Essa com certeza é a história mais emocionante que o Monteiro Lobato criou na sua carreira
Considerada uma das melhores histórias reflexivas do escritor, essa história de Monteiro Lobato é um grande ensinamento de vida.
Bastante conhecido por criar o Sítio do Pica-pau Amarelo em 1920, Monteiro Lobato também é um grande nome das fábulas brasileiras na literatura nacional.
O escritor Monteiro Lobato teve com inspiração para muitos dos seus contos curtos e reflexivos as fábulas de Esopo e La Fontaine.
Com certeza você aprenderá muito sobre a vida e como enfrentar certas circunstâncias da vida ao ler e refletir nos textos de Monteiro Lobato.
Foi pensando nisso que selecionamos uma excelente história emocionante de Monteiro Lobato para você refletir sobre a vida e entender o poder de certas reflexões na vida.
A assembleia dos ratos (Monteiro Lobato)
Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria de uma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à Lua.
– Acho – disse um eles – que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.
Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:
– Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?
Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
A assembleia dos ratos: qual a moral da história?
A história “A assembleia dos ratos”, escrito por Monteiro Lobato, é um tipo de texto que convida as pessoas a refletirem sobre a importância da união.
Além disso, o texto aborda assuntos importantes para nossas vidas, como:
- Coragem para enfrentar os desafios da vida;
- Liderança em momentos de crise e dificuldades.
É através da narrativa em A assembleia dos ratos que Lobato apresenta uma comunidade de ratos que se vê intimidada pela presença de um gato.
Um ensinamento sobre enfrentamento a ameaças
Os ratos na história de Monteiro Lobato, assustados e impotentes diante da ameaça do predador, decidem se reunir para agir com sabedoria.
Em uma assembleia para discutir possíveis soluções, os ratos ensina para todos nós a importância de saber agir diante de ameaças na vida.
No entanto, a reunião se mostra frustrada, pois todos os ratos, embora reconheçam o perigo, não conseguem chegar a um consenso.
Cada um tem uma ideia diferente, mas nenhum deles está disposto a arriscar sua própria vida para enfrentar o gato. Essa reflexão pode ser trazida para nossas vidas diariamente, não é mesmo?
A falta de coragem dos ratos é uma lição de vida
Essa falta de coragem e a incapacidade dos ratos de decidir efetivamente são representações claras dos problemas enfrentados pelas pessoas ultimamente.
Muitas vezes, quando uma pessoa se depara com desafios e perigos, ela tende a recuar, perder o foco e muitas vezes desistir.
Na verdade, o ser humano tende a:
- Recuar;
- Esperar
- Esconder;
- Desistir.
Com isso, os ratos nos dar uma lição valiosa: podemos perceber que a falta de coragem só leva ao prolongamento da situação e ao agravamento dos problemas.
O rato líder é um exemplo de coragem
No contexto de “A assembleia dos ratos” surge a figura do rato líder, que mostra habilidades que devemos desenvolver em momentos de crises, como:
- Coragem;
- Determinação;
- Visão estratégica.
Com isso, o líder entende que é necessário enfrentar diretamente o gato e propõe um plano ousado – será que temos ousadia em resolver nossos problemas?
Um lição de liderança em “A assembleia dos ratos”
O líder dos ratos, ao arriscar sua própria vida em prol da comunidade, ensina também para todos os outros uma grande lição de liderança e coragem.
Monteiro Lobato mostra que é possível superar obstáculos aparentemente insuperáveis por meio da ação unida de todos os envolvidos.
“A assembleia dos ratos” lembra as pessoas sobre a importância de enfrentar os medos e desafios com coragem e união.
Somente quando todos se unir, superando as diferenças e agindo em conjunto, que as pessoas conseguirão superar os obstáculos que surgem em nosso caminho.
Confira aqui no Awebic mais conteúdos sobre Monteiro Lobato:
- Biografia de Monteiro Lobato: obras que marcaram a literatura brasileira
- As melhores frases de Monteiro Lobato para te inspirar com o melhor da literatura
- 15 citações reflexivas de Monteiro Lobato para renovar as esperanças
- 10 textos de Monteiro Lobato para aquecer o coração de amor
Citações de Monteiro Lobato para você ter coragem
A consciência do homem comum mora no bolso, eis tudo…
Contra a força não há argumento.
A coisa que menos me mete medo é o futuro.
E quem acredita em alguma coisa sempre acaba levando na cabeça.
Um governo deve sair do povo como a fumaça de uma fogueira.
Foi pelas ruas da vida que andei descalço e esfolei meus pés de amores vãos.
A Natureza sabe o que faz. Põe as frutas grandes no chão e as pequenas em árvores.
De escrever para marmanjos já me enjoei. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.
O livro é uma mercadoria como outra qualquer; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. Se o livro não vende é porque ele não presta.
…
Você gostou dessa excelente história de Monteiro Lobato para refletir e entender o quando o escritor é importante para a literatura brasileira? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares essas lindas palavras de inspiração.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.