Garota de 12 anos cria garrafa comestível para reduzir a quantidade de plástico na natureza

A quantidade de plástico poluindo os oceanos é um grande problema que o mundo enfrenta. Pensando nisso, a jovem Madison, de apenas 12 anos, criou uma garrafa comestível que tem potencial de, futuramente, ocupar o lugar das garrafas plásticas.

Uma coisa sempre chamou a atenção da jovem Madison Checketts, de 12 anos, nas praias em que ia passear com a família na Califórnia, nos Estados Unidos. Todos os anos, ela reparava na grande quantidade de garrafas de plástico que encontrava na areia e no mar. Essa situação a motivou a estudar sobre a poluição nos oceanos e a desenvolver uma invenção genial: uma garrafa feita de material comestível!

A garrafa que a Madison criou tem o nome de Eco-Hero e rendeu à jovem o primeiro lugar na feira de ciências da sua escola primária, localizada no estado norte-americano de Utah. Com essa conquista, a estudante foi para uma competição nacional chamada Broadcom Masters Competition 2022. Não se trata de uma disputa qualquer, mas, sim, do maior evento de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para alunos do ensino médio dos EUA. A Madison ficou entre os trinta finalistas!

Com apenas 12 anos, Madison desenvolveu uma garrafa que pode ser de grande ajuda na preservação dos nossos oceanos (imagem: reprodução/Society for Science)

Mas como funciona de fato essa garrafa? Bom, explicando de forma breve, ela é feita de um material gelatinoso formado por lactato de cálcio, goma xantana (um aditivo alimentar comum), alginato de sódio, suco de limão e água. Muitos testes foram realizados até que o experimento desse certo e tivesse uma estrutura que pudesse, ao mesmo tempo, armazenar a água e ser comestível.

“Foram necessárias muitas tentativas para deixar a membrana forte o suficiente para que não estourasse em minhas mãos. Muitas vezes, quando eu tentava pegá-la, ela simplesmente desmoronava, e esse era um dos maiores problemas. A camada externa e a água tinham gosto de sabão. Para superar esse problema, adicionei uma colher de chá de suco de limão à solução de lactato de cálcio para melhorar o sabor e fazer com que durasse mais”, explicou Madison, segundo a revista Galileu.

A garrafa equivale a três quartos de um copo de água (imagem: reprodução/Madison Checketts)

Biodegradável

De acordo com a jovem, a membrana do qual é feita a garrafa tem a textura de uma bala de goma e um sabor levemente cítrico. Quando a pessoa passa a mastigar, ela não tem gosto. Mas e se você não quiser comer a garrafa?

Aí entra mais uma vantagem da Eco-Hero. Ela é biodegradável, ou seja, é rapidamente decomposta no meio-ambiente e não causa tantos danos como o plástico que estamos acostumados a usar no dia a dia. Quer mais um ponto positivo? A garrafa da Madison não exige valores absurdos para ser produzido. Ela tem custo de cerca de 1,20 dólar.

É uma inovação muito bem-vinda em um mundo no qual temos cerca de 150 milhões de toneladas de plástico poluindo os oceanos, destruindo biomas e causando diretamente a morte de vários animais que confundem o material com alimento. Parabéns à Madison e que logo a nova garrafa seja produzida em larga escala!

Fonte: Galileu

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.