Programadores criam ‘robô’ para escrever continuação de Harry Potter, mas não esperavam por ISSO

Já pensou em escrever um livro apenas com as palavras sugeridas pelo autocorretor do seu smartphone? Foi isso que a equipe da Botnik Studios fez.

Já imaginou escrever um livro apenas com as palavras que o autocorretor do seu smartphone sugere?

A função, apesar de incomodar quando você está com pressa e precisa enviar uma mensagem, foi utilizada por uma equipe de escritores da Botnik Studios.

Eles utilizaram o software para criar um capítulo da história de Harry PotterO resultado foi hilário e, provavelmente, a melhor coisa que você vai ler hoje.

De acordo com o escritor e editor da Botnik, Nat Towsen, o capítulo escrito pelo computador, cujo título é “Harry Potter e o Retrato que Parecia uma Montanha Grande de Cinzas” foi feito com o uso de um teclado intuitivo.

O teclado tenta adivinhar a palavra que será escrita, com um algoritmo baseado nas sete obras originais de JK Rowling e alguns artigos guia.

Nat escreveu a versão final juntando os textos mais engraçados que sua equipe conseguiu criar e deu seu toque final para que fique mais legível.

Será que essa é mais uma amostra do que a inteligência artificial nos reserva para um futuro próximo? Leia um trechinho e tira suas conclusões sobre a qualidade da “obra”:

“Mágica: algo que Harry Potter achava muito bom.”

Até aí, tudo certo. E o próximo trecho também é bem a cara de Harry:

“A chuva caía como tiras de couro no fantasma de Harry enquanto ele caminhava em direção ao castelo. Ron estava lá sapateando freneticamente.”

Bem coisa de Ron mesmo. Mas, de repente:

“Ele viu Harry e imediatamente começou a comer a família de Hermione. A camisa de Ron era tão ruim quanto ele mesmo.

‘Se vocês dois não conseguem se juntar alegremente, terei que ser agressiva’, confessou a sensata Hermione.”

E a história continua assim. Quase faz sentido, mas, em sua maior parte, um monte de doideiras como:

“Para Harry, Ron era um pássaro barulhento, lento e suave. Harry não gostava de pensar em pássaros.”

E o nosso preferido:

“Eles olharam para a porta, gritando porque ela estava fechada e perguntando se podia ser substituída por um pequeno orbe.

‘A senha é BIFES DE MULHERES’, gritou Hermione.”

Botnik se autodescreve como “um estúdio de entretenimento humano/máquina e uma comunidade de escritores”.

Seus membros são famosos como o escritor Jamie Brew da Clickhole e o editor de cartoons da Revista New Yorker, Bob Mankoff.

O teclado intuitivo é a primeira ferramenta de escrita.

Ele funciona, de acordo com a Botnik, por meio da análise de um corpo de texto “para encontrar combinações de palavras prováveis que normalmente seguem outras”.

As combinações são baseadas na gramática e no vocabulário usado. O resultado foi descrito como “pouco reconhecível e completamente absurdo.”

“Usamos ferramentas computacionais para criar coisas novas e estranhas”, descreve a empresa em seu website.

“Gostaríamos, de forma egoísta, de não substituir a humanidade por algoritmos. Em vez disso, queremos encontrar maneiras naturais para que pessoas e máquinas interajam para criar o que não conseguiriam sem as outras.”

As criações da Botnik não se encerram com o capítulo de Harry Potter. Foram criados, também, roteiros para séries como Scrubs e Seinfeld, romances, dicas de segurança de Halloweeen e colunas de conselhos a adolescentes.

São todas maravilhosas! Veja o capítulo original abaixo:

harry potter

harry potter

harry potter

harry potter

harry potter

harry potter

E as reações no Twitter:

harry potter

“Quero esse livro de Natal!”

harry potter

“Certamente a melhor coisa que eu já li!”

harry potter

“Minha parte preferida é quando Ron usa uma camisa Ron e faz mágica. O Ron original é chato, mas esse merece até um spinoff.

harry potter

“Vocês têm que fazer um livro inteiro assim. Daria um ótimo presente de zoeria. Já estou na fila para encomendá-lo.”

Fonte: theguardian.com e boredpanda.com.

Gostou do capítulo? Compartilhe com seus amigos que também amam Harry Potter!

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.