João 17: texto da Bíblia que ensina amar as pessoas que estão ao seu redor; está disposto?
A Palavra de Deus é repleta de ensinamentos que nos ensina sobre amar o próximo e enxergar o propósito de Deus em nossas vidas. Confira aqui uma excelente reflexão de João 17 para ensinar a você a amar as pessoas.
Já parou para pensar sobre como amar como Jesus amou em sua passagem aqui na terra? Muitas pessoas querem ser amadas por Cristo, mas não fazem esforços para amar como Jesus amou os filhos de Deus.
A trajetória de Cristo aqui na terra foi de muitos ensinamentos e exemplos de como devemos ajudar de coração os necessitados.
São as pequenas atitudes de palavras que proferimos no nosso dia a dia que dizem respeito ao nosso coração e sobre como precisamos amar o próximo.
Os ensinamentos do filho de Deus é que precisamos amar uns aos outros assim como amamos a nós mesmos. Ensinamentos de Cristo para nossas vidas.
Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:1-3)
As palavras de Jesus Cristo antes de ser crucificado em João 17 é uma das reflexões mais lindas e poderosas sobre como nós devemos amar e clamar a Deus por misericórdia.
Jesus na Cruz nos ensinou a amar as pessoas
O amor de Deus por nós é uma das passagens mais lindas registradas na Bíblia. O que Jesus Cristo fez por você na cruz, nenhum mortal ou deuses terrenos faria por você como amor.
Por isso, nós devemos aprender com as lições passadas por Cristo no Novo testamento e aprender a amar de forma como Deus deseja.
Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. Agora eles sabem que tudo o que me deste vem de ti. (João 17:4-7)
O filho de Deus passou toda a sua vida missionária aqui na terra ensinando para os povos sobre o amor e retribuir o bem com o bem.
Como anda a sua vida na questão de ações e palavras para amar o próximo? Você sabe o que tem que fazer para cumprir os mandamentos de Deus?
São várias as formas de amar o próximo com atitudes e palavras, como:
- Apoiar os projetos sociais que honram a Deus;
- Ter um consumo consciente e ajudar os necessitados;
- Cultivar momentos de amor ao próximo;
- Compartilhar apenas amor e união;
- Participar de grupos que fazem missões;
- Ter atitude de pessoa lavada no sangue de Cristo.
Cultivo diariamente boas ações e acolha os necessitados em sua vida. Nós precisamos imitar mais a vida de Cristo em nossas vidas para podermos glorificar com pais de espírito a vontade de Deus.
O espírito santo nos dará forças para ajudar os necessitados e discernimento para entender o que deve ser feito.
A vida de Cristo é baseada no amor ao próximo
Toda palavra de Deus e o evangelho de Jesus Cristo é baseado no amor e como nós devemos nos importar em relação ao próximo.
Nosso Senhor Todo-Poderoso enviou seu filho para morrer por todos nós para pagar o pecado de nossas almas e vivermos com uma vida eterna junto dEle.
Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste. Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles. (João 17:8-10)
É através da vida de Cristo e do sacrifício que ele fez para nos livrar de todo mal é que precisamos aprender e amar o próximo e viver uma vida cristã digna.
Os nossos comportamentos e palavras diárias devem refletir a misericórdia e o amor de Deus. Precisamos diariamente do Espírito Santo em nosso ser para amarmos o próximo e ajudar os necessitados.
Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura. “Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. (João 17:11-13)
O que aprendemos sobre amar as pessoas em João 17?
O capitulo 17 de João registra uma das melhores passagens de Jesus sobre amor e sacrifício para fazer a vontade de Deus.
Nós precisamos meditar mais nessas palavras para entender o verdadeiro propósito de nossas vidas. É através das orações e comunhão com Cristo que aprenderemos a amar mais o próximo.
Confira a seguir algumas lições que você pode aprender lendo e meditando em João 17. Entenda a importância de viver uma vida cristã baseada no amor de Deus.
1 – Se santificar na verdade, na Palavra Sagrada que nos dá vida
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. (João 17:14-18)
2 – Crer na mensagem de Cristo Jesus e viver em unidade
Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. (João 17:19-23)
3 – Conhecer mais a Deus e ter comunhão para amar até o fim
“Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste. Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”. (João 17:24-26)
…
Você gostou de saber mais sobre João 17 nos ensina a amar as pessoas como Cristo ama? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.