Mattel lança a primeira Barbie com aparelho auditivo e dá show de representatividade
Com o objetivo de levar mais representatividade para as crianças, Mattel lança Barbie com aparelho auditivo! Veja mais dessa iniciativa incrível aqui.
Quem brincou de Barbie na infância deve se lembrar das principais características das bonces: loiras, altas, bem magrinhas e de olhos azuis, certo? O padrão da boneca mais famosa de todos os tempos é algo que não condiz com a realidade e pluralidade de milhões de meninas do mundo inteiro.
Com o objetivo de levar mais representatividade para as crianças, a marca tem investido em novos brinquedos cheios de particularidades!
O mais novo exemplo é a Barbie com aparelhos adutivo, que tem como objetivo principal representar as pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. O detalhe simples não passa despercebido por crianças que precisam usar o aparelho para interpretar os sons ao seu redor.
A estrela da campanha da Mattel, Rose Ayling-Ellis, é uma atriz britânica e foi a primeira participante surda do reality show Strictly Come Dancing – uma espécie de Dança dos Famosos dos gringos. Rosefoi diagnosticada com deficiência auditiva desde que nasceu e quando criança costumava desenhar aparelhos auditivos em suas bonecas.
Para apresentar a nova Barbie, ela não economizou na produção e usou um lindo vestido roxo e prendeu o cabelo em um penteado bem alto para deixar à mostra o próprio aparelho auditivo. “É muito importante que as crianças possam se ver representadas nos brinquedos com os quais brincam”, afirmou.
A produção da boneca teve uma consultoria especial da fonoaudióloga Jen Richardson, defensora dos deficientes auditivos e que trabalha há mais de 18 anos com esse público. De acordo com ela, a Barbie criada pela Mattel inspira aqueles que sofrem de algum tipo de deficiência auditiva, pois eles se veem refletidos em uma boneca. “Estou muito feliz por meus jovens pacientes poderem ver e brincar com uma boneca que se parece com eles”, afirmou.
REPRESENTATIVIDADE NA HORA DE BRINCAR
Com o objetivo de acompanhar as mudanças dos olhares e pautas sociais, a Mattel tem investido pesado na adaptação das suas bonecas e bonecos. Você pode reparar! Nas prateleiras das linhas da Barbie existe uma variedade bem maior de corpos, personagens e roupinhas para as personagens.
Segundo a vice-presidente executiva e chefe global da Barbie and Dolls, Mattel, Inc., Lisa McKnight acredita no poder da representação e está comprometida a continuar apresentando bonecas com diferentes tons de pele, tipos de corpos e deficiências que reflitam a diversidade que as crianças veem no mundo ao seu redor.
“É importante que as crianças se vejam refletidas no produto e sejam encorajadas a brincar com bonecas que não se parecem com elas, para ajudá-las a entender e celebrar a importância da inclusão”, finalizou.
Um bom exemplo dessa diversificação são os bonecos Ken com vitiligo, bonecos com próteses ou cadeiras de rodas. Que incrível!
Como é bom saber que as crianças de hoje em dia podem ser ver representadas por bonecos e bonecas! Essa fase imaginativa de brincadeiras é de extrema importância no processo de formação dos pequenos.
Fonte: Libra Sol
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.