Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil

A cidade de São Bento do Sul pode te trazer a melhor experiência de férias no Brasil. O melhor é o quanto o destino surpreende os visitantes pela variedade de...

Está em busca de lugares tranquilos para ter as melhores férias no Brasil?

É comum observar que durante o mês de janeiro, os destinos mais badalados estão lotados e com alta nos preços. O verão e as férias escolares contribuem muito para isso. Eu imagino que você também queira aproveitar o momento. 

Turistas que desejam fugir da agitação, viver dias sossegados e fazer uma viagem econômica, podem apreciar o que há de melhor nas pequenas cidades espalhadas pelo Brasil, como é o caso de São Bento do Sul. 

A cidade catarinense conta com uma variedade de atrações culturais e naturais. 

Além disso, existem muitos registros arquitetônicos dos períodos marcados pela imigração alemã. Se quer conhecer um pouco mais sobre a cultura no sul do país, confira todos os detalhes sobre essa cidade encantadora. 

  1. Você vai saber como chegar,
  2. Onde se hospedar,
  3. Quais são os melhores atrativos turísticos,
  4. E quais passeios ao ar livre realmente valem a pena.

Sem falar que o verão possibilita um aproveitamento ainda melhor da viagem. Está esperando o que para embarcar nessa aventura? 

Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil (Imagens: Unsplash)

Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil (Imagens: Unsplash)

São Bento do Sul: Cultura e natureza em um só lugar 

Marcada principalmente pela colonização alemã, São Bento do Sul possui muitas versões turísticas. Se você gosta de história, arquitetura e também tem um lado aventureiros que ama a natureza, vai se surpreender com os passeios e atrações da cidade. 

Além de ser convidativo, o município serve de base para que você possa explorar o turismo na região dos Destinos do Quiriri. Não deixe de incluir no seu roteiro as cidades de Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Campos do Quiriri e Campo Alegre. 

Onde fica São Bento do Sul e como chegar: 

A cidade foi fundada em 1873 e fica localizada no Planalto nordeste de Santa Catarina. Para você ter uma ideia, o centro da cidade marca 838 m de altitude e para todos os lugares que você olha é possível observar um relevo montanhoso. 

A melhor opção para chegar até lá é através de Curitiba. Você tem 2 opções para percorrer o trajeto de aproximadamente 2 horas. O caminho mais curto vai pela BR 116 e marca 105 km. O trajeto mais longo é pela PR 281 e marca 122 km. 

Breve história de São Bento do Sul: 

O riacho que deu nome à cidade começou a ter suas margens ocupadas a partir de 1873. A área havia sido comprada pela Companhia Colonizadora de Hamburgo, na Alemanha

Esse movimento trouxe 70 famílias de imigrantes. Dentre eles, alemães, tchecos e poloneses. É natural que esses grupos tenham trazidos suas referências culturais na bagagem. Esses costumes reverberam até os dias de hoje. 

O crescimento de São Bento do Sul aconteceu através da madeira. O material era utilizado, inicialmente de formar artesanal. Hoje, a cidade construiu um legado graças a tecnologia de ponta e as fábricas de móveis com destaque Internacional. 

O que fazer em São Bento do Sul? 

Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil (Imagens: Unsplash)

Você deve estar se perguntando porque essa é a melhor cidade para curtir as férias no Brasil. É hora de descobrir todos os encantos de São Bento do Sul. A começar pelas igrejas, museus, praças e construções no perímetro urbano. 

Também não podemos esquecer da área rural, que apesar de afastada reúne alguns dos melhores parques e cachoeiras do Paraná. Se você gosta de se aventurar ao ar livre, vai adorar conhecer as atrações naturais da cidade. 

Melhores pontos turísticos de São Bento do Sul: 

Igrejas e Praças 

  • Igreja Matriz de São Bento do Sul: a construção está bem no meio da cidade em frente à praça central. Além da arquitetura icônica, o espaço conta com um conjunto de escadarias que representa a via Sacra. 
  • Igreja luterana de São Bento do Sul: se já estiver passeando pelo centro da cidade, não deixe de visitar esta igreja. Ainda que pequena, ela conta com uma ótima estrutura externa e celebrações semanais. 
  • Praça Getúlio Vargas: é considerada uma das melhores praças do centro da cidade, a área é reconhecida por ser centenária e preservar alguns monumentos da época. 
  • Parque 23 de maio: este é o Mirante da cidade. O cenário fica ainda mais completo entre as araucárias, vegetação típica do sul do país. 
  • Ecoparque Samae: o parque está situado na avenida dos imigrantes e conta com uma excelente área verde. E também a playgrounds para as crianças, academia e brinquedos educacionais. 

Museus 

  • Museu histórico municipal Dr Felipe Maria Wolff: o Belo prédio antigo reúne diversas peças e objetos que ajudam a contar um pouco da história de São Bento do Sul. Explorar este destino então o único pode trazer as melhores férias no Brasil. 
  • Museu Augusto Emílio: conhecido também como Museu da Condor, o acervo está localizado no interior da fábrica de mesmo nome. Ele reúne várias peças e maquinários utilizados pela fábrica desde sua fundação. 
  • Museu da música de São Bento do Sul: se você é um amante da música, não deixe de visitar o museu que está localizado no interior da estação rodoviária da cidade. O acervo conta com muitos instrumentos musicais antigos, além de peças e equipamentos relacionados aos sons. 
  • Museu natural entomológico Ornith Bollmann: esse museu fica dentro da Secretaria de meio ambiente de São Bento do Sul. Para conferir o acervo de animais taxidermizados você precisa marcar com antecedência. 

Atrações naturais 

Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil (Imagens: Unsplash)

  • Parque natural do braço esquerdo: esse paraíso está no meio da Serra do mar e fica em uma propriedade particular preservada por órgãos ambientais. Se você ama fazer trilhas e tomar banho de Cachoeira, esse é o roteiro é perfeito. 
  • Morro da Igreja: esse paredão é o ideal para os escaladores e praticantes de rapel. A vista lá de cima faz qualquer frio na barriga valer a pena. 
  • Parque natural das aves: se você quer observar inúmeras espécies de aves e borboletas, confira a programação e a infraestrutura deste lugar. Você vai se surpreender com a beleza das espécies. 
  • Pousada rural ponte de Pedra: o ecoturismo também torna São Bento do Sul o lugar ideal para as melhores férias no Brasil. Nessa pousada você pode vivenciar uma experiência completa às margens da estrada onde era traçada antiga estrada imperial Dona Francisca. 

Passeios 

  • Passeio de Maria Fumaça: esse roteiro segue de Rio Negrinho até Corupá. É possível apreciar a paisagem ao longo dos seus 60 km de extensão. 
  • Passeio de trem no vagão da cevada: os amantes da cerveja não podem perder esse passeio open bar no interior de um vagão. 
  • Passeio de balão: se você sempre sonhou em viajar nas alturas de balão, pode agendar uma sessão de 40 minutos pelo céu de São Bento do Sul ou de Campo Alegre. 

Marque uma viagem para essa cidadezinha e tenha as melhores férias no Brasil (Imagens: Unsplash)

Melhor época para visitar a cidade: 

Você não precisa se preocupar com a época do ano para curtir as melhores férias no Brasil. É possível visitar São Bento do Sul em qualquer momento, já que as chuvas costumam ser bem distribuídas ao longo dos meses. 

Só fique atento às temperaturas, já que a cidade fica em uma região de altitude. 

Hotéis e pousadas: Onde ficar em São Bento do Sul? 

Se hospedar bem faz toda a diferença para viver uma boa experiência em São Bento do Sul. Já que a cidade é base turística para a região, os hotéis e pousadas costumam ter preços e comodidades bastante variadas.

Modo econômico:

Se você quer fazer uma viagem econômica, vale a pena conferir o valor das diárias no Araucária Hostel.

Modo confort:

Caso o orçamento esteja um pouco mais folgado e você deseje elevar o padrão da viagem, o Lefel Hotel é uma opção confortável e divertida. 

Giovanna Souza
Escrito por

Giovanna Souza

Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!