Jovem autista homenageia irmão com discuso emocionante

Irmão caçula e autista é escolhido como padrinho do irmão mais velha e faz discurso que emociona a todos presente no casamento.

Nos Estados Unidos, um discurso chamou a atenção de todos e foi compartilhado diversas vezes na web. Não foi a desenvoltura do orador que atraiu a atenção, mas o conteúdo de sua mensagem, que contou a história do que virou um triângulo amoroso, mas que começou com o profundo amor entre dois irmãos.

Sam foi diagnosticado com autismo aos seis anos de idade; seu autismo lhe trouxe diversas dificuldades e desafios, mas que sempre foram encaradas com coragem e total apoio de seu irmão mais velho.

Jonas foi um suporte para o caçula desde a infância e essa experiência levou ele a querer tornar-se um professor especialista em cuidados com crianças autistas, assim como Sam. Para tanto, foi estudar na Wartbug College, onde conheceu Maddy, sua noiva.

Ela passou também a ser um refúgio para o irmão caçula do namorado. “Assim que conheceu Maddy, ele se sentiu completamente confortável imediatamente”  lembra Jonas. Era desejo de ambos que o Sam fosse o padrinho do casamento.

Eles sabiam que o garoto teria muita dificuldade em lidar com o convite. Mesmo ciente da dificuldade, Sam não recusou o convite e fez como manda o figurino e fez questão de agradecer em público o convite e expressar o quanto se sentia honrado.

Nos países de língua inglesa há o hábito no qual o padrinho do noivo é responsável por fazer um discurso sobre os nubentes e puxar um brinde.  Foi uma missão dura para o garoto, mas que a encarou com muita seriedade.

O grande discurso

Ele passou dias e dias lendo e relendo o seu texto. Nessa missão não podia contar com o irmão, afinal, o discurso deveria ser uma surpresa, então contou com o apoio de outros parentes. “Eu só ficava lá e lia em voz alta. Eu lia para minha tia Collen, Andre Hoyit e meu pai muitas vezes.” relata o garoto.

Sam no discurso tratou o irmão como seu herói e lembrou que Maddy chegou para somar nessa relação. A parte favorita do discurso para Jonas foi quando o irmão cita que sua noiva lhe trouxe paz.

Segue a parte da parte mais emocionante do discurso:

“Você é meu melhor irmão. Você nunca me desprezou, você me ergueu, você cuidou de mim. Você sempre me lembra que ser diferente é uma força e não uma fraqueza. Você sempre foi muito gentil e paciente. Você me ama assim como eu sou. Ter você como irmão facilitou minha vida com todas as minhas lutas na escola. Você sempre esteve lá para mim, você me ajuda a encontrar o meu lugar. ”

Sam foi o canal pelo qual Deus despertou o talento de seu irmão e graças a essa experiência de vida, o dom dele será levado além das quatro paredes de sua casa. Outras crianças autistas serão abençoadas com um professor que lhes entende e está disposto a lhe fazer encontrar seu lugar no mundo.

O autismo

O autismo é uma síndrome que cada dia mais vendo sendo estudada. Quanto mais conhecemos autistas, mas percebemos que o amor não precisa de palavras. Vamos compreendendo a necessidade de adaptar o mundo a sua forma de aprender.

Síndrome caracterizada por problemas de comunicação, socialização e comportamento é geralmente diagnosticada em crianças entre 2 e 3 anos. Estima-se que uma a cada 160 crianças tenha autismo.

No Brasil não há números oficiais da quantidade de autistas, isto porque não há um estudo com esse objetivo. O que sabemos é que com a ascensão das redes sociais e a facilidade de acesso a médicos especializados, tem crescido o diagnóstico de autismo, assim como a conscientização.

Jimmy Alef
Escrito por

Jimmy Alef

Formado em História, entusiasta da literatura, apaixonado por artes.