Em Mateus 21:9 está a maior entrega que a humanidade já recebeu
Você quer entender melhor como foi a entrada de Jesus Cristo na Cidade Santa montado em um jumentinho? Confira aqui uma excelente reflexão de Mateus 21:9.
O discípulo de Cristo, Mateus, descreve uma cena linda em Mateus 21:9 – uma cena vívida. Jesus Cristo, o Filho de Deus, montado em um jumento até Jerusalém é também descrito em Zacarias 9:9:
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9:9)
Podemos observar no livro de Mateus que Cristo Jesus é seguido por uma grande multidão que percorreu o caminho com nosso Salvador em direção à cidade para a Páscoa.
As pessoas já na cidade ouviram que o Filho de Deus está vindo, e outra multidão surge para encontrá-lo quando Ele entra:
No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém. Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Bendito é o Rei de Israel! ” (João 12:12,13)
Jesus entrando em Jerusalém sobre um jumentinho
Em Mateus 21:9 é uma celebração de amor e muita adoração. O discípulo Mateus já descreve como a maioria das pessoas tira suas capas e coloca no caminho de Jesus Cristo que Ele anda, bem como espalhando galhos na estrada diante do Filho de Deus.
A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9)
Este é um ato de submissão à realeza, esse momento Mateus explica como foi quando Jesus Cristo fez Sua entrada triunfal.
As pessoas gritam palavras do Salmo 118:25-26:
Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos. Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor. (Salmos 118:25,26)
A palavra “Hosana” significa literalmente “salvar”, como é usada no Salmo 118, mas veio a ser um grito de louvor para Aquele que havia feito a salvação.
Você precisa entender que as pessoas chamam Jesus de “o Filho de Davi”, que é um nome para o Messias prometido:
Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: (Mateus 1:1)
A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! ” “Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9)
Jesus entrou na Cidade Santa
Uma das cenas mais lindas descritas no Novo Testamento é a entrada de Jesus Cristo na Cidade Santa. As pessoas gritavam “Hosana, hosana!” que significa:
- Salve agora, salve agora;
- Nós imploramos que você salve.
Foi, e é, uma exclamação de alegria e esperança. de amor e muita devoção das pessoas da época que creram no Filho de Deus.
Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:9,10)
Como esperavam há séculos pelo Messias, o verdadeiro descendente ungido da dinastia de Davi, que os libertaria da opressão em que estavam sob o domínio do Império Romano.
Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. (1 João 3:1)
Por que Jesus Cristo fez essas coisas?
Quantos hoje, como os israelitas, aguardam aquele que os libertará da miséria e da opressão, não do Império Romano?
O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”. (Sofonias 3:17)
Jesus Cristo teve que passar por essas coisas para libertar a humanidade da escravidão em que são mantidos por outros impérios igualmente poderosos, como, por exemplo:
- Toxicodependência;
- Alcoolismo;
- Prostituição;
- Homossexualidade;
- Consumismo;
- Jogo.
Esse mesmo Deus montado em um jumentinho está presente e pronto e ao seu alcance quando você quer aceitá-lo como Senhor e Salvador.
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:37-39)
Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor
Já imaginou como foi essa cena? As pessoas empurravam, atropelavam uns aos outros, procurando se posicionar em um lugar bom para ver Jesus Cristo, o Filho de Deus, passar, tocá-lo e identificar-se com ele.
A maioria das pessoas que se reuniram, incluindo seus próprios discípulos, não há certeza se ele estava – embora o tenham acompanhado por mais de três anos e com seus próprios olhos viram e participaram de seus milagres de cura.
Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem a minha aliança de paz será removida”, diz o Senhor, que tem compaixão de você. (Isaías 54:10)
Embora muitas vezes Ele lhes dissesse:
“Eu sou”…
Os discípulos, naquele momento, nem se lembravam de que Ele lhes havia confiado tudo o que estava para acontecer.
O apóstolo Mateus diz que quando Jesus Cristo perguntou quem eles diziam que Ele era, Pedro reconheceu que seu Mestre era:
“O Cristo, o Filho do Deus vivo.”
Com isso, Jesus Cristo concordou e confessou que ele estava certo. Mas ele pediu que não contassem a ninguém. Neste momento, ele lhes diz que tem que morrer e ressuscitar para salvar o mundo do pecado.
…
Você gostou de saber mais sobre Mateus 21:9 e como foi emocionante a entrada de Jesus Cristo na Cidade Santa? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.