8 frases que você nunca deve usar ao falar com crianças segundo psicólogos
Tudo o que um pai ou mãe faz e como o faz se torna parte integrante da psique de seu filho e a maneira como falamos com nossos filhos se torna sua voz interior. Não importa o quão bravo você esteja, você nunca deve dizer algumas frases aos seus filhos. Entenda:
Quando nascemos, nossos pais são tudo o que temos neste mundo. Nós não seríamos quem somos hoje sem eles.
Nossos pais são as pessoas que buscamos para obter apoio e orientação. Eles devem nos manter seguros em todos os momentos e garantir que, quando crianças, sigamos suas regras.
No entanto, como seres humanos, somos todos capazes de cometer erros.
Quando criança, muitas vezes não pensamos em nossos pais como “apenas humanos”, os vemos como mais do que isso. Essas pessoas que chamamos de mamãe e papai são nossos criadores, guardiões, protetores.
Eles são Deuses e Deusas aos nossos olhos quando crianças; não há nada que mamãe e papai não possam fazer.
Tudo o que um pai ou mãe faz e como o faz se torna parte integrante da psique de seu filho.
A maneira como falamos com nossos filhos se torna sua voz interior. Diz a eles o que é certo e o que é errado.
Se você fica frequentemente zangado e frio com seus filhos, eles irão carregar isso até a idade adulta. Eles farão com eles mesmos a mesma coisa que você está fazendo para eles.
Todos nós cometemos erros, se você está cometendo um agora, por que não corrigi-lo?
Queremos que nossos filhos tenham uma voz interior que não os insulte.
Se você é simpático e motivador com seu filho, ele assumirá isso como sua voz interior; isto provará ser muito mais eficiente do que ter uma voz interior que os faça se sentirem inúteis.
As frases abaixo são aquelas que você NUNCA deve dizer aos seus filhos, não importa o quão bravo você esteja ou o que eles fizeram.
Confira:
1. “Pare de chorar agora!”
Mesmo que não haja motivo para o seu filho chorar naquele momento, não faça com que ele se sinta estúpido por fazê-lo e por não conseguir parar. Eles não conseguem controlar suas emoções.
Eles merecem sentir o que estão sentindo, se você diz isso ao seu filho, você está o programando para pensar que não é bom ter emoções. Ele acabará suprimindo tudo.
Você deve tentar dizer outra coisa em situações como esta.
Algo como: ”Tudo bem chorar, mas você ainda precisa entender que o que fez foi errado”.
Isso vai te levar muito mais longe.
2. “Estou decepcionado com você!”
Os pais dizem isso a seus filhos quando estão encrencados e já se sentindo mal sobre si mesmos e o que quer que tenham feito.
Quando seu filho faz algo errado, ajude-o a encontrar o caminho certo sem deixá-lo pensar que é uma decepção.
Tente dizer algo como: “O que você fez foi errado, vamos falar sobre isso, tudo bem?”
3. “Você não é [algo] o suficiente!”
Ao dizer ao seu filho que algo está faltando neles, seja no interior ou exterior, você o machuca. Embora você não está dizendo especificamente que eles não são suficientes, você está implicando isso.
Isso é algo que vai crescer em seu filho, sentindo não é bom o suficiente na vida em geral, se você não resolver isso em breve.
Tente dizer “Você é [algo] o suficiente, podemos trabalhar mais para isso”.
4. “Crianças crescidas não sentem medo.”
Sim, elas sentem.
Isso não está protegendo seu filho de forma alguma. Ele está assustado; você não pode parar o medo dizendo a ele para não ter medo.
Todo mundo às vezes fica com medo, até você. Enfrente seus medos em vez de fugir deles. É isso que você deve ensinar aos seus filhos.
Diga algo como: “Não há problema em ter medo, todo mundo fica com medo às vezes, mas eu sei de algo que vai ajudar.”
5. “Você é inútil!”
Isso é algo que você nunca deve dizer aos seus filhos. Você é a pessoa a qual eles buscam mais aprovação. Eles não devem ter medo do que você possa pensar deles.
Ao dizer isso, você está preparando eles para uma jornada em busca de aprovação de onde quer que eles possam obtê-la.
Tente dizer algo como: “Ninguém é perfeito, querido, você fará melhor da próxima vez”.
6. “Você é uma criança ruim!”
Você nunca deve fazer com que seu filho se sinta como se fosse ruim. Isso também vai junto com o uso da palavra “podre”.
Você deve tentar usar a frase “O que você fez foi ruim”, porque suas ações podem não ser tão boas quanto você gostaria que fossem, mas isso não deveria fazer você pensar negativamente em seu filho como um todo.
Todos cometemos erros, isso não significa que somos pessoas terríveis.
7. “Eu faço tudo para você!”
Dãã, este é seu filho, você deve fazer tudo por ele. Você não deveria estar colocando isso contra ele; ele não escolheu nascer.
Você deveria ter vergonha de si mesmo se disse isso ao seu filho. Ele não é o problema quando se trata do que você faz para ele.
Ele está lá para você cuidar dele, não o contrário.
8. “Você está gordo(a).”
Isso é algo que também não deveria estar nessa lista. Você nunca deve desanimar seus filhos assim.
Se você tem um filho gordo, ele já sabe que é gordo.
Ele, sem dúvida, ouve sobre isso de outras crianças todos os dias. O lar deve ser um lugar seguro, não um lugar onde ele vai sofrer bullying.
Tente dizer algo como “Estou pensando em entrar em forma e ser saudável, você quer tentar comigo? Eu não quero fazer isso sozinho.”
Rotulagem negativa, como chamar seu filho de gordo, vai levar a distúrbios alimentares e uma imagem corporal não saudável, sem dúvida.
Cuidado com o que você diz aos seus filhos. Eles são os que estarão lá para cuidar de você quando não puder mais cuidar de si mesmo.
Se eles crescem odiando quem eles são e como você os tratou, você não terá um cuidador quando chegar a hora.
Ame seus filhos por quem eles são e encoraje-os a fazer o bem, não os desanime.
Inspirado pelo trabalho original de Erin Janus
—
Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Peace Quarters.
Imagens: pexels.com e pixabay.com
Compartilhe este texto com seus amigos que têm filhos!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.