Jovem desenvolve bengala inteligente com Google Maps e sensores para ajudar deficientes visuais
Uma novidade tecnológica que promete ajudar pessoas cegas, a bengala inteligente desenvolvida por Kursat Ceylan mostra que boa vontade, inteligência e empatia são o segredo para o sucesso!
A vida de pessoas cegas precisa ser adaptada de diversas maneiras. Um simples caminhar na rua pode ser um grande desafio em cetros urbanos maiores, lugares mal asfaltados ou com simples obstáculos que, para pessoas com a visão normal passam despercebidos.
Pensando nisso, o designer turco Kursat Ceylan desenvolveu uma bengala inteligente, trazendo a tecnologia por esse acessório tão simples e tão necessário no dia a dia de deficientes visuais.
Kursat também é cego e percebeu que apesar dos diversos avanços e melhoras na vida de pessoas como ele, as bengalas praticamente permaneciam praticamente as mesmas, sem avanços no aspecto tecnológico.
Assim, nasceu a WeWALK Smart Cane, uma bengala que utiliza sensores ultrassônicos para alertar o usuário sobre obstáculos próximos por meio de vibrações na alça, a qual possui alto-falante, microfone e sensor háptico. Além dessas funcionalidades, a equipe de Kursat também desenvolveu uma alça com touchpad, que ajuda o usuário a utilizar as opções do sistema WeWALK.
Para deixar o acessório ainda mais tecnológico e funcional, a WeWALK Smart Cane é habilitada para Bluetooth e pode ser sincronizada com um smartphone iOS ou Android por meio de um aplicativo móvel, o que permite que a pessoa use o Google Maps e assistentes pessoais como Siri ou Google Assistant.
Dessa forma, ela recebe ajuda extra e informações sobre locais próximos, como restaurantes, lojas e outros detalhes que complementam o uso do alto-falante.
E não para por aí, pensando na segurança do usuário, a bengala também conta com um sensor ultrassônico que é usado para detectar obstáculos acima do nível do peito e alerta por meio de uma vibração na alça objetos próximos que possam ser perigosos!
TECNOLOGIA E AVANÇOS
Em entrevista à CNN, Kursat afirmou que a ideia de criar o WeWALK veio a partir do desejo de usar a tecnologia moderna como ferramenta para deficientes visuais.
“Hoje em dia estamos falando de carros voadores, mas tem gente que só se importa em poder usar um simples bastão. Como cego, quando estou na estação do metrô não sei para onde ir… não sei qual ônibus vem… quais lojas estão ao meu redor. Agora esse tipo de informação pode ser fornecido com o WeWALK”, disse à CNN.
Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual severa, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão.
A bengala inteligente pode ser adquirida no site oficial da WeWALK. Ao comprar o produto, o usuário também recebe um treinamento on-line gratuito ilimitado para entender certinho como ela funciona!
Como é incrível ver a tecnologia sendo aliada para melhorar a vida das pessoas, não é mesmo? Que mais Kursats possam ajudar a sociedade com criações incríveis como essa!
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.