Impressionante! Nadadora desmaia durante competição e é resgata pela sua treinadora no fundo da piscina

Após desmaiar durante competição na Hungria, nadadora norte-americana é resgatada pela sua treinadora. Confira a matéria completa e veja as imagens!

Um momento de tensão terminou bem no final de uma prova no Campeonato Mundial de Natação, em Budapeste, na Hungria. Após desmaiar durante a competição, a nadadora norte-americana, Anita Alvarez, foi resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora, Andrea Fuentes.

Após completar a sua apresentação, a atleta de 25 anos não voltou à superfície, o que deixou todos que assistiam preocupados. Sem pensar duas vezes, Andrea pulou na água e trouxe Anita de volta, que precisou ser levada em uma maca pela equipe médica.

Créditos: Divulgação
Momento em que Andrea pula para salvar Anita

Apesar do susto, a nadadora passa bem e não teve nenhuma sequela. Em comunidade oficial divulgado pela equipe de natação dos Estados Unidos, a treinadora afirmou que “Anita está bem. Os médicos verificaram todos os sinais vitais e está tudo normal – frequência cardíaca, oxigénio, níveis de açúcar, pressão arterial, etc. Está tudo bem“.

O episódio acende um alerta para uma situação entre muitos atletas, seja da natação ou de outros esportes: a exaustão. “Às vezes a gente esquece que isso acontece também em outros esportes de alta resistência. Maratona, ciclismo, cross country… Todos vemos imagens na qual alguns atletas não chegam à final e outros os ajudam a chegar lá. O nosso esporte não é diferente dos outros, a diferença é uma piscina“, explicou a treinadora, acrescentando que, muitas vezes, os esportistas ultrapassam os limites.

Além disso, outro tema veio à tona com o episódio de Anita, a falta de atitude dos salva vidas que costumam acompanhar as competições. De acordo com jornal espanhol “Marca”, Andrea Fuentes, quatro vezes vencedora olímpica, disse ter saltado para a piscina “porque os salva vidas não fizeram nada“.

Créditos: Divulgação
Anita passa bem e sem sequelas

Infelizmente essa não é a primeira vez que a nadadora desmaia durante uma prova. Em 2021, durante a qualificatória para Olimpíadas em Barcelona, Anita também passou mal na piscina e também precisou ser socorrida pela treinadora.

 

EXEMPLO DE PARCERIA

As imagens impressionantes que retratam o momento que Anita afunda e é resgatada ainda sem consciência pela treinadora rodaram o mundo. Em publicação no Instagram oficial da RTVE Noticias, da Espanha, os internautas se surpreenderam e deixaram várias mensagens sobre o ocorrido. “Essa treinadora, a Andrea Fuentes, é como um anjo da guarda da nadadora”, “Fico feliz que ela esteja bem. Parabéns para a ação rápida da Andrea Fuentes. Humanidade e camaradagem. Lição de humanidade. Bravo para vocês duas” e “Tadinha. Essa menina deve ter alguma coisa, é muito delicada, espero que ela se recupere logo” foram alguns dos comentários.

Apesar da situação delicada, o caso de Anita e Andrea nos lembram da importância da parceria em qualquer profissão e lugar! A atitude rápida da treinadora mostra todo o cuidado e preocupação que ela tem pela atleta. Mas fica a reflexão sobre os limites dos esportes. Até quando será aceitável os atletas ultrapassarem os limites do próprio corpo em busca de reconhecimento?

Fonte: JN Portugal.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.