Jogador que sofreu parada cardíaca em campo recebe alta de hospital
Depois de sofrer uma parada cardíaca em uma partida no último sábado, o jogador Christian Eriksen passa por cirurgia e recebe alta.
No último final de semana, Christian Eriksen, jogador da Dinamarca e da Inter de Milão, deu um tremendo susto durante a uma partida da Eurocopa 2021 que ocorreu no sábado.
Eriksen chegou a cair assim que recebeu o passe da bola e ficou desacordado no campo de olhos abertos. O momento acabou assustando todos os jogadores e comoveu o estádio inteiro.
Ele sofreu uma parada cardíaca e precisou receber massagem cardíaca (ressuscitação pulmonar) ainda em campo e passou 13 minutos de RCP até se mostrar estável para ser encaminhado ao hospital.
A cena em si chegou a tocar até mesmo quem não acompanha futebol. Sendo um jogador muito querido não só dentro do gramado, quem acompanhava a partida não conseguiu conter as lágrimas.
Quando o camisa 10 da seleção dinamarquesa caiu, os jogadores dos dois times se juntaram, junto com os médicos que correram para prestar atendimento no campo e a equipe de arbitragem, todos ajudaram a cobrir o Eriksen para quem estava presente.
Enquanto isso, nas arquibancadas, os torcedores dos dois times aplaudiam cada gesto feito em prol do jogador e caiam aos prantos ao verem aquela luta pela vida bem ali.
Foi depois da massagem e da reanimação feita com um desfibrilador externo automático para que o ritmo dos seus batimentos cardíacos voltassem, que um alívio chegou.
Quando o médico conseguiu falar com o Eriksen ainda em campo, perguntou se ele “estava ali”. E o jogador respondeu: “sim, estou de volta com você. Pelo amor de Deus, tenho apenas 29 anos!”
O dispositivo que chegou a ser implantado no jogador
Ainda ontem, foi anunciado pela confederação dinamarquesa que o Eriksen teria um aparelho implantado em seu coração, que servirá para fazer a correção de desníveis de seus batimentos.
Em palavras mais simples, ele servirá para manter o coração do jogador batendo normalmente, sem que ocorra alterações e não lhe cause um outro mal súbito.
Morten Boesen, médico da seleção dinamarquesa, chegou a informar com mais detalhes:
“Após Christian ter sido submetido a diferentes exames no coração, foi decidido que ele deveria ter um ICD (sigla em inglês para cardioversor desfibrilador implantável, CDI). Esse dispositivo é necessário depois de um ataque cardíaco devido a distúrbios de ritmo cardíaco. Christian aceitou a solução, e o plano foi confirmado por especialistas nacionais e internacionais que recomendam o mesmo tratamento.”
Similar ao marcapasso – que como diz seu nome, mantem o ritmo do coração de forma compassada -, o cardiodesfibrilador implantável funciona de forma parecida.
Ele serve para que quando haja qualquer tipo de taquicardia que possa ser perigosa ou uma fibrilação ventricular, ele entra em ação e dá um choque no coração.
O que resta até então, é aguardar a confederação dinamarquesa aprovar ou não a volta do Eriksen no futebol.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.