As 25 criaturas mais aterrorizantes do fundo do mar
Embora hoje em dia todos estejam obcecados por zumbis e alienígenas, algumas das criaturas mais estranhas e aterrorizantes do universo estão sob a superfície dos mares do nosso próprio planeta.
Nas escuras profundezas do oceano, onde a pressão pode ser dezenas de vezes superior ao do nível do mar, você pode muito bem dar de frente com um desses monstros horripilantes.
Permita-nos apresentá-lo às 25 criaturas marinhas mais aterrorizantes da Terra.
25. Peixe-dragão
Apesar de serem encontrados em profundidades de quase 2km, o Peixe-dragão realmente começa sua vida na superfície do oceano devido ao fato de seu ovo ser flutuante.
Como muitas outras criaturas do mar profundo, pode eventualmente produzir sua própria luz, através de um método conhecido como bioluminescência. Um de seus muitos fotoporos fica localizado em um barbel, anexado à mandíbula, usado para caça.
24. Tubarão-cobra
Chamado de fóssil vivo, este tubarão raramente visto habita as profundezas dos oceanos Atlântico e Pacífico. Cientistas especulam que esta espécie captura sua presa dobrando seu corpo e se lançando para frente como uma cobra, engolindo toda a vítima.
23. Lula-vampiro-do-inferno
Com os maiores olhos desproporcionais do mundo animal, esta criatura do mar profundo nasce para viver nas profundezas. E não, não suga sangue. Na verdade, seus tentáculos mal têm como fazer isso.
O nome vem de seus olhos intensamente vermelhos e a impressão de um manto sobre si.
22. Água-viva-de-cabeça-vermelha
Esta água-viva surpreendentemente grande pode crescer mais de 1 metro de comprimento e, como você pode ter deduzido a partir de seu nome, sua coloração é avermelhada.
Em vez de tentáculos, esta criatura do mar profundo usa uma série de “braços” para capturar sua presa e alimentar-se.
21. Lula-gigante
Raramente visto pelos olhos humanos, a lula-gigante tem sido, por séculos, uma lenda.
Habita o mar profundo e seu único predador real é o cachalote. Na verdade, os dois são famosos por suas batalhas nas profundezas e suas carcaças muitas vezes encontradas com marcas de combate.
20. Peixe-bolha
Encontrado primeiramente em águas profundas aos arredores da Austrália e Nova Zelândia, o peixe-bolha vive em profundidades de 1200 metros. A pressão é várias dezenas de vezes maior do que na superfície e, como resultado, seu corpo é um pouco mais do que uma massa gelatinosa.
19. Peixe-caixão
Assemelhando-se a um balão cor-de-rosa coberto de espinhos, estes caçadores do mar são algum resultado de um cruzamento entre um peixe-pescador e um peixe-bolha.
Embora atraiam sua presa usando uma protuberância carnuda, essas criaturas são capazes de inflarem-se quando se sentem ameaçados.
18. Isópode gigante
Ao contrário das outras criaturas nesta lista, o isópode gigante irá apenas rastejar no fundo do oceano principalmente em águas frias e escuras do Atlântico Norte e Círculo Ártico.
17. Stargazer
Com seus olhos e boca localizados em cima de sua cabeça, estes peixes se enterram na areia e saltam para cima de sua presa quando ela passa. Além disso, muitas espécies são elétricas e capazes de causar choques letais.
16. Quimera
Para não ser confundido com a quimera da mitologia grega, estas criaturas são também conhecidas como tubarões fantasmas e, embora habitassem todo o mundo oceânico, hoje eles são encontrados principalmente em águas profundas.
15. Amphipodes
Embora estes crustáceos minúsculos não ultrapassem geralmente 1 polegada, nas profundezas do oceano Pacífico, aproximadamente 6 km abaixo das ondas, eles podem crescer até 30 centímetros de comprimento.
14. Dragão negro
Esse predador de águas profundas tem esse nome por uma razão. A maioria de suas presas são bioluminescentes, então seu estômago é projetado para impedir que a luz se irradie por seu corpo.
13. Polvo dumbo
Nomeado após o elefante do filme da Disney, este polvo não é realmente tão aterrorizante quanto o tubarão-cobra, porém é estranho o suficiente para estar nesta lista.
12. Peixe-pescador
Nomeado devido à sua técnica de caça, o peixe-pescador usa uma protuberância carnuda que localiza-se no alto de sua cabeça como uma isca para atrair suas presas.
11. Peixe-pelicano
Também conhecido como enguia-pelicano, esta é provavelmente uma das criaturas mais estranhas das profundezas. Com uma boca enorme, é capaz de engolir coisas muito, mas muito maiores do que ela mesma.
10. Peixe-dentes-de-sabre
Não há muitas maneiras de descrever este bicho do mar profundo sem incluir as palavras “muito feio”.
Como várias outras espécies nessa lista, devido ao fato de viver em tais profundidades, é capaz de produzir sua própria luz e usa essa habilidade para caçar suas presas.
9. Peixe-machado
Para não ser confundido com o peixe-machado de água doce encontrado em muitos aquários caseiros, esta espécie foi nomeada após a forma distinta de seu corpo semelhante à um machado.
Vivendo em profundidades extremas, tem dois olhos tubulares que apontam para cima permitindo-lhe pegar a comida que vem de cima.
8. Peixe-olhos-de-barril
Também conhecido como peixe fantasma, essas criaturas de aparência estranha são semelhantes ao peixe-machado, também apresentando dois olhos virados para cima para procurar presas.
Sua característica distintiva é a cúpula transparente em sua cabeça.
7. Peixe-granadeiro
Um dos moradores de águas profundas mais abundante.
Foi estimado que o peixe-granadeiro compõe cerca de 15% da população do mar profundo encontrado em profundidades de até 6 km. Há poucas outras criaturas que podem sobreviver em tais ambientes hostis.
6. Polvo-de-anéis-azuis
Embora possa não ser tão fisicamente imponente como algumas outras criaturas nesta lista, o polvo e anel azul é facilmente um dos animais mais perigosos do oceano.
Seu veneno é extremamente potente e, como não há antídoto, é certamente um bom motivo para manter-se longe.
5. Tubarão-boca-grande
Desde sua descoberta em 1976, esta espécie extremamente rara de tubarão de água profunda dificilmente foi vista por olhos humanos, além de ainda não existir um consenso científico sobre como classificá-la.
Possui como característica mais distintiva, como você provavelmente adivinhou, sua enorme boca que ele usa para se alimentar.
4. Peixe-víbora
Enquanto ele permanece em águas profundas durante o dia, à noite tem sido conhecido como um aventureiro de territórios mais rasos incluindo redes de pescadores em alto mar.
Eles não sobrevivem muito bem em cativeiro e por isso não se sabe muito sobre eles, porém sua aparência já lhes garante um lugar nessa lista.
3. Peixe-negro-engolidor
Também conhecido como grande-engolidor, a capacidade deste pequeno monstro de engolir e digerir coisas significativamente maiores do que ele mesmo não deve ser subestimada.
Na verdade, ele pode consumir presas mais de 10 vezes do seu próprio tamanho.
2. Peixe-ogro
Embora tenha um nome que soa bem intenso (e por um bom motivo, considerando o fato de que seus dentes são proporcionalmente maiores do que os de qualquer peixe no oceano) o peixe-ogro é realmente muito pequeno e inofensivo para os seres humanos.
Assustadores… Mas inofensivos.
1. Tubarão-duende
Não se sabe muito sobre esse morador do mar profundo, pois apenas alguns exemplares foram capturados por barcos de pesca. Porém essas capturas foram o suficiente para ele ganhar uma reputação terrível.
Com um focinho proeminente e mandíbulas retráteis, suas características físicas são dignas de seu nome.
Qual desses animais do fundo do mar é o mais aterrorizante pra você? Deixe seu comentário!
Via: list25.com.
***
Listas Interessantes é a nova seção de artigos do Awebic. Mais conteúdo, mais profundo, mais interessante.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.