Mattel lança Barbie para representar pessoas com Síndrome de Down. “Significa muito para nossa comunidade”

Com o objetivo de levar mais representatividade para o mundo, a Mattel acaba de lançar a nova Barbie que representa pessoas com Síndrome de Down. Saiba mais sobre essa iniciativa incrível!

Em busca de um mundo mais justo e igualitário, grandes empresas têm focado nos mais diverso públicos. Afinal, o mundo é feito de pluralidade, não é mesmo? E para que as crianças sejam sempre representadas, a Mattel lançou a primeira versão de uma boneca Barbie que representa uma pessoa com Síndrome de Down!

A modelo faz parte da linha Barbie Fashionistas, que também inclui bonecas com perna protética, com aparelhos auditivos, cadeirante e também uma versão com vitiligo, condição que faz com que manchas na pele percam pigmentação.

E para que essa Barbie ficasse perfeita em cada mínimo detalhe, a Mattel trabalhou em colaboração com a National Down Syndrome Society (NDSS). O resultado é uma boneca com características físicas específicas, como nova escultura facial e corporal que representa bastante as mulheres com Síndrome de Down, incluindo um corpo mais curto e o torso mais longo. Segundo a empresa, o modelo foi avaliado e aprovado por um profissional da saúde.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Barbie (@barbie)

Além disso, é possível observar esses cuidados com o rosto e acessórios. Por exemplo, a nova Barbie usa uma órtese rosa no tornozelo, que é uma peça de correção ou complementação de membros ou órgãos do corpo. Já o colarzinho também tem um significado especial: o pingente é o símbolo que representa as três cópias do cromossomo 21, o material genético que gera as características associadas à Síndrome de Down.

Isso significa muito para nossa comunidade que, pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles”, afirmou Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS em um comunicado.

Já Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel, disse estar orgulhosa do resultado final da nova Barbie da empresa. “Brincar de boneca fora da própria experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia”, enfatizou.

‘VITÓRIA PARA AS CRIANÇAS’

Quem também está mega contente com o lançamento é o público alvo da nova Barbie. A modelo Ellie Goldstein foi a estrala da campanha de divulgação da boneca e não escondeu a emoção ao ver o brinquedo pela primeira vez. “Significa muito para mim que crianças poderão brincar com a boneca e aprender que todo mundo é diferente”, comemorou.

A postagem feita em seu Instagram gerou diversos comentários que também celebraram a nova boneca. “Fico sempre tão maravilhada quando adicionam mais diversidade de uma forma tão bonita! Eu me senti vista quando finalmente fizeram a Barbie em cadeira de rodas! Isso é incrível!”, escreveu uma internauta.

Que fantástico para mais crianças finalmente se sentirem vistas e para a Barbie refletir mais plenamente o mundo como ele é. Uma grande vitória para as crianças”, afirmou uma usuária da rede.

Uma campanha linda como essa merece ser comemorada mesmo! Por mais e mais ações assim e por mais crianças sendo representadas e amadas no mundo todo!

Fonte: Estado de Minas.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.