Um homem se arriscou e resgatou crocodilo que ficou 6 anos com pneu preso no pescoço
Na Indonésia, um crocodilo de mais de 5 metros vivia com um pneu preso no seu pescoço. Graças à coragem de um homem chamado Tili, ele foi resgatado, teve o objeto retirado e voltou para a natureza.
Já imaginou passar quase 6 anos com um pneu preso no seu pescoço? Foi isso que aconteceu com um crocodilo na província de Palu, na Indonésia. Como o animal tem mais de 5,2 metros de comprimento, poucos se atreviam a se aproximar para ajudá-lo.
Sempre que ia tomar banho de sol, era avistado pelos moradores da região com o objeto entalado em seu corpo. Desde 2016 era visto nessa condição, que certamente causava desconforto e prejudicava sua qualidade de vida.
Foram várias tentativas frustradas de capturá-lo. Até que isso mudou! Um morador local chamado Tili, de 34 anos, usou frango como isca e cordas para puxar o réptil.
A operação de captura já durava três semanas e ele foi muito corajoso para fazer o que fez. Claro que, na hora de tirar o crocodilo da água, teve ajuda de outras pessoas – com o tamanho do animal, seria impossível fazer isso sozinho.
“Eu só queria ajudar, odeio ver animais presos e sofrendo”, disse Tili, de acordo a agência France-Presse. Segundo esse verdadeiro herói, as duas primeiras tentativas não deram certo porque as cordas não eram fortes o suficiente para o peso do crocodilo.
“Eu já estava exausto, então deixei eles terminarem o resgate, o crocodilo era incrivelmente pesado, todo mundo suava e ficava muito cansado,” contou ele.
Assim que retiraram o pneu, o animal foi devolvido à água, de volta à natureza para uma vida melhor, mais livre e confortável sem nada preso no seu pescoço. A teoria de ambientalistas é que alguém colocou o pneu de propósito no crocodilo na tentativa de tirá-lo da natureza e colocá-lo em cativeiro.
Reconhecimento
“Ontem foi um dia histórico para nós, estamos gratos pelo crocodilo ter sido finalmente resgatado e agradecemos aos moradores que mostraram preocupação com a vida selvagem”, agradeceu Hasmuni Hasmar, chefe da agência local de conservação.
Em 2020, o governo local tinha lançado uma recompensa financeira para quem conseguisse retirar o pneu do pescoço do crocodilo, mas acabou desistindo por achar a ideia muito perigosa.
De qualquer forma, a agência de conservação pretende recompensar Tili pela boa ação de proteger a vida selvagem. Em seu lugar, muitos teriam medo e seriam incapazes de se aproximar do crocodilo. Mas ele não!
Cheio de coragem e determinação, foi lá e fez o seu ato de heroísmo, contribuindo para a preservação dessa espécie. Apesar de ser muitas vezes visto como assustadores, os crocodilos também sentem dor e são vítimas da ação humana.
Devemos protegê-los da mesma forma que protegemos outros animais. E o exemplo de Tili mostrou isso!
Que seu ato de heroísmo não seja esquecido e reforce a importância de respeitarmos a vida animal e contribuirmos para um planeta melhor não apenas para nós, humanos – mas para todos os seres vivos que compartilham o mesmo lar com a gente.
Créditos: Agência France-Presse; Olhar Digital
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.