Mãe lança boneca com Síndrome de Down para espalhar mensagem de respeito e inclusão

A psicóloga Belén Bonnard inspirou-se na sua filha para lançar uma boneca com Síndrome de Down chamada "Bebê Victoria".

O respeito, a inclusão e a luta contra o preconceito são valores que precisam ser ensinadas desde cedo para as pessoas. A psicóloga Belén Bonnard sabe muito bem disso e se inspirou em sua filha, Ana Victoria Hidaldo, para lançar a primeira boneca com Síndrome de Down do Equador!

Chamada de “Bebê Victoria”, a boneca tem traços claros de uma pessoa com Síndrome de Down. “As crianças aprendem por meio de brinquedos. É a primeira forma pela qual elas conhecem o mundo. Então, a Bebê Victoria é maneira das crianças terem a experiência de conhecer uma pessoa com Síndrome de Down e que seus pais tenham a oportunidade de falar sobre as diferenças em casa desde o início. Assim, será natural saber, desde pequenos, que somos diferentes”, disse Belén à CNN.

Belén Bonnard com a sua filha e a boneca que criou (imagem: reprodução RCC Media)

A própria criadora da boneca tem muito a agregar nesse tema. Ela viu sua vida mudar após o nascimento da filha com Síndrome de Down e enfrentou muitos desafios, como a discriminação que existe na sociedade. Isso a motivou a reunir informações sobre a condição da Ana Victoria e lançar a boneca como instrumento de conscientização.

Mas não pense que foi uma tarefa fácil. O lançamento da boneca levou 19 meses e teve algumas complexidades. Para começar, não havia material para produzir o cabelo e os olhos em tons escuros do brinquedo. Na opinião da psicóloga, isso mostra como a sociedade ainda está presa a padrões de estética que não condizem com a realidade de um país diverso como o Equador.

E olha que bacana: o dinheiro arrecadado com a venda das bonecas será doado para famílias carentes de crianças com Síndrome de Down. Afinal, essa condição genética exige certos cuidados de saúde – e, consequentemente, investimento financeiros por parte dos pais.

Contato com outros pais

Pelas redes sociais, a Belén também conversa e orienta outros pais de crianças com Síndrome de Down sobre como criar seus filhos de maneira inclusiva e garantir que eles tenham qualidade de vida.

O lema da Bebê Victoria é “o mundo muda uma criança por vez”. Ou seja, que, para termos uma mudança real em toda a sociedade, precisamos começar fazendo a diferença com cada indivíduo.

Legal, não é mesmo? Que as bonecas sejam um grande sucesso de venda e, quem sabe, não podemos ter um modelo assim também sendo vendido no Brasil?

Para saber mais sobre a Bebê Victoria, acesse o site oficial clicando aqui.

Fonte: CNN

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.