Ninguém pode te condenar e João 3:17 mostra como você já está salvo
Você quer entender melhor o que a Palavra e Deus fala sobre condenação? Confira aqui uma excelente reflexão sobre João 3:17.
Você já parou para pensar como é a condenação na Bíblia? De onde vem esse sentimento de condenação que muitas vezes cresce intensamente no coração?
São várias as pessoas que dizem sentir algo estava errado com elas desde que se lembram. A autocondenação existem e é bem real.
Existem muitas pessoas que conhecem bem essa realidade. Durante a maior parte da vida, algumas pessoas sentem que, no fundo, eram ruins. Talvez você possa se relacionar.
Se você se encaixar nessa situação de autocondenação, lembre-se do que a Palavra de Deus fala:
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:17)
O que a Bíblia fala sobre condenar?
A Palavra de Deus tem muito a falar sobre condenação, e tem mais, a condenação é um assassino que destrói as pessoas por dentro.
Você precisa entender que é extremamente tóxico para sua vida a condenação de outras pessoas e até mesmo a autocondenação.
E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. (Romanos 5:16)
Mas o que é condenação e como você a reconhece operando na sua vida? Veja a seguir algumas definições bastante comuns de condenação, são elas:
- Julgamento impróprio para utilização ou consumo;
- Declaração de culpa;
- Declarar ser repreensível, errado e mau;
- Ação de condenar alguém a uma punição;
- Expressão de reprovação muito forte.
A Palavra de Deus fala para nós que a condenação veio sobre a humanidade através da queda de Adão e Eva, e tem estado no coração do homem desde então.
Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. (Isaías 54:17)
O pecado trouxe a condenação ao mundo
A Palavra de Deus fala que a condenação pode ser tirada na aceitação da obra consumada de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
De acordo com a Bíblia e Santa Palavra de Deus, a condenação é algo que é removido após a aceitação da obra consumada do nosso Senhor e Salvador Jesus.
A condenação não é para uma pessoa que se converteu e nascido de novo, mas muitos cristãos admitiriam sentir-se condenados por toda a vida. Como isso pode ser, já parou para pensar nisso?
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. (Apocalipse 20:12-13)
Condenar causa problemas na vida
O que você precisa entender é que a condenação causa problemas reais na vida, provavelmente muito mais do que você imagina. Isso é uma coisa muito séria e que muitas pessoas negligenciam.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4:7-8)
Na verdade, condenar é potencialmente a raiz mais profunda da maioria dos problemas que enfrentamos na vida dia a dia.
Você pode estar passando por:
- Doença;
- Pobreza;
- Estresse;
- Medo;
- Depressão;
- Problemas de relacionamento em sua vida.
Mas a verdade é que esses problemas são apenas fruto de um problema mais profundo.
As camadas da autocondenação
O verdadeiro problema, quando uma determinada pessoa descobre todas as camadas, é:
- Uma sensação de condenação;
- Uma sensação de ser indigno;
- Culpado e errado.
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:1-2)
A maioria das pessoas está ciente que começou a mostrar que muitas doenças estão enraizadas no estresse insalubre.
Mas há uma raiz mais profunda do que o medo, que é a condenação. Muitas pessoas não entendem de fato o que isso quer dizer, por isso até hoje continuam se autocondenando, tudo por falta de conhecimento.
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16-17)
…
Você gostou de saber mais sobre o que a Palavra de Deus fala sobre condenar? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite essa oportunidade para aprender mais da Palavra de Deus.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.