Após se conhecerem em projeto social, idosas se tornam melhores amigas
As duas idosas se conheceram em um instituto social e se tornaram grandes amigas desde então. Uma transformou a vida da outra de uma maneira impressionante. A amizade não tem idade!
A amizade e o amor têm algumas coisas em comum. Entre elas, está o fato de que não existe idade ou hora certa – a qualquer momento, você pode se apaixonar ou encontrar um amigo novo.
A dona Tereza Antônia, de 75 anos, e a dona Elza Galvez Barazini, de 82 anos, se tornaram melhores amigas agora, na terceira idade!
Elas se conheceram em um projeto de inclusão social de idosos em vulnerabilidade chamado Instituto Velho Amigo, em São Paulo. Segundo os nossos colegas do Razões Para Acreditar, as duas estão sempre juntas desde que nasceu a linda amizade.
“A Tereza me acolheu porque eu tinha chegado acanhada. Ela veio, me abraçou, e disse ‘seja bem-vinda’. A amizade começou aí. Amor à primeira vista. Essa daí é amiga, professora, ela é tudo pra mim, eu amo essa mulher”, explica dona Elza.
Um a situação que a gente entende perfeitamente. Quantas vezes não passamos pelo mesmo ao chegar a um lugar novo sem conhecer ninguém? No trabalho, na faculdade, em um passeio, entre outros. A sorte é que a Tereza foi a melhor pessoa possível e tomou a iniciativa de dar as boas-vindas.
A dona Tereza também não esconde a alegria em ter encontrado a Elza e construído com ela essa linda relação. “Porque o amor é tudo. A Elza é a minha amiga e irmã. Eu agradeço a Deus por ter posto ela na minha vida”, diz.
Confira no vídeo abaixo o relato da dona Elza e como, depois de enfrentar a depressão por tantos anos, ela é grata por tudo que está vivendo.
Ver essa foto no Instagram
Instituto Velho Amigo reconhecido por iniciativa da NIVEA
Todo fim de ano, o Instituto Velho Amigo faz um almoço de confraternização. Cada idoso leva um prato e, no final, todos se abraçam. Um momento de união, harmonia e comemoração da vida, da saúde, da felicidade.
Em 2022, o Instituto Velho Amigo recebeu uma boa notícia. Em reconhecimento ao seu trabalho, a organização foi contemplada pelo projeto A Essência do Cuidar, da empresa NIVEA. Uma conquista que vai garantir mais visibilidade e apoio às ações de acolhimento e inclusão social de idosos em vulnerabilidade.
Aliás, as pessoas da terceira idade foram uma das que mais sofreram com a pandemia. Como o vírus é mais letal nessa faixa etária, muitos tiveram que se isolar, deixar de ver a família, os amigos, abrir mãos dos abraços.
Por isso, é tão lindo ver histórias como as da dona Elza e da dona Tereza. Duas pessoas que se completam uma com a outra. A prova definitiva de que não importa a sua idade ou até onde você já chegou, a vida sempre vai guardar gratas surpresas e presentes inesperados para você.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.