17 lugares para viajar no feriado dos professores: esses mestres merecem uma folga boa
O feriado dos professores está se aproximando e quem estiver de folga pode aproveitar todas as dicas que reunimos nessa lista...
No próximo dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores. Como celebração a essa data tão especial, reunimos os melhores destinos de viagem para esses profissionais aproveitarem o feriado.
Se você vai folgar e está em busca de um lugar especial para relaxar e recarregar as energias, confira todos os detalhes a seguir. Reunimos os destinos mais versáteis, para você mergulhar na arte e cultura espalhadas pelo nosso Brasil.
Onde ir no feriado dos professores:
1 – São Paulo, São Paulo
Uma cidade plural e multicultural pode ser um prato cheio para os docentes.
Na hora de montar seu roteiro em São Paulo, não esqueça de incluir a famosa Avenida Paulista, o Museu do Ipiranga e o Masp. Todos esses equipamentos culturais reúnem um pouco do DNA paulistano.
2 – Ouro Preto, Minas Gerais
Esse é um destino de extrema importância para a construção histórica do Brasil e com certeza os mestres vão adorar conhece-la de perto.
Em Ouro Preto, além das belezas naturais, é possível visitar antigas minas de ouro e importantes museus como o da Inconfidência e a casa dos contos.
3 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Além de belas praias, pessoas calorosas e muita brasilidade, o Rio de Janeiro reúne equipamentos culturais procurados por pessoas de todo o mundo.
O feriado dos professores fica ainda mais legal curtindo as obras e a arquitetura do Museu do Amanhã, idealizado pelo espanhol Santiago Calatrava.
4 – Recife, Pernambuco
Mais uma capital multicultural que pode ser o destino perfeito para o feriado dos professores. Em Recife, eles vão apreciar lindas praias e uma infraestrutura digna das grandes metrópoles.
Em sua visita, inclua no roteiro o Museu Cais do Sertão, o Marco Zero e a Rua do Bom Jesus, considerada a mais linda do mundo e que abriga a primeira sinagoga das Américas.
5 – Brasília, Distrito Federal
A capital federal não poderia ficar de fora dessa lista! Com uma estrutura pensada nos mínimos detalhes, é lá onde ficam os principais prédios do governo, a sede do Banco Central, o Memorial JK e o Museu Nacional da República.
Conhecer uma cidade planejada pode mudar completamente a sua percepção sobre urbanismo e sociedades.
6 – Salvador, Bahia
A Bahia é um dos berços da sociedade brasileira e pode ser um dos destinos mais completos para curtir o feriado. Se deseja aproveitar boas praias e uma cultura marcante, pode apostar nesse destino.
Suas principais atrações são o Elevador Lacerda, o Pelourinho e o Mercado Modelo.
7 – São Luís, Maranhão
Conhecida também como capital do reggae, São Luís abriga detalhes cativantes para qualquer visitante. Sua orla é admirada pela beleza, mas a cidade não fica por baixo quando o assunto são equipamentos culturais.
Conheça o acervo do Palácio dos Leões, a Casa do Maranhão, o Museu da Gastronomia maranhense e o Museu do Reggae.
8 – Belém, Pará
Essa é mais uma das capitais brasileiras multiculturais e que valem a pena para curtir o feriado dos professores. A pluralidade paraense é facilmente observada nas manifestações artísticas, como o Carimbó; e culinárias, como o pato no tucupi.
Em seu roteiro, não deixe de incluir uma visita ao Mercado Ver-o-Peso, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Esses lugares transmitem um pouco das vivências e da energia do povo paraense.
9 – Petrópolis, Rio de Janeiro
A cidade que fica na região serrana do Rio de Janeiro, também é um marco histórico no Brasil. Os professores vão adorar ver de perto o Museu Imperial, que reúne um acervo proveniente dos anos do imperialismo no Brasil.
Além disso, é possível conhecer a antiga Casa de Santos Dummont. Hoje ela funciona como um museu e pode revelar detalhes importantes sobre a vida desse inventor.
10 – Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, é visível o quanto o passar dos anos não desconfigurou o aspecto histórico da cidade. Seu centro comercial conta com uma infinidade de lojas, mas sem perder a estética das construções.
Também é possível curtir atividades ao ar livre, como no Parque Farroupilha, um dos maiores e mais conhecidos da cidade. Inclua também no roteiro o Teatro São Pedro e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
11 – Olinda, Pernambuco
Se você gosta de carnaval, é muito provável que associe a cidade de Olinda apenas a esse momento. Mas a verdade é que durante o ano todo, é possível conhecer seu Centro Histórico e apreciar suas ladeiras que fervilham de arte e cultura.
Se estiver indo passar o feriado dos professores por lá, divida seu roteiro entre as praias e a parte histórica. Vale a pena conhecer o Museu dos Bonecos Gigantes e o Observatório.
12 – Belo Horizonte, Minas Gerais
A capital mineira se destaca, principalmente pela estética da cidade, rodeada por montanhas. Em Minas, vale a pena apreciar a culinária, rica em pratos que se difundiram por todo o Brasil.
Conheça o Mercado Central, a Praça da Liberdade e o Memorial Minas Vale.
13 – Paraty, Rio de Janeiro
O litoral carioca conta com cidades icônicas como Paraty. Os docentes vão amar passear por suas praias de águas calmas e conhecer um pouco sobre a história local.
Existem roteiros específicos para quem quer conhecer a antiga rota do café ou os passos dados pela família imperial.
14 – Fernando de Noronha, Pernambuco
Esse é um dos destinos mais badalados do Brasil e pode ter um ótimo custo-benefício para quem viaja no mês de outubro.
Se ainda não sabe onde curtir o feriado dos professores, vale apreciar as lindas praias de Noronha, sem esquecer de incluir o Museu dos Tubarões no roteiro.
Saiba o custo em média de uma viagem para Fernando de Noronha:
15 – Tiradentes, Minas Gerais
Tiradentes é uma cidade conhecida pelas fortes marcas da arquitetura colonial em estilo barroco. A Igreja Matriz de Santo Antônio é um forte exemplo disso.
Não deixe de inclui-la em seu roteiro para apreciar o interior, decorado com centenas de quilos de ouro e obras do icônico artista brasileiro, Aleijadinho.
16 – Corumbá de Goiás, Goiás
Quem prefere adrenalina pode apostar em Corumbá. O ecoturismo reúne trilhas, escaladas e paisagens estonteantes.
Nós já falamos desse destino antes e você pode conferir tudo nesse artigo.
17 – Curitiba, Paraná
Considerada uma das mais lindas cidades do Brasil, Curitiba não poderia ficar de fora desta lista. Em seus dias de passeio, visite o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer. Esses lugares são lindos e valem cada registro.!
Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!