Inspiração: jovem de 20 anos funda empresa de 1 bilhão de dólares na Índia
Aadit Palicha é co-fundador da Zepto, um aplicativo de entregas que está presente em grandes cidades da Índia. A empresa já vale quase 1 bilhão de dólares.
O jovem indiano Aadit Palicha, de 20 anos, conseguiu realizar algo que muitos empresários passam a vida inteira sonhando: construir uma empresa bilionária.
O rapaz é co-fundador da Zepto, uma das start-ups de maior crescimento na Índia. Trata-se de um negócio de entregas a domicilio lançado em julho de 2021.
A ideia surgiu justamente por causa da pandemia de Covid-19: confinados em um apartamento em Mumbai, Aadit e Kaivalya Vohra (seu parceiro de negócios e também fundador da Zepto) estavam com dificuldades de comprar alimentos em plena quarentena.
“Durante o primeiro confinamento, conseguir alimentos e mantimentos foi um pesadelo total. A maioria das lojas tinham fechadas e as opções online levavam de 6 a 7 dias para serem entregues, devido ao caos.”
“Para nós dois foi um esforço tremendo lidar com isso e quando conversamos com nossos vizinhos – a maioria deles muito mais velhos que nós – vimos que era um problema imenso para eles. Então surgiu a ideia: por que não entregamos alimentos para eles? E isso acabou se tornando a Zepto: uma maneira mais rápida, conveniente, confiável e fresca de obter víveres”, explicou Aadit, segundo a BBC.
O grande diferencial do negócio é a velocidade. As entregas são feitas, em média, em apenas dez minutos. O segredo para conseguir cumprir o prazo, segundo o jovem empreender, são as parcerias com micro-lojas e lojas fantasmas (armazéns dedicados especialmente a entregas que não são abertos ao público em geral).
Presente em grandes cidades indianas, o aplicativo da Zepto oferece mais de 5 mil produtos para o usuário escolher e conta com milhares de entregadores nas ruas. Aliás, aí entra outra estratégia da dupla: os profissionais que fazem as entregas não precisam percorrer um longo trajeto.
900 milhões de dólares
Graças à variedade de micro-lojas e lojas fantasmas cadastradas, o entregador percorre não mais do que 1,7 quilômetro para chegar ao cliente. Ou seja, a agilidade é fruto da localização, não dos entregadores saírem dirigindo na velocidade máxima e sem responsabilidade.
Aadit descreveu a experiência de criar a empresa como “uma jornada muito louca”. A ascensão foi muito rápida. Eles foram de não vender nada a atingir cerca de 200 milhões de dólares em vendas anuais. Hoje, a Zepto é avaliada em 900 milhões de dólares, o equivalente a mais de R$ 4,6 bilhões.
Notícias como essa podem inspirar muitas pessoas que querem empreender e construir negócios de sucesso. Nunca é tarde ou cedo demais para começar a lutar por seus sonhos – Aadit é prova viva disso!
Fonte: BBC
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.