Sensacional! Game que simula vida de gata de rua é criado para combater abandono animal

Estudantes do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale desenvolveram o game "Onde Está Mel?", que simula a vida de uma gata de rua. O jogo é uma forma de conscientizar as pessoas contra o abandono animal.

Se as pessoas que abandonam animais sentissem na pele o sofrimento desses bichinhos, certamente pensariam duas vezes antes de fazer isso. É essa a proposta do game Onde Está Mel?, que simula a vida de uma gata abandonada na rua dentro de um saco de preto, como se fosse um lixo ou um bicho morto. O jogo foi criado por estudantes do curso de Jogos Digitais da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo (RS).

“A ideia é impactar, mostrar o que acontece com o bichinho da porta pra fora. Eu conheci gente que jogou e ficou triste. Mas tenho certeza que nunca vão abandonar um animal” , disse, ao Diário Gaúcho, Francisco Sampaio, de 24 anos, o programador do jogo. De acordo com ele, a gata, chamada Mel, dá a luz a dois filhotinhos na rua, reforçando ainda mais a importância de cuidar bem e não abandonar.

O jogo Onde Está Mel? foi desenvolvido em apenas quatro meses, considerado um tempo surpreendente para a complexidade que esse tipo de projeto exige (imagem: Tiago Boff/Agência RBS)

Os alunos capricharam no desenvolvimento do game, com direito a cenário 3D, gráficos e movimentos que lembram muito um felino da vida real. A gata até se espreguiça e dorme enrolada. Merecidamente, o jogo chegou à final da SBGames 2022, competição que reconhece os melhores trabalhos na área de entretenimento digital.

Segundo o professor Eduardo Müller, coordenador do curso de Jogos Digitais, o desenvolvimento de projetos que tragam contribuições para a sociedade é um dos pilares do currículo na universidade.

“Acho importante mostrar o quanto nosso trabalho, como desenvolvedores de jogos criativos e contadores de história, consiga trabalhar com um projeto que possa ajudar outras pessoas, e por que não, os animais.”

Confira o trailer abaixo:

 

Aliás, o pontapé para tudo isso veio do professor, que se considera “gateiro”. Ed, como é conhecido na faculdade, provocou os alunos a pensarem em uma ideia para ajudar os pets. Combinando diversão com conscientização, Onde Está Mel? é uma iniciativa incrível.

O projeto, além disso, também está arrecadando doações para o Gatos da Corte, organização sem fins lucrativos que cuida de animais abandonados em Novo Hamburgo. A instituição aceita doações de ração, de areia, de medicamentos ou de qualquer valor. Todo o dinheiro arrecadado será usado para bancar os custos dos atendimentos – saiba mais clicando aqui.

Se você ficou curioso para jogar Onde Está Mel?, faça o download gratuito do game neste link aqui. Desenvolvido em quatro meses, considerado um tempo surpreendente para a complexidade desse tipo de projeto, o jogo segue em atualização pelos desenvolvedores.

Parabéns a todos os estudantes envolvidos nesse projeto sensacional! Que ele alcance uma grande repercussão e ajude a mudar a triste realidade do abandono animal.

Fonte: Diário Gaúcho

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.