Ser otimista é um superpoder que você deveria experimentar para ONTEM
Se você não vê motivos para manter um pensamento otimista, este artigo irá fazer você mudar de ideia. Confira o superpoder do otimismo.
O realismo pode ser ruim para sua saúde em muitos casos. Mas você pode agir de uma maneira bem simples que consegue melhorar tudo.
Os otimistas se recuperam melhor dos procedimentos médicos, como a cirurgia de revascularização miocárdica e possuem sistemas imunológicos mais saudáveis.
Os otimistas também vivem mais tempo, tanto no geral como em casos de doenças como câncer, doenças cardíacas e insuficiência renal.
É bem aceito que pensamentos negativos e ansiedade podem nos tornar doentes.
O estresse – convicção de que estamos em risco – desencadeia respostas fisiológicas, como a reação de estresse agudo (ou reação de lutar ou fugir), mediada pelo sistema nervoso simpático.
Querer que sua realidade seja outra é o primeiro passo
O sistema nervoso simpático evoluiu para nos proteger, mas, se ativados a longo prazo, aumentar o risco de condições como diabetes e demência.
O que os pesquisadores agora estão percebendo é que pensamentos positivos funcionam não apenas no alívio do estresse. Então, aquele clichê de que todo mundo fala:
- Pense positivo!
Faz tão bem para você e o seu corpo, que você não imagina. Claro que você não vai fugir de tudo, mas fazer com que seu corpo se sinta melhor já é um começo muito bom.
Eles também têm um efeito positivo:
Sentir-se seguro, ou acreditar que as coisas acabarão bem parece ajudar o corpo a se manter e a se recuperar.
O otimismo parece reduzir a inflamação induzida pelo estresse e também os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.
Ele também pode reduzir a suscetibilidade à doenças, atenuando a atividade do sistema nervoso simpático e estimulando o sistema nervoso parassimpático, que governa o que chama-se de resposta “descansar e digerir” – o oposto da reação de lutar ou fugir.
Tão útil quanto ter uma visão cor-de-rosa do futuro é ter uma visão cor-de-rosa de si mesmo. Então por que não seguir pensando assim, não é mesmo?
Invista nos eu autocuidado
Pessoas com autoestima alta, que se vêem de uma forma mais positiva do que as outras pessoas as vêem, têm respostas cardiovasculares mais baixas ao estresse e se recuperar mais rapidamente.
Além disso, possuem menores níveis basilares de cortisol. Sentir-se bem consigo mesmo fará com que algumas preocupações e problemas não se aglomerem ou te tirem a paz.
Só desejamos que esse pequeno texto possa ter razões o suficiente para te fazer pensar mais positivamente. Uma vida mais feliz é o que todo mundo quer, não é?
Qualquer “conselho” é sempre muito bem-vindo!
***
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos otimistas e também com os pessimistas (para motivá-los a mudar tal visão de mundo)!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.