verdadeiros anjos sejam abençoados por trazerem a vida ao mundo e cuidarem desse bem tão precioso que temos: a nossa saúde.
Parabéns, Thiago, e muita saúde e felicidades para a mãe e seu bebê!
Fonte: Cotia e Cia
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.