Idosa de 85 anos acorda de coma em que estava há mais de 1 ano e já fala com a família

Uma idosa de 85 anos acordou de um estado de coma de mais de um ano e já recebe cuidados para voltar para casa. Confira essa história linda e incrível!

Dizem que os corredores de hospitais já ouviram mais orações do que qualquer igreja. E só quem teve algum ente querido internado em um desses locais sabe a veracidade dessa afirmação. Afinal, muitas pessoas recorrem ao divino quando se trata de questões delicadas de saúde.

Eginaldo Gonzaga é uma dessas pessoas que não perdeu a fé em um dos momentos mais delicados da sua vida: quando a sua mãe foi internada em estado grave na UTI do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Dona Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, foi levada ao HMC no dia 6 de setembro de 2021, onde permaneceu em estado de coma.

Agora, um ano e dois meses depois, ela acordou e voltou a falar e a comer sem a ajuda de aparelhos. A recuperação se deve ao excelente trabalho da equipe que cuidou da idosa e nunca desistiu do seu caso.

Uma das médicas que cuidou do caso de dona Luiza se alegra ao ver a evolução da paciente.
Créditos: Davi Valle

De acordo com Eginaldo, há quase dois meses, o quadro da mãe melhorou significativamente. “Os exames realizados já não apresentaram mais anormalidades e então, foi retirado o uso da traqueostomia e da sonda nasoenteral”, informou Eginaldo.

Já para a médica que cuidou do caso, Mikaelle Barreto, a recuperação de dona Luiza é inacreditável. “Ela está acordada e lúcida, apesar de sofrer da doença Alzheimer. Como ela permaneceu em estado vegetativo por muito tempo, foi solicitado o home care, mas com a surpreendente melhora não será mais necessário”, explicou.

Ainda segundo a profissional, agora o processo de desospitalização de Luiza será feito com o Programa Melhor em Casa, executado pelo município de Cuiabá e que leva os cuidados especializados de atenção domiciliar.

O fildo de dona Luiza já está animado para levar a mãe de volta para a casa.
Créditos: Davi Valle

FINAL FELIZ

Vinicius Gatto, médico e diretor técnico do HMC, explicou que o caso de dona Luiza era grave, pois ela deu entrada com um quadro neurológico rebaixado, hemorragia digestiva e histórico de AVC recente e infecção. “Depois de apresentar melhora, ela foi transferida para a enfermaria e segue acompanhada pela equipe médica e multidisciplinar, superando todas as expectativas com avanços surpreendentes”, se alegrou.

Graças ao trbalho excelente da equipe de saúde, a idosa teve uma melhor inacreditável.
Créditos: Luiz Alves

E o que não faltou foi uma equipe super competente que ajudou a família de Eginaldo. O diretor-geral, Paulo Rós, enfatizou a necessidade do trabalho em conjunto de todos os profissionais. Dona Luiza, por exemplo, fez acompanhamento com uma fonoaudióloga, que auxiliou no tratamento de disfagia, já a equipe da nutrição equilibrou a alimentação da paciente.

A fisioterapia motora e respiratória alcançou excelentes resultados. A comissão de curativos tratou as lesões e a oxigenoterapia hiperbárica combateu as infecções, com 90 sessões realizadas. Todas essas ações são essenciais e reabilitaram a dona Luiza”, completou.

Todo feliz com os bons resultados, Eginaldo diz que sempre confiou na recuperação da sua mãe.  “Oramos muito e sempre confiamos em Deus e nos médicos. Hoje minha mãe conversa e se movimenta. Eu só tenho a agradecer por tudo. Sinto alegria no coração, minha esperança é levar minha mãe o mais breve para casa”, finalizou.

Que alegria! A gente deseja uma recuperação excelente pra dona Luiza!

Fonte: Capital Notícia.

Mariana Sanches Otta
Escrito por

Mariana Sanches Otta

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.