5 hábitos transformadores para melhorar sua autoestima começando agora
Leva menos de uma hora por dia para concentrar seus pensamentos e colocar um esforço consciente em melhorar sua autoestima. Entenda:
Tudo o que você permite em sua mente afeta muito quem você é. E cá entre nós, algumas podem ser bem intensas quando “dada atenção” que não merece.
Cada pensamento tem um efeito correspondente em sua saúde mental, relacionamentos, realização de metas e até mesmo em sua saúde física.
Tudo porque seus pensamentos são energias que governam suas emoções e reações. É uma ferramenta poderosa que pode derrubá-lo ou construí-lo.
A boa notícia é que seus pensamentos não são quem você é
Os pensamentos negativos formam um padrão em sua mente, que passa a operar no piloto automático.
Recentemente, a ciência prova que nossos pensamentos e sentimentos nos permitem manifestar nossos desejos.
Dentro deste contexto, o maior desafio está em aproveitar as suas perspectivas de mudança para ajudá-lo a se concentrar mais nos pensamentos que podem fazer uma diferença positiva e ajudá-lo a construir uma autoestima saudável.
A chave é a mudança. Você pode mudar os padrões de seus pensamentos mudando suas ações. Quando você abre sua mente para a mudança, tomar ações inspiradas é mais fácil.
E geralmente começa com a criação de novos hábitos, mesmo durante 15 minutos por dia. A seguir, os 5 hábitos simples irão renovar sua autoestima:
1. Torne-se consciente diariamente
Plenitude significa estar em um estado ativo de consciência.
Ela ajuda você a se concentrar em seus pensamentos e observá-los como um observador desapegado enquanto tenta não se identificar com eles.
A plenitude é uma ferramenta poderosa para se trabalhar com a sua autoestima, pois conscientiza seu diálogo interior, como você fala consigo mesmo e quais são as palavras que você usa para falar consigo mesmo.
Ao ser consciente, você perceberá o tipo de histórias que está dizendo a si mesmo e aos autojulgamentos que pode ter.
Ela também traz você ao momento presente, dando a você a pausa necessária para fixar seus pensamentos no futuro, ou no passado que não lhe serve mais.
Por estar ciente de seus padrões de pensamento…
Você vai ganhar clareza dos erros do passado que podem ser impedidos de acontecer novamente. Vamos lembrar sempre: passado é passado e pronto.
A plenitude também muda seu conceito próprio à medida que você lentamente aceita a realidade de que sua autoestima não depende dos fatores externos, e sim da maneira como você vê e aceita a si mesmo como você é.
Há muitas opções no menu de plenitude, como meditação, yoga, qigong, exercícios de respiração, música de ondas alfa e caminhada, para citar alguns.
Apenas comece com o que é mais fácil para você e se comprometa a fazer isso todos os dias. Isso vai transformar a sua vida.
Você pode não obter resultados instantâneos, mas quando mantiver a rotina, eventualmente, você conseguirá.
2. Elimine sua conversa interna negativa
Se você achar que é o seu pior crítico, pode ter se entregado a uma conversa interior destrutiva. Mudar este hábito não é fácil se você estiver fazendo isso por anos.
Mas calma! Não é impossível. Pelo contrário, é inovador!
Afirmações positivas direcionadas a você mesmo são ideais, mas podem apenas se voltar contra você, já que cada parte de você se apega à ideia negativa que você tem de si mesmo.
Se você é uma daquelas pessoas que pensam que essa história de afirmar é de Carochinha, teste por alguns dias. E de nada, ok?
A primeira coisa que precisa fazer é reconhecer que se machucou profundamente. Diga a si mesmo que agora você está desperto e quer estabelecer um relacionamento amoroso.
Peça perdão!
Em seguida, substitua lentamente o negativo por palavras positivas e edificantes. Aos poucos, você irá começar a se sentir melhor consigo mesmo.
Seja compassivo, como se estivesse falando de coração a coração com uma pessoa querida por você. Tenha calma.
Seja paciente se seu progresso for lento.
O que importa é a ideia de que, um dia, você pode ser seu melhor amigo.
3. Seja sempre grato
Cultivar um coração agradecido encoraja você a se concentrar nas coisas boas que a vida lhe deu. Você pode ter esquecido essas coisas enquanto ainda estava se machucando.
Uma vez que você se abre para as bênçãos que o cercam, tudo começa a se tornar vivo. Simplesmente abrir bem os braços e ser grato pelo momento é um bom lugar para começar.
Ter um diário de gratidão também é uma grande ajuda
Você pode listar todas as coisas pelas quais você é grato durante o dia, mesmo que seja tão pequeno quanto comer sua comida favorita ou ter uma borboleta passando por você.
À medida que você se torna cada vez mais grato a cada dia, atrai mais coisas para ser grato. É um vício de felicidades!
4. Planeje seu dia com antecedência
Embora você não possa realmente esperar que tudo aconteça como planejado, planejar seu dia com antecedência é útil para se sentir motivado e fazer as coisas que estão na sua lista de prioridades.
Ter definido seus objetivos, mas não fazer nada sobre eles, contribui para diminuir a autoestima, porque você se verá como incompetente.
Por outro lado, se você escreveu sua lista e fez tudo ao final do dia, você se sentirá eficiente. É uma ótima sensação.
Alcançar o sucesso, mesmo em pequenas coisas, é a base para atingir metas maiores. E tudo isso sempre começa aos pouquinhos.
Quanto mais metas você alcançar, mais forte será a confiança que você terá em si mesmo. Uma confiança saudável em si gera uma autoestima saudável.
Se você tem grandes metas, divida em pequenos pedaços e trabalhe nelas diariamente. Vai dar tudo certo!
5. Faça atos simples que contam
Seu sorriso é o investimento mais valioso que, quando dado, você colherá imediatamente a recompensa. Fazer atos simples como esse aumenta sua autoestima e eleva seu humor.
Você vai melhorar sua autoestima quando fizer constantemente as coisas que estão alinhadas com seus valores.
Basta um pequeno esforço, como ligar para um amigo doente, enviar uma nota de agradecimento, agradecer aos outros, dizer palavras amáveis ou até mesmo se mimar com uma massagem suave.
Leva menos de uma hora por dia para concentrar seus pensamentos e colocar um esforço consciente em melhorar sua autoestima.
Só é difícil quando você pensa que é
Mas uma vez que você desenvolve esses hábitos, não melhora apenas sua autoestima, mas também a qualidade de sua vida.
Se esforce um pouco. Temos certeza de que isso será apenas o começo das grandes mudanças e conquistas que você conseguirá ao longo dos meses e anos.
Uma seleção com artigos para melhorar sua auto-estima
E claro, não poderíamos ficar apenas nas dicas, se você gostou e se sentiu motivado, temos uma seleção que vai te fazer querer desenvolver melhor esse autocuidado chamado se amar:
- 5 mantras para renovar seu amor-próprio e manter o autocuidado em dia
- Autocuidado espiritual: consiga estabelecer sua fé e ser uma pessoa esperançosa
- 16 maneiras bem simples para você se amar de novo
- Esses 8 hábitos te farão entender a importância do autocuidado mental
- 80 frases de ELOGIOS para enviar e ter ainda mais amor-próprio
Você merece ser a melhor versão de você!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.