Jogador de futebol com a perna amputada ganha o prêmio de melhor gol do ano; veja o lance
Marcin Oleksy é o nome dele! O jogador de futebol polonês, que teve uma perna amputada, ganhou o Prêmio Puskás, da FIFA, de gol mais bonito da temporada 2022.
Messi? Neymar? Cristiano Ronaldo? Que nada, o gol mais bonito da temporada 2022 foi marcado pelo polonês Marcin Oleksy, que tem uma das pernas amputadas. O atleta ganhou o Prêmio Puskás, entregue pela FIFA, no dia 27 de fevereiro.
O prêmio reconhece o gol mais bonito da temporada. Oleksy tinha uma concorrência de peso na final: o atacante Richarlison, do Brasil, estava na final da disputa do Puskás pelo gol que marcou contra a Sérvia na Copa do Mundo de 2022.
O gol de Oleksy foi marcado em novembro de 2022, na partida entre Warta Poznam e Star Rzeszow. Um golaço de voleio que mereceu o prêmio. Confira abaixo:
🚨🇵🇱 𝐎𝐅𝐅𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋: This goal from Marcin Oleksy has won the FIFA Puskas 2022 award! pic.twitter.com/X1eTS6Js2u
— EuroFoot (@eurofootcom) February 27, 2023
O polonês de 35 anos fez um discurso emocionante para agradecer a vitória. “Muito obrigado a todos, é um prazer estar aqui. É difícil para mim imaginar receber este prêmio, mas é um prazer estar aqui diante de vocês. Muitos me ajudaram a passar por cima da dificuldade depois daquele acidente que eu tive. Eu preciso agradecer demais ao futebol, à família do futebol. É graças a vocês que nós conseguimos ir tão longe, muito obrigado”, disse, segundo o Globo Esporte.
O acidente ao qual ele se refere aconteceu em 2010, quando tinha 23 anos. Oleksy estava trabalhando em uma obra na beira de uma estrada e foi pego de surpresa por um veículo desgovernado que o atingiu. Nessa colisão, algumas máquinas caíram sob as pernas do polonês e acabarem esmagando.
Levado ao hospital, o atleta precisou amputar a perna esquerda. O acidente, no entanto, não o impediu de manter viva uma das suas paixões (antes disso, ele era goleiro e já tinha até treinado com Iker Casillas, campeão do mundo pela Espanha em 2010).
Ele voltou a jogar futebol na modalidade de amputados e foi convocado para a seleção do seu país. Depois de tantas dificuldades, pode se orgulhar de ser o dono do gol mais bonito do ano.
Ver essa foto no Instagram
Outros premiados
Nessa mesma premiação, quem também ganhou um prêmio foi o craque Lionel Messi. Campeão mundial pela Argentina, o craque foi eleito o melhor jogador da temporada de 2022.
Outros dois argentinos também saíram reconhecidos: o goleiro Emiliano “Dibu” Martínez e o técnico Lionel Scaloni foram escolhidos em suas categorias. Dessa vez, nenhum brasileiro levou o prêmio para casa.
De qualquer forma, fica a alegria pela vitória de Oleksy. Que outras pessoas com deficiência possam se inspirar nele para também fazerem história no mundo do esporte.
Fonte: Globo Esporte
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.