Jovem emociona ao escrever carta cheia de orgulho ao pai com síndrome de Down
Para comemorar os 5 anos de seu pai com síndrome de Down, Richie escreve uma carta e emociona a todos com depoimento
Respeito e aceitação por pessoas com síndrome de Down deveria ser algo inquestionável, entender a limitação alheia é a base para que a inclusão comece no mundo de forma leve e consciente.
Richie Anne Castillo foi muito zombada em sua infância por ser filha de um homem com síndrome de Down, que este ano completou 50 anos, e para comemorar o marco desta data, decidiu o presentear com uma linda carta.
Na infância, sua rotina era repleta de sátiras maldosas que com o tempo a fizeram silenciar, arrependida por todas as vezes que calou-se em meio as risadas e olhares tortos dos outros para o seu pai, decidiu escrever esse texto
Na publicação feita em seu Facebook, Richie conta todos os seus sentimentos, angustias e orgulho que tem de seu amado pai. Ela inicia dizendo: “Quero que o mundo inteiro saiba o quão bonito você é por dentro e por fora”.
A carta é um perfeita declaração de amor por alguém que lutou e batalhou todos os dias para que Richie tivesse todo o suporte para crescer e tornar uma mulher com valores.
Em seu texto acrescentou: “Pai, levei muitos anos antes de criar coragem para confrontar todo mundo porque nem todo mundo pode saber toda a verdade porque é bastante confuso. Eu não entendia porque eles zombavam de mim e me chamavam de anormal. Compreendi isso mais tarde e me tornei um covarde. Mas você merece mais do que a filha covarde que eu sou. Você merece amor, compreensão, paciência e aceitação como qualquer pessoa com síndrome de Down deveria. Aqui estou preparando uma saudação de aniversário porque nunca fiz uma coisa dessas. Você merece muito mais”.
O tratamento e força de seu pai
O pai de Richie teve que passar por inúmeros tratamentos ao longo de seus 50 anos, devido a síndrome de Down.
Ela relembra na carta todo o sofrimento que enfrentou ao ver seu pai passar por procedimentos muitas vezes agressivos. E, lamentou não ter sido mais presente nesses dias difíceis para ele. Relatou emocionada em seu depoimento que:
“Durante a maior parte de sua vida, você permitiu que os médicos colocassem agulhas em você, cirurgias aqui e ali, uma vida inteira em diálise e uma longa lista de limitações. Mas você raramente reclama”.
Richie concluiu seu post dizendo “Pai, nenhuma quantidade de palavras pode resumir o quanto sinto por ser uma filha ausente. Me desculpe por não ter te trazido à praia com mais frequência ou por não ter trazido sua comida favorita ou por não ter visitado você com mais frequência do que deveria.”
Arrependida por tudo que deixou de fazer pelo seu pai, hoje Richie se mostra madura e com tempo para fazer com que todo remorso se transforme em experiências incríveis ao lado de seu pai.
Fonte: Nation