Gincana consegue remover 18 toneladas de lixo do rio
Pensando em trazer uma mensagem de conscientização, projeto cria gincana e consegue retirar 18 toneladas de lixo do Rio Capibaribe.
Ainda ontem, uma competição bem legal aconteceu em Recife, capital de Pernambuco, que reuniu cerca de cem pessoas dispostas a ajudar o meio ambiente e vencer.
A gincana chegou a ser realizada pelo projeto que se chama “Há gosto pelo Capibaribe”, que cheios de amor, eles mostram um trabalho muito importante sobre a conscientização e cuidado com o rio.
Neste ano, o vencedor que conseguisse resgatar das águas a maior quantidade de lixo, ganharia o prêmio de R$500 e todos os que participam ganham uma ajuda de custo no valor de R$100 e uma cesta básica.
No ano passado, a edição da gincana acabou não acontecendo por causa da pandemia. De acordo com os organizadores, quem venceu conseguiu juntar 1,724 toneladas de lixo, que foi o pescador Gilberto Xavier da Silva.
Tudo começou ainda pela manhã de ontem, onde as embarcações começaram a sair para a competição por volta das 8h e só encerram por volta das 16h.
De acordo com a a professora e educadora do projeto Virginia Menezes, o projeto vai muito mais além que uma premiação em dinheiro para o vencedor. E disse mais:
“O intuito do movimento é sensibilizar a população e os governantes para conscientização ambiental, para os resíduos que são jogados no rio, os resíduos tanto visíveis como invisíveis, que é o esgoto”.
Nesse ano, eles conseguiram juntar cerca de 18 toneladas lixo. O portal do G1 em Pernambuco até citou o que foram encontrados em grande quantidade:
- 400 pneus,
- 130 colchões,
- 210 vasos sanitários,
- 150 capacetes,
- 140 televisões,
- 110 cadeiras
- e 65 Geladeiras.
Isso mesmo que você leu, 65 geladeiras. Dá para acreditar nisso? Além disso, os participantes conseguiram encontrar garrafas de vidro o suficiente para encher 40 sacos e mais de 400 garrafas pets.
Um projeto que vem trazendo amor para uma cidade
Como chegamos a falar, esse projeto não acontece apenas para ajudar os participantes de doar uma quantia em dinheiro para quem conseguir resgatar mais lixo de dentro da água.
A mensagem que tudo isso passa é de m valor enorme que a população acaba esquecendo completamente quando usam o rio como depósito de lixo sem nenhuma preocupação.
O vencedor, seu Gilberto, disse ainda que faz questão de ajudar sempre, pois está cuidando do local de trabalho dele e de seus amigos, que por causa do lixo, acabam sendo prejudicados de todas as formas.
E disse mais: “Quando eu vou pescar a gente encontra muito lixo, muito pneu velho. Tenho certeza que dava para encher vários caminhões. […] O que motiva a gente a participar é poder limpar o rio e conseguir pescar melhor mesmo”.
Todo o lixo foi encaminhado para a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que dará o destino correto desse descarte de lixo.
Fonte: G1 PE
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.