7 formas erradas de tentar evitar conflitos: você pode estar piorando e não vê
Com certeza alguns conflitos podem ser evitados se as pessoas souberem como lidar com essas situações. Confira aqui algumas formas erradas de tentar evitar conflitos.
São várias as situações e comportamentos humanos que podem afetar de forma drástica alguns conflitos da vida.
A verdade é que alguns modos de agir em determinadas situações de conflitos podem prejudicar ainda mais o processo de paz.
Por isso é fundamental você entender e evitar alguns erros ao lidar com conflitos na vida e de fato gerar bons resultados e tranquilidade no convívio com outras pessoas.
Foi pensando nisso que selecionamos algumas formas erradas de tentar evitar conflitos que você pode cometer e piorar ainda mais a situação da discussão.
7 formas erradas de tentar evitar conflitos
Pessoas maduras que entendem a importância de serem mais ativas e responsáveis ao saberem lidar com conflitos da vida.
Confira a seguir algumas formas erradas de tentar evitar conflitos e entenda como a maneira como você age pode interferir drasticamente nos resultados das discussões com outras pessoas.
1 – Não saber ouvir
Não subestime jamais a importância de realmente ouvir outra pessoa e ter mais empatia e compaixão ao lidar com conflitos do dia a dia.
Com certeza você irá impedir vários riscos e consequências na sua vida e relação social com outras pessoas ao se aprimorar no ouvir.
Infelizmente, muitas pessoas acabam interrompendo, revirando os olhos e até mesmo insinuando gestos negativos durante o conflito.
Em vez de agir como criança e uma pessoa imatura, entenda a importância de ser uma pessoa melhor e saber ouvir o outro lado por mais que você não concorde.
2 – Tentar “vencer” a discussão todo tempo
Tenha ciência de que o objetivo de uma discussão não é vencer ou perder, mas sim resolver problemas e encontrar paz e harmonia nas interações sociais com outras pessoas.
Nunca cometa o erro de tentar vencer de todas as maneiras um conflito com outra, isso porque esse tipo de comportamento só irá gerar mais:
- Desconforto;
- Desrespeito;
- Inimizade;
- Mais conflitos.
Seja uma pessoa que sabe defender os seus pontos de vista e saber expressar suas opiniões sem prejudicar o ouvido e falar da outra.
Entenda melhor o lado da outra pessoa e ter a humildade de reconhecer os seus erros de forma madura, tentando ao máximo não ser o vencedor de um conflito.
3 – Atacar o caráter da pessoa
É importante você sempre lembrar que o respeito é primordial ao discutir ou debater algum tipo de conflito na vida com outra pessoa.
Mesmo que você não goste de algum gesto e comportamentos, você precisa manter um relacionamento saudável e não ser uma pessoa que gera ainda mais problemas.
São várias as pessoas que cometem erros grotescos em tentar atacar o caráter e a dignidade das pessoas para vencer um conflito, prejudicando ainda mais a solução da situação.
4 – Jogar a culpa
O erro de muitas pessoas é tentar terceirizar a culpa e não avaliar a necessidade de ambas as partes encontrar uma solução adequada para o conflito.
Visto como um comportamento extremamente imaturo, jogar a culpa na outra pessoa pode ser ainda mais conflitante e prejudicial para as condições humanas.
Por isso, é fundamental você ter a humildade e dizer não a fraqueza de tentar descredibilizar e enfraquecer o argumento de outra pessoa com culpa.
Se foi você o responsável por diversos erros que levou ao conflito, tenha responsabilidade e compromisso em admitir suas falhas e reconhecer que a solução virá de sua parte.
Apesar da crescente quantidade de pessoas que amam terceirizar a culpa, tenha o compromisso e responsabilidade de assumi-los os seus próprios erros.
5 – Bloquear uma resolução de conflito
Infelizmente, são várias as pessoas que amam bloquear uma resolução de um conflito e não agrega em nada em trazer a paz e harmonia em uma discussão.
Discutir com uma pessoa problemática e negativa ao impedir a evolução de uma conversa madura é extremamente difícil e desafiador.
Por isso é muito importante saber lidar com absurdos como esses e criar situações em que o relacionamento social das pessoas diante de uma resolução de conflito seja pacífica.
6 – Evitar totalmente conflitos
Apesar de muitas pessoas acharem esse tipo de comportamento um ato irresponsável e sem compromisso é bastante difícil saber lidar com pessoas isentas.
Não cometa o erro de tentar evitar totalmente um conflito e não assumir a responsabilidade de sua parte em contribuir para que tudo saia com bons resultados na discussão.
À medida que a tensão aumenta diante de um conflito e um debate acalorado, muitas pessoas imaturas e responsáveis acabam evitando essa situação para não serem prejudicadas.
Na verdade, esse comportamento isento pode aumentar ainda mais uma discussão e gerar resultados negativos diante de um conflito.
7 – Ser uma pessoa defensiva
A verdade é que negar a responsabilidade na questão dos conflitos pessoais pode parecer um alívio momentâneo de estresse, mas isso pode ser um grande erro.
Ser uma pessoa muito defensiva pode gerar vários problemas no futuro e até mesmo dificuldade em tentar evitar alguns conflitos.
Você já parou para analisar que muitas pessoas que buscam em você algum tipo de discussão ou conflito uma parte ativa na situação?
A sua passividade e desmotivação em tentar gerar alguma discussão para levar alguma solução pode gerar ainda mais problemas diante de alguns conflitos da vida.
Em vez de você só ficar abordando passivamente e defensiva algumas reclamações de uma pessoa, busque ter objetivo e disposição para entender o ponto de vista dessa pessoa e resolver os problemas.
As pessoas defensivas geralmente:
- Negam envolvimento na discussão;
- São irresponsáveis em não assumir riscos;
- Apresentam passividade sem medo das consequências;
- Contribuem com mais problemas na discussão ao ficarem calados.
O que você precisa ter ciência é que pessoas defensiva e muitos locais de conflitos podem aumentar o problema a longo prazo.
Na verdade, uma pessoa madura eficiente é uma das consequências de um conflito que se torna uma pessoa mais ativa e comprometida em resolver problemas.
…
Você gostou de saber de algumas formas erradas de tentar evitar o conflito, piorando ainda mais a situação? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de como evitar complicações em relação a conflitos na vida.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.