Jovem autista comemora aprovação em medicina na Federal de Jataí (GO)

Elizeu tem muito motivo para comemorar: foi aprovado em Medicina na Universidade Federal de Jataí. O jovem que tem autismo, enfrentou muitas dificuldades, mas teve o apoio da família e nunca desistiu de seu grande sonho.

Não é segredo para ninguém que o curso de Medicina é o mais concorrido em diferentes universidades do Brasil. A concorrência é tão grande que é até comum conhecer casos de pessoas que estão há vários anos tentando passar no vestibular e fazer a tão sonhada graduação para se tornar médico.

Quando a aprovação vem, o sentimento de vitória é único e inesquecível. E foi isso que o Elizeu, um jovem com autismo de 19 anos, sentiu na pele.

Diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) desde os 12 anos, Elizeu enfrentou muitas barreiras na vida. Uma das maiores foi a falta de inclusão na escola – a realidade é que a maioria das unidades de ensino do país não está preparada para receber alunos com autismo.

Como consequência disso, ele reprovou no ensino fundamental, mas não se deixou abalar com isso. Com apoio da família, seguiu firme nos estudos e manteve vivo o sonho de estudar Medicina. Uma importante inspiração foi o seu irmão, estudante de Economia, que o incentivava a sonhar alto.

Elizeu, o mais novo calouro de Medicina (imagem: Rondônia Ao Vivo)

“Eu sempre incentivava ele, tinha dia que ele queria procrastinar, não queria estudar. Aí eu estava estudando e falei ‘estuda. Como você quer passar em Medicina?’ Tem que estudar. Aí ia lá e estudava. Eu falei ‘tu consegue Medicina. É difícil, mas com teu esforço tu consegue'”, disse o irmão no vídeo que você pode assistir abaixo.

Morador de Candeias do Jamari, uma cidadezinha do estado de Rondônia com apenas 27 mil habitantes, o jovem acaba de ser aprovado na Universidade Federal de Jataí, em Goiás. Foi a primeira vez fazendo o Enem e conquistou a única vaga reservada para pessoas com deficiência no curso.

Preparo

O segredo? Muito estudo e preparo. Elizeu estudava oito horas por dia em casa e também fez um curso de redação online que o ajudou a tirar 840 na temida produção de texto do Enem.

O foco agora está na mudança para Goiás, onde iniciará os estudos para se tornar um médico. E ele já sabe em qual área da Medicina quer se especializar: neurologia, especialidade que trata os distúrbios nervosos.

“Somos capazes de realizar qualquer um dos sonhos que tivermos. Tudo é dedicação e esforço. A gente só precisa acreditar no nosso potencial” , disse Elizeu, segundo o site Rondônia Ao Vivo.

A história de Elizeu lembra muito a premiada série The Good Doctor, onde o protagonista da história é um medico com autismo que começa a trabalhar em um grande hospital e precisa provar seu talento para todos.

Com toda essa dedicação e vontade de superar obstáculos, Elizeu tem tudo para se tornar um excelente médico! Uma área linda dedicada a salvar vidas, cuidar das pessoas e fazer a diferença na sociedade.

Parabéns, Elizeu e que essa nova etapa na sua vida seja de muito sucesso!

Fonte: Rondônia Ao Vivo 

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.