Gata mais velha do mundo entra para o Livro dos Recordes com 27 anos. Confira essa história fofinha e extraordinária!
Aos 27 anos, uma gatinha britânica se tonou a gata viva mais velha do mundo, de acordo com o Guiness Book. Conheça a história de Flossie, essa simpática felina!
A expetativa de vida de um gato doméstico costuma variar entre 12 e 18 anos, quando bem cuidado, castrado, com as vacinas em dia e sem acesso aos perigos da rua. Mas uma bichana britânica superou qualquer média e entrou para o Guiness Book como a gata viva mais velha do mundo!
Com um pelo escaminha super charmoso, a idosa de quatro patas recebeu o reconhecimento oficial aos 26 anos e 329 dias de idade – aproximadamente 120 anos em anos humanos, de acordo com o livro de referência recorde.
Fossie nasceu em 1995 e hoje comemora suas quase três décadas de vida com esse reconhecimento pra lá de importante. Quem não esperava tal conquista era a sua dona, Vicki Green. Em entrevista ao site oficial do Guinness Book of World Records, ela afirmou que sempre soube que a felina era uma gatinha especial, mas que nunca imaginou que dividira a sua casa com uma recordista mundial.
Apesar da idade avançada, Flossie ainda não tem pelos grisalhos em sua pelagem marrom e preta. Os sinais da passagem do tempo se dão na sua visão limitada e na sua surdez. Mas, no geral, ela tem uma saúde ótima, como explicou a sua tutora.
“Ficamos pasmos quando vimos que os registros veterinários de Flossie mostravam que ela tinha 27 anos”, disse Naomi Rosling, coordenadora da filial da Cats Protection, ao saber da idade da bichana. A Cats Protection é uma instituição de caridade do Reino Unido dedicada a resgatar e realojar gatos abandonados ou desabrigados.
De acordo com Vicki, a gatinha ainda é brincalhona, curiosa e parece não se importar tanto com a surdez. Em relação a visão do animal, ela disse que Flossie consegue se adaptar rapidamente a novos ambientes.
VIDA LONGA À FLOSSIE
A história dessa senhorinha felina começou na metade da década de 90. Ainda filhote, ela e seus irmãozinhos vagavam livremente perto de um hospital quando foram adotados por uma funcionária do local.
Porém, a sua primeira tutora faleceu em 2005 e Flossie passou então ser cuidada pela irmã da mulher. Mais 14 anos se passaram e a outra dona da gatinha também morreu, deixando a bichana desabrigada mais uma vez.
Sem tutores, Flossie foi encaminhada para um abrigo de animais onde, mais tarde, Vicki a conheceu. “Sempre quis dar aos gatos mais velhos uma vida confortável”, disse ela, na esperança de inspirar outras pessoas a adotar animais de estimação mais velhos.
Atualmente, o recorde é de Flossie, no entanto, o gato mais velho que já existiu se chamava Crème Puff, que atingiu a idade de 38 anos e três dias e morreu em 6 de agosto de 2005.
Que história mais fofa, não é mesmo? Por aqui, a gente deseja muitos anos de vida para Flossie com muita saúde, amor e petiscos gostosos!
Fonte: People.
Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.