9 dicas sobre a Mágica da Arrumação japonesa que mudarão completamente sua vida
A Mágica da Arrumação é um livro escrito por Mari Kondo que ensinou milhões de pessoas a organizarem suas vidas. Confira mais detalhes neste post.
“A Mágica da Arrumação”, de Mari Kondo, é um livro que ensinou milhões de pessoas ao redor do mundo a organizarem suas casas e também suas vidas.
Não por menos, seu sucesso acabou sendo uma avalanche de novidades e mudanças. E hoje, essa leitura continua sendo amada por muita gente.
Ainda que não sejamos tão organizados assim, todo mundo reconhece que a organização é vantajosa, é uma coisa que muda nosso dia e aprimora nossa rotina.
Traduzido para muitas línguas, o livro ajuda você a se livrar daquilo que não precisa e a se cercar apenas de coisas que trazem alegria e satisfação.
Uma coisa por vez
Você precisa se livrar de coisas desnecessárias de uma vez por todas.
Para colocar sua casa em perfeita ordem, você precisa parar de mudar as coisas de um lugar para o outro. Primeiramente, decida quais coisas são dignas de continuar em sua casa.
Como resultado, você abrirá espaço para coisas que são verdadeiramente importantes e passará a criar um espaço seu.
E pensando em ser uma coisa produtiva para você, resolvemos listar seus principais ensinamentos. Vamos aprender mais sobre arrumação e organização?
1 – Isso traz alegria?
Segure cada objeto em suas mãos e pergunte-se: “Isso traz alguma alegria?”. Mantenha apenas aqueles que trazem emoções positivas.
Envolva-se com um mundo de objetos que lhe trazem confiança e poder. Isso se aplica a tudo: desde roupas até livros e fotografias.
2 – Uma categoria por vez
Um erro cometido por muitos é fazer a arrumação por cômodos, encontrando as mesmas coisas sem ao menos perceber sua verdadeira quantidade.
Mari Kondo aconselha você a classificar suas coisas em categorias em primeiro lugar, e apenas depois disso decidir o que deseja manter.
Dessa forma, você pode estimar a quantidade total de suas coisas e manter apenas o melhor para você.
3 – Armazenamento vertical
O princípio mais importante de armazenamento inventando por Mari Kondo é o armazenamento vertical.
Se você coloca seus pertences verticalmente, será impossível esquecê-los.
Eles não se perdem sob pilhas de outras coisas e são mantidos arrumados mais facilmente, como mostrado aqui. Além disso, essa é a melhor maneira para guardar suas roupas para que não amassem.
4 – Comestíveis
Produtos alimentares geralmente são vendidos em caixas, latas ou garrafas. Todos esses pacotes juntos criam distorções de informação que o atacam assim que você abre a despensa.
Mas se você se livrar das embalagens e mover o item para um recipiente mais “limpo”, essas distorções desaparecerão. As prateleiras ficam muito melhores, como você pode ver na imagem.
5 – Roupas
O mais importante sobre armazenagem de roupas é poder ver tudo que você usa durante uma estação. Roupeiros e cabides se adequam bem a esse propósito.
As roupas do mesmo tipo e cor são mantidas juntas para que você não compre mais do que já tem.
A roupa suspensa deve ser organizada por comprimento, da esquerda para direita. Isso criará o efeito de um armário arejado e bem organizado.
6 – Bolsas
Esvazie suas bolsas e malas todos os dias. Isso ajudará você a entender quais itens você não precisará no próximo dia.
Para evitar que as bolsas percam a forma, mantenha-as dentro de outra – isso também economizará muito espaço.
Obtenha uma pequena caixa para documentos e papéis que você usa diariamente para facilitar sua busca. Organizadores como o da imagem farão com que você economize um precioso espaço no armário.
7 – Fotografias
Uma grande quantidade de fotos é outra fonte de desordem. Para recordar os momentos mais importantes da vida, você só precisa de algumas imagens memoráveis.
O conselho é organizá-las de uma forma criativa. Sejam em caixas ou em álbuns, uma organização boa até ajuda a mantê-las “vivas”.
8 – Livros
Existem duas categorias de livros que você precisa eliminar: aqueles que você já leu e aqueles que você tem a intenção de ler há muito tempo, mas nunca o fez.
Os primeiros já cumpriram sua função. Depois de se livrar dos livros da segunda categoria você descobrirá se deseja realmente usufruir deles.
Somente livros que tenham algum valor em sua caminhada devem ser mantidos no lugar (isso se você não for colecionador e apreciar ter livros em casa, claro).
9 – Ambiente de trabalho
Seu ambiente de trabalho deve ajudá-lo a trabalhar e a render. Portanto, ele pode ser desorganizado enquanto ainda só contém o necessário.
Um ambiente de trabalho mais organizado pode ser obtido com ajuda de acessórios de armazenagem vertical e pastas, eles irão limpar o espaço e possibilitar um novo começo para todas as suas ideias.
***
Essas dicas podem ser apenas o começo de uma vida com novos hábitos que te ajudam a poupar tempo. Mas claro, são partidas para os novos hábitos seus. Desejamos sucesso!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.