Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI)

A Catedral de Milão é um verdadeiro espetáculo e merece sua visita. Confira todas as dicas para aproveitar ao máximo essa aventura...

Já pensou em conhecer a terceira maior igreja da Europa? Montamos um guia completo para você visitar a catedral de Milão e aproveitar a melhor experiência quando estiver na Itália.

O Duomo de Milão é um dos maiores cartões postais da Europa. A construção é realmente surpreendente e deixa os turistas e visitantes de queixo caído. 

A igreja levou 400 anos para ser finalizada e possui traços arquitetônicos marcantes do estilo gótico. Se você está em Milão para uma viagem rápida ou conexão, faça um esforço para visitar a catedral ou pelo menos apreciar sua fachada. 

Quer saber a melhor forma de aproveitar este destino? Confira todas as dicas para aproveitar a catedral de Milão e ter uma viagem inesquecível para a Itália.

Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI) (Imagens: Unsplash)

Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI) (Imagens: Unsplash)

Como chegar na Catedral de Milão? 

Se essa é a sua primeira dúvida, pode ficar tranquilo porque vamos te explicar os melhores meios de locomoção para você chegar até a catedral. 

É óbvio que para começar esse passeio você precisa estar na Itália. Os visitantes que estiverem saindo do terminal 1 do aeroporto de Malpensa, que podem seguir em trens da Malpensa Express por 13 EUR. 

Você vai precisar pegar a linha vermelha e…

3 paradas depois, é só descer na estação Duomo. Caso você já esteja na cidade e deseje se deslocar de trem, nem sequer precisa sair da estação central de Milão para poder pegar o metrô. 

Apenas encontre a entrada para a linha amarela e deixa 4 paradas depois na estação Duomo. Agora é só subir as escadas rolantes para encontrar esta catedral que é tão impactante.

Aproveite que está na cidade para conhecer outras atrações turísticas de Milão. Essa é a melhor forma de complementar o seu roteiro. 

Atrações que você vai encontrar: 

Provavelmente, você está curioso para saber o que vai encontrar na catedral, não é mesmo? Foi por isso que reunimos as principais atrações e atividades que você deve fazer quando estiver visitando Milão. 

Catedral 

Somente quem entra dentro desta igreja consegue compreender sua magnitude. Uma vez dentro dela, você pode conhecer as capelas laterais e a cripta de São Carlos Borromeo. 

Uma das figuras mais enigmáticas da catedral é a estátua de São Bartolomeu dessecado, onde ele segura a própria pele como se fosse um manto. 

Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI) (Imagens: Unsplash)

Museu 

O ingresso para adentrar na catedral inclui o passeio pelo museu do Duomo. O acervo foi feito com o intuito de contar a história de cada fase da construção da catedral, além de expor aos visitantes alguns tesouros. 

O interior do museu também conta com muitas esculturas, artigos religiosos e vitrais originais verdadeiramente impactantes.

Esse é um dos melhores lugares para você fazer registros e guardar recordações. Além disso, é uma oportunidade de você compreender melhor a história e a constituição da sociedade italiana. 

Área arqueológica 

Essa é a forma que a catedral de Milão encontrou de preservar um pouco da história que ocorreu antes de sua construção.

Na área arqueológica, existem ruínas das 2 igrejas que existiam no local onde hoje está a catedral. 

Os visitantes podem fazer uma verdadeira imersão nas ruínas da igreja Santa Tecla e Santa Maria Maggiore. 

Terraço 

Essa é uma das áreas favoritas, segundo os turistas nos principais sites de ranqueamento turístico. Realmente é imperdível conhecer o telhado da catedral e observar a cidade de Milão através de outra ótica. 

O telhado pode ser percorrido em sua totalidade, e a vista privilegiada dos pináculos e estátuas que compõem a construção, torna o lugar perfeito para você fazer os melhores registros da viagem.

Você pode chegar até o telhado através da subida original, composta por uma escada em espiral bastante estreita e com mais de 200 degraus. 

Quem estiver com uma graninha extra, pode pagar uma taxa para subir até o terraço de elevador. 

Como adquirir os bilhetes? 

Os italianos sabem mesmo como organizar uma atração turística. A catedral de Duomo é um grande exemplo disso. Para manter a estrutura em boas condições e garantir a visitação confortável de todos os turistas, você precisa comprar os bilhetes. 

Quem adquire o ticket com antecedência, garante o passeio durante os dias em que a viagem está programada. Existe um acréscimo de 50 centavos de euro, mas com certeza vale a pena pagar para não perder esta atração. 

Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI) (Imagens: Unsplash)

Também é possível comprar os ingressos na hora

Eles são comercializados dentro do o Palácio real, é difícil que fica ao lado direito da Catedral do Duomo. A bilheteria é super organizada e conta com guichês de atendimento e máquinas de autoatendimento, ideal para os turistas que desejam fazer a compra no cartão. 

O melhor de comprar o bilhete na hora é que você também vai conhecer o Palácio Real. Você não precisa ficar preso na fila para adquirir os ingressos. Logo na entrada você receberá uma senha e pode circular pelo salão do edifício até que o seu número seja anunciado no painel. 

Valores dos bilhetes avulso 

Você pode comprar bilhetes com acesso à catedral e ao museu por 3 EUR. Se deseja visitar apenas a área arqueológica, o ingresso vale 7 EUR. Para visitar apenas o terraço, indo de escada, o ingresso custa 9 EUR. Caso deseje subir de elevador, o ingresso custa 13 EUR. 

Valores dos ingressos combinados 

Se você quer conhecer todas as atrações da Catedral de Milão, o que com certeza vale a pena, o mais indicado é que você compre um ingresso que te dê passe livre por todo o complexo.

Por 12 EUR, você adquiriu o bilhete que prevê a chegada ao terraço através da escada. O ingresso de 16 EUR, te dá o direito de subir de elevador. 

Regras para visitar a catedral: 

Um guia completo para fazer uma visita à Catedral de Milão (roteiro e valores AQUI) (Imagens: Unsplash)

Existem algumas recomendações para que os visitantes tenham o melhor aproveitamento do passeio. Primeiro você precisa adquirir o ingresso e ir para a fila que se forma em frente à catedral. É comum que durante a alta temporada a espera na fila seja mais longa. 

Para evitar problemas com violência ou terrorismo, os visitantes são revistados por guardas antes de adentrar na catedral de Milão. Tenha atenção com as bebidas e líquidos que possam estar na sua bolsa. Itens como perfumes e desodorantes em spray podem ser e confiscados. 

O templo também exige que você esteja vestido de acordo. Não esqueça de cobrir os ombros e os joelhos. Se estiver viajando durante o verão, vale a pena levar um lenço ou xale para cobrir-se melhor. 

Giovanna Souza
Escrito por

Giovanna Souza

Jornalista, redatora, gerenciadora de mídias sociais e astróloga! Sempre antenada com as trends digitais e novidades relacionadas ao bem-estar humano!