7 malefícios do cigarro eletrônico para te fazer jogar o vape para bem longe
O vape é um tipo de cigarro eletrônico bastante utilizado nos últimos anos para a inalação de substâncias químicas. Confira aqui alguns malefícios desse tipo de equipamento para sua saúde.
Com certeza você já ouviu falar na febre que vem crescendo em relação ao cigarro eletrônico ou vape.
Com essa popularização da nova forma de consumir cigarro, novos questionamentos começaram a surgir em relação ao uso da nicotina.
Embora os malefícios a curto e longo prazo do cigarro eletrônico não sejam muito conhecidos pela população, o vape e outras formas de fumar está ligado a sérios problemas de saúde.
Desde o envenenamento e dependência de nicotina a lesões nos pulmões, os malefícios do cigarro eletrônico preocupa a comunidade médica.
Foi pensando nisso que selecionamos alguns malefícios do cigarro eletrônico para você pensar duas vezes antes de utilizar o vape. Preserve sua saúde o quanto antes.
7 malefícios do cigarro eletrônico
É muito importante você consultar as medidas de segurança e eventuais efeitos colaterais dos cigarros eletrônicos antes de usar.
Muitos desses equipamentos podem de fato prejudicar sua qualidade de vida e até mesmo desenvolver doenças.
Por isso, é fundamental você conhecer os malefícios dessa prática e preservar sua saúde. Confira a seguir alguns malefícios do cigarro eletrônico e fique ciente do risco desses equipamentos.
1 – Dependência da nicotina
A verdade é que esses tipos de equipamentos contém várias substâncias e produtos químicos bastante associados ao reforço da dependência da nicotina.
Para quem deseja largar o vício do cigarro e busca uma solução menos risco para a saúde, muitas pessoas encontram um recurso no cigarro eletrônico.
Porém, conter nicotina e outras substâncias químicas que induzem ao vício, parar de fumar e utilizar cigarro eletrônico não fará muita diferença.
Por isso é importante você consultar o seu médico para buscar um tratamento adequado para vencer o vício do cigarro e não depender mais de nicotina.
2 – Causar câncer
De acordo com Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o cigarro eletrônico está extremamente ligado à causa de câncer e outras complicações de saúde.
O filamento aquecido desses tipos de equipamentos é feito com metais, o latão, cobre e cromo, inalados conforme a utilização do vape.
As pessoas que utilizam esse tipo de recurso para fumar apresentam níveis maiores de concentração de níquel no corpo, afetando assim a qualidade de vida.
3 – Aumentar os níveis de inflamação no corpo
O que muitas pessoas não sabem é que o cigarro eletrônico acaba lesionando os tecidos que cobrem os vasos, deflagrando assim:
- Doenças cardiovasculares;
- Trombose;
- Acidente vascular cerebral.
Esses tipos de equipamentos acabam gerando partículas ultrafinas que acabam sendo vaporizadas pelos pulmões, ganhando para sua corrente sanguínea e aumentando inflamações no corpo.
4 – Desenvolver doenças pulmonares
A utilização do cigarro eletrônico está extremamente associada a doenças pulmonares e outras dificuldades respiratórias devido à inalação de substâncias químicas.
É bastante comum pessoas que utilizam vape e outros tipos de cigarro eletrônico apresentarem alguns tipos de sintomas de doenças respiratórias, como:
- Perda de peso;
- Febre e vômito;
- Diarreias;
- Dores de estômago;
- Dor no peito;
- Falta de ar e tosse.
Com o surgimento desses tipos de sintomas, é bastante aconselhado consultar um médico para saber se de fato o cigarro eletrônico agravou os sintomas de doenças pulmonares.
5 – Causar fibrose pulmonar
Já foi comprovado cientificamente que um dos malefícios do cigarro eletrônico no organismo é o poder desenvolver fibrose pulmonar e até mesmo pneumonia.
São várias as pessoas que apresentam insuficiência respiratória devido ao consumo exagerado de equipamentos que simulam um cigarro.
6 – Aumentar as crises de ansiedade e depressão
Várias pesquisas científicas já relataram que um dos grandes efeitos negativos do cigarro eletrônico é o desenvolvimento de transtornos do humor, como depressão e ansiedade.
A utilização desses tipos de equipamentos eletrônicos que simulam um cigarro está ligado a riscos de saúde, dificultando assim até mesmo as atividades físicas.
7 – Queda no desempenho esportivo
Para os atletas profissionais e pessoas que amam praticar atividade física, o cigarro eletrônico é um dos grandes inimigos do bom desempenho nos treinos.
Existem algumas substâncias proibidas a utilizar vape e outros equipamentos que simulam cigarro eletrônico.
Por isso, se você utiliza esses tipos de equipamentos eletrônicos, pare hoje mesmo, caso contrário, você terá dificuldades nas atividades físicas.
Quais os efeitos a longo prazo do cigarro eletrônico?
Embora os malefícios do cigarro eletrônico sejam graves e bastante raros, os efeitos podem durar por muitos anos e danificar várias áreas da saúde e qualidade de vida.
Muitos desses malefícios são conhecidos pela comunidade científica, por isso, eles insistem incessantemente que as pessoas parem de consumir esse tipo de recurso para nicotina.
Os efeitos colaterais desse tipo de equipamento podem ser extremamente perigosos a longo prazo para sua qualidade de vida.
Os efeitos colaterais graves devido ao uso do cigarro eletrônico podem incluir:
- Pulmão de pipoca;
- Pneumonia;
- Bronquiolite;
- Convulsões;
- Lesões nos pulmões;
- Dependência de nicotina.
Portanto, se você utiliza esse tipo de equipamento eletrônico para consumir substâncias químicas, é muito importante você se ligar nos malefícios.
Consulte o seu médico para mais informações e cuide melhor de sua saúde. Por mais que as pessoas falem que esses equipamentos são seguros, a utilização a longo prazo pode levar a morte.
Quais os malefícios do cigarro eletrônico na gravidez?
Uma pesquisa realizada por cientistas da Escola de Saúde Pública da UCLA comprovou que mulheres grávidas que usam cigarro eletrônico apresentam dificuldades na gestação.
Cerca de 33% das mulheres dão à luz a bebês com baixo peso ao nascer devido aos malefícios da utilização do vape na gravidez.
Na verdade, a nicotina presente nesses equipamentos eletrônicos podem afetar drasticamente o desenvolvimento do bebê.
Assim como a nicotina e outras substâncias químicas, o cigarro eletrônico não é seguro, isso porque ele afeta o organismo, como:
- Danificar o cérebro;
- Desenvolver doenças pulmonares;
- Afetar o funcionamento dos órgãos.
Além disso, outros produtos aromatizantes que contêm nicotina na fabricação podem afetar o desenvolvimento do bebê, gerando assim muitas complicações a curto e longo prazo.
…
Você gostou de saber mais sobre os malefícios do cigarro eletrônico para a saúde? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares e jogue o seu vape no lixo hoje mesmo.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.