Mateus 5:22 – O ensinamento sobre não INSULTAR ninguém
Você quer entender melhor sobre como a Bíblia aborda o pecado da raiva e do insulto? Confira aqui uma excelente análise de Mateus 5:22 e entenda melhor.
Uma das passagens mais poderosas do Novo Testamento e um grande nivelador dos homens, isso chega ao interior do que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio fazer.
Podemos perceber lenda a Palavra de Deus que Jesus Cristo ultrapassar o reino do comportamento exterior e abordar a maldade nos corações das pessoas.
Sendo assim, Cristo faz uma ligação surpreendente entre raiva e assassinato. Você já parou para pensar sobre onde começa o assassinato? Isso mesmo, no coração irado.
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. (Mateus 5:22)
É precisa ter cuidado com esses sentimentos e vontade de insultar ou outros, isso porque o inferno é um lugar de amargura e raiva.
Portanto, insultar outras pessoas abriga a raiva e ressentimento no coração, é como o começo do inferno na terra que, se não for controlado, levará a pessoa à incredulidade.
71 versículos sobre SABEDORIA para te fazer crescer e mudar
Os pensamentos injustos e o desejo de insultar
Na leitura de Mateus 5 podemos observar que Jesus Cristo está demonstrando aos seus seguidores e ouvintes como a justiça de seus líderes espirituais, os escribas e fariseus, não é suficiente para ganhar o reino de Deus.
Essas pessoas citadas por Cristo superficialmente obedecem e ensinam a lei de Moisés sem qualquer tipo de mudança de coração.
Sendo assim, o filho enviado do Senhor está ensinando a intenção de Deus por trás dos mandamentos da lei.
Jesus Cristo está mostrando que certas atitudes e pensamentos injustos, embora não sejam exatamente o mesmo que ações injustas, são tão dignos de serem marcados como pecados.
Além disso, Jesus Cristo apontou o conhecido mandamento de não matar:
Não matarás. (Êxodo 20:13)
Assim como também o julgamento civil para aqueles que o fazem: a morte:
E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá. (Números 35:31)
SALMO 3 – Não importa o que as pessoas falem ao seu respeito
Insultar uma pessoa é matar ela no coração?
Nosso Redentor Jesus Cristo avalia as declarações dos líderes espirituais de Israel com uma compreensão mais completa.
Quando Jesus faça “mas eu digo” significa que Ele usará para mostrar onde o nosso Senhor Todo-Poderoso pretende que a humanidade concentre sua obediência a esses mandamentos.
Neste caso, nosso Salvador Jesus Cristo fala que a obediência ao mandamento contra o assassinato começa com a eliminação da raiva pelo próximo.
Com isso, no momento em que essas palavras foram ditas, elas teriam sido chocantes para as pessoas na época. Ainda hoje, essas palavras são profundamente desafiadores.
Como orar a Deus corretamente? Você pode estar orando errado e não sabe!
O Filho de Deus está dizendo que uma atitude imprópria e insultos:
- Estar injustamente zangado com outra pessoa;
- Torna a pessoa sujeita ao julgamento de Deus.
Você pode honestamente afirmar que nunca se zangou ou insultou outra pessoa? Será que todo pensamento infeliz era perfeitamente justificado quando você estava com raiva?
É convincente e até assustador imaginar que esse nível de perfeição é o padrão do nosso Senhor Todo-Poderoso para o certo e o errado.
Você gostaria de ser julgado por seus insultos?
Jesus reconhece que alguém que insulta uma pessoa arrisca ser julgado por outros homens também – quem planta colhe o que plantou.
Com isso, Jesus pode ter querido dizer que uma determinada pessoa que está com raiva o suficiente para insultar um irmão próximo deve responder não apenas a Deus.
Essa pessoa deve também responder ao governo, como o conselho de líderes religiosos judeus.
Mesmo na era antiga, falar palavras indelicadas e insultos desrespeitosos poderia resultar em problemas legais.
É por causa disso que Jesus Cristo aumenta ainda mais o ensino sobre não insultar outras pessoas em Mateus 5:22:
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. (Mateus 5:22)
55 versículos para edificar a família e trazer mais SABEDORIA
Não chame ninguém de ‘tolo’ ou idiota
O texto original de Mateus 5:22 utiliza o termo grego mōre, usado como um insulto como chamar alguém de idiota.
Se Jesus Cristo quer dizer o mesmo nível de insulto e desrespeito que a frase anterior, ou algo pior, o ponto é claro.
A verdade é que estar com ira no coração o suficiente para insultar outra pessoa torna a pessoa sujeita ao inferno.
A palavra “inferno”, neste caso em Mateus 5:22, é traduzida da palavra grega geenna, uma referência ao depósito de lixo sempre em chamas fora da cidade.
Esse depósito de lixo é utilizado como uma referência simbólica à condenação eterna.
Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. (Mateus 5:22)
35 versículos de cura que renovarão as suas esperanças
Cuidado com o que você guarda no coração
A lermos a Palavra de Deus, ela nos mostra que o nosso Senhor Todo-Poderoso se importa com as ações, mas Ele se importa mais sobre o coração.
Sendo assim, a razão para a ordem de não matar é dada em Gênesis 9:6:
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. (Gênesis 9:6)
Se ser feito à imagem do criador de tudo que existe torna errado assassinar, também torna errado:
- Chamar uma pessoa de sem valor;
- Insultar a dignidade de alguém;
- Xingar uma pessoa de idiota;
- Faltar com respeito alguém na frente de outras.
Será que guardar o coração e a mente faz parte da obediência a Deus tanto quanto o bom comportamento?
A verdade é que somente as pessoas com justiça perfeita e bondade no coração serão recebidos na eternidade com nosso Senhor Deus com base em suas obras.
Precisamos olhar mais para a vida de Jesus nos evangelhos, isso porque os exemplos de Jesus Cristo estão demonstrando rapidamente que nenhuma pessoa humana pode reivindicar a perfeição.
…
Você gostou de saber mais sobre Mateus 5:22 e o ensinamento sobre não insultar o próximo? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.