Idosa acorda do coma após 1 ano e filho comemora: ‘Minha esperança é levar minha mãe para casa’
A dona Luiza ficou 1 ano e 2 meses em coma. Graças à fé inabalável dos seus entes queridos e do trabalho dedicado dos profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá, a idosa acordou e voltou a falar. Em breve, poderá ir para casa!
1 ano e 2 meses. Esse foi o período que a dona Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, ficou em coma. Recentemente, seu quadro começou a melhorar e, surpreendendo a própria equipe médica, a idosa acordou e voltou a falar!
Em 2021, Luiza tinha dado entrada no Hospital Municipal de Cuiabá (MT) com um quadro de hemorragia digestiva e com um histórico de infecção e AVC recente. Por conta de várias intercorrências que apresentou, foi transferida para a UTI e permaneceu todo esse tempo em estado vegetativo, chegando a usar sonda para se alimentar e traqueostomia para ajudar na respiração.
Há quase dois meses, começou a melhorar e saiu da UTI, para alegria do filho, que ficou ainda mais feliz quando ela acordou do coma.
“Os exames realizados já não apresentaram mais anormalidades e então, foi retirado o uso da traqueostomia e da sonda nasoenteral. Sinto alegria no coração, minha esperança é levar minha mãe o mais breve para casa. Agradeço a Deus e também o hospital, que nos acolheu, principalmente, os profissionais maravilhosos que cuidaram da minha mãe”, comemorou Eginaldo Gonzaga, filho da Luiza.
A médica Mikaelle Barreto, uma das profissionais que cuidou da idosa no hosptal, descreveu a melhora da paciente como “surpreendente”. Ela destacou que apesar de todo o tempo de internação e do fato de sofrer Alzheimer, a dona Luiza está lúcida e não precisa mais do oxigênio.
Programa Melhor em Casa
O processo agora é avançar na reabilitação para que a idosa possa voltar ao seu lar. Por meio de um programa de saúde chamado Melhor em Casa, a dona Luiza passará pela etapa de desospitalização e receberá cuidados especializados em seu próprio domicílio, ficando perto da família, de todos aqueles que tanto a amam e que muito torceram por sua recuperação.
Além da fé inabalável e da oração do filho e dos entes queridos da idosa, não podemos deixar de destacar também o lindo trabalho feito pelos profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá. E aqui não estamos falando de um só médico ou enfermeiro, mas de todo um time muito dedicado que trabalhou em conjunto.
“A fonoaudiologia ajudou nas terapias para tratamento de disfagia, a equipe da nutrição equilibrou a alimentação da paciente, a fisioterapia motora e respiratória alcançaram excelentes resultados.
A comissão de curativos tratou as lesões e a oxigenoterapia hiperbárica combateu as infecções, com 90 sessões realizadas. Todas essas ações são essenciais e reabilitaram a dona Luiza”, destacou Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, responsável pela gestão do hospital.
Nossos desejos de muita saúde para a dona Luiza e que seja muito, muito feliz!
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.