25 mistérios e estranhezas do fundo do mar que te deixarão perplexo
Mais humanos andaram na Lua do que foram até as partes mais profundas do planeta. Os oceanos são o maior habitat no mundo, e por isso têm tantos mistérios!
Mais humanos andaram na Lua do que foram até as partes mais profundas do planeta.
(Ou não?)
Cobrindo 70% da superfície da Terra, os oceanos são o maior habitat no mundo, mas só conhecemos cerca de 1% do fundo do mar. Muitos mistérios cercam o azul profundo e, nesta lista, nós listamos alguns menos compreendidos.
Confira esses 25 mistérios e estranhezas do fundo do mar que deixam qualquer um de boca aberta.
25. Regaleco
A razão do motivo para tantas observações alegadas da serpente do mar, o regaleco pode alcançar até 11 metros – maior que um contêiner. Anteriormente considerado muito raro, essas criaturas, geralmente desconhecidas, parecem ser mais comuns do que se pensava.
24. Fotossíntese em águas profundas
Pode não haver luz solar no fundo do oceano, mas algumas bactérias perto de fontes hidrotermais usam o brilho vermelho escuro dos respiradouros para fotossintetizar e produzir alimentos para si.
Os cientistas ainda estão tentando descobrir como isso é possível.
23. Curva ascendente
A NOAA escuta sons de oceanos em todo o mundo. A maioria foi identificado, mas o som conhecido como “upsweep” permanece difícil de se entender.
O som consiste em alguns segundos de frequência e é mais ativo na primavera e outono.
22. Lula-vampiro-do-inferno
A lula-vampiro é uma criatura bizarra que produz sua própria luz através de tentáculos brilhantes e manchas em suas laterais. Se perturbada, pode ejetar uma tinta que brilha.
21. Anomalia báltica
A anomalia báltica ainda é desconhecida no mar báltico que, segundo alguns, poderia ser um artefato pré-era-do-gelo ou um dispositivo anti-submarino nazista.
Estranhamente, o equipamento elétrico dos mergulhadores parava de funcionar a 200 metros e um sinal de rádio forte saia apenas perto do artigo.
20. Peixe-pescador
Uma das criaturas do mar mais comumente referenciadas, o peixe-pescador têm uma protuberância saindo de sua testa com uma luz. Ele se utiliza disso para atrair presas e alimentar-se com sua boca enorme.
19. Bloop
O bloop é outro som captado pela NOAA no Pacífico, mas o que o torna único é que foi detectado em estações de monitoramento de mais de 5.000 km de distância.
A NOAA concluiu agora que foi o gelo quebrando uma geleira, mas alguns de seus cientistas ainda acreditam que poderia ser alguma criatura marinha.
18. Submarinos perdidos
O ano de 1968 viu a ainda inexplicada perda de submarinos por quatro países: Estados Unidos, Rússia, Israel e frança. Alguns dizem que as perdas poderiam ter sido o encobrimento do governo (pelo menos no caso dos EUA) ou torpedos nucleares falhando no navio.
17. Groselha do mar
Apelidada groselha do mar, esta espécie de ctenophore tem tentáculos longos, pegajosos e os usa para pegar pequenas partículas e animais. Ao contrário da maioria das águas-vivas, não queima.
16. Desaparecimentos
A indústria da aviação presenciou inúmeros desaparecimentos inexplicáveis no mar desde a sua fundação.
Porém, recentemente, com o jato MH370 da Malásia Airlines, uma das pioneiras mais famosas, Amelia Earhart, também desapareceu misteriosamente. Ela e o co-piloto Fred Noonan desapareceram sobre o oceano Pacífico em 1937.
Milhões de dólares foram canalizados para descobrir o paradeiro do avião, sem sucesso. Rumores especulam que tenham ficado sem gás e foram mortos por tropas japonesas por espionagem.
15. Bactérias subterrâneas
Você pode pensar que nada pode viver abaixo do fundo do mar, mas os cientistas descobriram recentemente bactérias que vivem a 300 metros abaixo do fundo.
Encontrado através da perfuração de sedimento e crosta, a bactéria estava alimentando-se de resíduos de muitos milhões de anos.
14. Magnapinna atlântica
Um pouco parecido com um leme do barco, essa criatura foi vista primeiramente fora da costa havaiana em torno do ano 2000 e foi mal fotografada. Incluindo seus tentáculos, ela pode chegar a comprimentos de até 5 metros de comprimento.
13. Caracol de batalha
O caracol não é o primeiro animal que vem à mente quando se pensa em armaduras, mas um caracol recém-descoberto no oceano Índico usa compostos de ferro para se proteger.
O exército norte-americano está pesquisando-o para aplicar as descobertas em suas armaduras de batalha.
12. Vermes hidrotermais
Parecendo recipientes de batom, os vermes hidrotermais não tem nem boca nem sistema digestivo. Eles, portanto, dependem de um relacionamento com bactérias que usam produtos químicos para produzir comida absorvível por estes vermes.
11. Gonatus Onyx
Usando ganchos sob seus braços, a lula Gonatus Onyx detém seus ovos em sua massa, por muito tempo, até o momento de eclodirem.
10. Corais de água gelada
A maioria das pessoas pensa em recifes de coral como instalações tropicais, mas como descobrimos recentemente que há também recifes de água fria (muitos dos quais estão sendo destruídos por navios de arrasto).
Os cientistas estão em estágios iniciais de estudo, mas eles encontraram um recife fora da costa da Noruega cobrindo 39 km².
9. Leptocephalus giganteus
Apenas duas espécies de enguias Leptocephalus giganteus foram encontradas e ambas eram larvas. A primeira (encontrada na costa da África do Sul) tinha seis pés de comprimento e podia medir mais de 21 metros de comprimento.
8. Tubarão-cobra
Às Vezes chamado de fóssil vivo devido a suas características primitivas, o tubarão-cobra é um animal raramente visto que pode prender sua presa dobrando seu corpo e pulando em frente como uma serpente.
7. Fossa das Marianas e o mistério do tubarão
Ao pesquisar a vida marinha no fundo da baía muito profunda de Suruga, os cientistas japoneses utilizaram uma isca para atrair a vida marinha.
Algo que eles não estavam esperando era atrair um tubarão de pelo menos 9 metros de comprimento totalmente a mostra.
Alguns dizem que é o maior tubarão-dormedor do Pacífico registrado (um terço maior do mais próximo), mas alguns dizem que é prova de que o Megalodon maciço e pré-histórico ainda existe.
6. Redemoinhos subaquáticos
O mais próximo de um furacão subaquático, os redemoinhos existem acima de alguns respiradouros profundos do mar. Em certas condições, eles podem quebrar e girar fortemente trazendo calor, produtos químicos e organismos através do oceano.
5. Lula gigante
Trata-se de uma criatura oceânica maciça. A lula gigante tem feito muito barulho na mídia, mas relativamente pouco se sabe sobre ela.
Medindo até 13 metros de comprimento e pesando até 450 kg, a primeira lula gigante ao vivo foi filmada em julho de 2012.
4. Lula colossal
Se você pensou que não poderia ficar maior do que a lula gigante, pense novamente.
Há ainda menos informações conhecidas sobre a lula colossal, que tem olhos maiores do que sua mão. Ela vive predominantemente na Antártida e tem 25 ganchos rotativos no final de cada tentáculo.
3. Lagos de enxofre
No anel de fogo do pacífico encontra-se um lago – um lago muito especial pois é subaquático e feito inteiramente do enxofre fundido.
Trezentos metros abaixo do nível do mar, uma área repleta de vida, incluindo caranguejos e camarões especialmente concebidos para esta condição bizarra.
2. Peixe-dragão
Desarmando um feixe de luz vermelha por baixo de cada olho, o peixe-dragão bioluminescente é o único animal que pode ver a luz vermelha de outros peixes-dragões.
Esse é o maior código secreto inquebrável.
1. Macropinna Microstoma (peixe-fantasma)
O Macropinna é um peixe com uma composição muito rara e pouco compreendida: sua cabeça é coberta por uma cúpula transparente, cheia de líquido.
Além disso, tem olhos em forma de barril que apontam para cima (através da cúpula), enquanto descansa no fundo do mar.
Qual mistério do fundo do mar mais chama sua atenção?
Via: list25.com.
***
Listas Interessantes é a nova seção de artigos do Awebic. Mais conteúdo, mais profundo, mais interessante.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.