Pesquisa de Harvard revela uma forma divertida de ser mais bem-sucedido

Será que não existe um método cientificamente comprovado de atingir o sucesso que seja um pouco mais divertido? Há sim! Entenda:

Todos nós queremos ser mais bem-sucedidos.

Mas tudo que você lê provavelmente soa como muito trabalho. Não há um método cientificamente comprovado que seja um pouco mais… divertido?

Há sim.

Shawn Achor é o autor best-seller de O Jeito Harvard de Ser Feliz e, durante anos, ele estudou exatamente isso em Harvard: a felicidade.

Ele fez uma TED talk extremamente popular (e, na minha opinião, a mais divertida de todos os tempos).

(Ative a legenda)

E suas ideias atraíram a atenção até de Oprah Winfrey, que gravou uma entrevista com ele.

Mas o que há de tão especial no trabalho de Shawn?

Sua pesquisa mostra que o sucesso não traz felicidade – a felicidade traz sucesso.

Ele fez o que muitos pesquisadores nunca fazem: em vez de esfregar na cara os dados das pessoas fora de série, ele as estudou agressivamente.

Ele queria saber o que pessoas com superpoderes de felicidade fazem que não sabemos.

Shawn diz:

Em vez de excluir as pessoas que são esquisitas nos dados, o que fazemos é estudá-las intencionalmente. Tentamos descobrir por que, embora uma força de vendas inteira tenha números baixos, estamos encontrando três ou quatro pessoas cujas vendas estão subindo rapidamente. Ou estamos olhando para uma escola de baixo nível socioeconômico em Chicago, onde as pontuações acadêmicas estão abaixo da média, há alguns alunos cujas notas estão subindo rapidamente. Ao estudar esses pontos discrepantes, o que estamos fazendo é coletar informações não sobre como mover os alunos abaixo da média para aquele ponto médio, mas como mover as pessoas da média para a superior.

Shawn acredita (e sua pesquisa mostra) que você pode fazer coisas para ser mais feliz. E ser mais feliz fará você mais bem-sucedido.

Eu liguei para Shawn para descobrir o que ele aprendeu.

Quer mais alegria e sucesso em sua vida? Aqui está o que Shawn tinha a dizer.

1. O sucesso traz felicidade? Não. A felicidade traz o sucesso.

Como ser mais bem-sucedido de uma forma divertida

Todos nós perseguimos o sucesso esperando que ele nos faça felizes:

  1. Eu ficarei feliz quando conseguir essa promoção.
  2. Eu ficarei feliz quando receber esse aumento.
  3. Eu ficarei feliz quando perder 15 quilos.

Mas a pesquisa mostra que isso não é verdade. Você alcança um objetivo e fica brevemente mais feliz… mas daí você começa a olhar para a próxima grande coisa.

O que a pesquisa de Shawn mostrou foi que, quando você inverte a fórmula e foca no aumento da felicidade, você acaba aumentando o sucesso.

Shawn diz:

Se conseguirmos que alguém aumente seus níveis de otimismo ou aprofunde sua conexão social ou aumente a felicidade, todos os negócios e resultados educacionais que sabemos testar melhoram drasticamente. Você pode aumentar suas taxas de sucesso para o resto de sua vida e seus níveis de felicidade irão diminuir, mas se você elevar seu nível de felicidade e aprofundar o otimismo, todas as suas taxas de sucesso aumentam drasticamente em comparação com o que teria sido negativo, neutro ou estressado.

A MET Life obteve resultados tão bons entre os vendedores felizes que eles tentaram um experimento: começaram a contratar pessoas com base no otimismo.

E contratavam mesmo se essas pessoas tivessem um desempenho ruim no “teste de aptidão” da indústria padrão.

Qual foi o resultado?

No final das contas, o grupo otimista superou suas contrapartes mais pessimistas em 19% no primeiro ano e 57% no segundo ano.

Como pode ser?

Shawn explicou que inteligência e habilidades técnicas apenas representam 25% de sucesso:

Se conhecermos a inteligência e as habilidades técnicas de um funcionário, poderemos prever apenas 25% de seu sucesso no trabalho. 75% do sucesso no emprego a longo prazo é previsto não por inteligência e habilidades técnicas, que normalmente é como contratamos, educamos e treinamos, mas é previsto por três outras categorias gerais. É o otimismo (que é a crença de que seu comportamento é importante em meio ao desafio), sua conexão social (se você tem ou não profundidade e amplitude em seus relacionamentos sociais) e a maneira como você percebe o estresse.

E os estudantes que querem sucesso em seu futuro devem se preocupar um pouco menos com as notas e mais com otimismo.

Shawn descobriu que jogar dados era tão preditivo de sua renda futura quanto a sua média de notas universitária. (E milionários concordam.)

Então, sua atitude tem um efeito enorme sobre o quão bem-sucedido você é.

Qual foi a coisa mais poderosa que Shawn aprendeu ao olhar para aqueles felizes fora de série?

2. Veja os problemas como desafios, não como ameaças

Como ser mais bem-sucedido de uma forma divertida

Shawn fez um estudo sobre os banqueiros logo após a grande crise bancária. A maioria deles estava incrivelmente estressado. Mas alguns foram felizes e resilientes.

O que esses caras têm em comum? Eles não viam problemas como ameaças; eles os viam como desafios a serem superados.

Shawn diz:

O que esses positivos foras de série fazem é que, quando há mudanças que ocorrem no cenário econômico, na paisagem política ou em uma instituição de ensino, eles veem essas mudanças não como ameaças, mas como desafios.

Então essas pessoas são apenas diferentes e nosso dever é invejá-las, certo?

Não. Shawn fez um experimento que provou que essa atitude pode ser aprendida.

Apenas mostrando aos banqueiros normais um vídeo explicando como ver o estresse como um desafio, ele transformou os banqueiros tristes em super-banqueiros.

Shawn diz:

E observamos esses grupos de pessoas durante três a seis semanas, e o que descobrimos foi que se pudéssemos levar as pessoas a encarar o estresse como um desafio, em vez de uma ameaça, víamos uma queda de 23% em seus sintomas relacionados ao estresse. Isso produziu um aumento significativo não apenas nos níveis de felicidade, mas também em uma melhoria dramática em seus níveis de engajamento no trabalho.

Mas e quando há muito o que fazer? Talvez haja mais “desafios” do que você pode lidar.

Devemos simplesmente desistir de qualquer chance de equilíbrio entre vida pessoal e profissional? Cancelar aqueles planos com amigos e passar mais horas no escritório?

Mais uma vez a resposta é exatamente o oposto.

3. O dobro de trabalho significa que você precisa do dobro de amigos

Como ser mais bem-sucedido de uma forma divertida

Depois de fazer seu trabalho de graduação em Harvard, Shawn foi um inspetor lá, ajudando os calouros a se adaptarem ao ambiente frequentemente estressante e competitivo.

Muitos estudantes respondiam à carga de trabalho vivendo na biblioteca e comendo em seus quartos para que pudessem continuar estudando.

Esses alunos tiveram um desempenho melhor?

Não. Aqueles foram os que se deram mal; os que acabaram querendo se transferir para outra escola.

Shawn diria que o que eles fizeram, sem saber, foi se afastar do maior preditor de felicidade.

Shawn diz:

As pessoas que sobrevivem ao estresse são as que realmente aumentam seus investimentos sociais no meio do estresse, o que é o oposto do que a maioria de nós faz.
Acontece que a conexão social é o maior preditor de felicidade que temos quando analiso meus estudos. Quando executamos métricas de suporte social, elas superam tudo o que fazemos, todas as vezes.

E o que acabamos de aprender sobre a felicidade? Ela prediz o sucesso. E não foi diferente aqui:

Descobrimos que a conexão social é extremamente importante para prever o desempenho acadêmico.

Quer resistir ao estresse, aumentar a produtividade e receber uma promoção? Então, não apenas busque apoio social – forneça aos outros.

Confirmando a pesquisa do professor Adam Wharton, as pessoas que fornecem apoio social obtêm alguns dos maiores benefícios.

Shawn viu isso não apenas com seus alunos em Harvard, mas já aconselhou mais de um terço das empresas da Fortune 100 – e também funcionou lá.

Shawn diz:

Os altruístas no trabalho eram dez vezes mais propensos a participar do que o quarto inferior dessa lista, e o quarto superior era significativamente mais feliz e 40% mais propenso a receber uma promoção nos próximos dois anos.

Alguns de vocês podem estar pensando: “Tudo bem, a felicidade te faz mais bem-sucedido. Entendi. Mas como eu fico mais feliz?”

É mais simples do que você pensa.

4. Envie um e-mail de agradecimento todas as manhãs

Como ser mais bem-sucedido de uma forma divertida

Você pode pensar que a felicidade só vem de grandes vitórias ou grandes conquistas. Você está errado.

Pesquisas mostram que pequenas coisas são mais importantes.

Shawn acredita que, em vez de focar em grandes impulsos como as férias, é mais inteligente construir hábitos pequenos e consistentes, como escovar os dentes.

Que pequeno hábito dá uma grande felicidade ao longo do tempo?

Envie um e-mail ou mensagem de agradecimento de 2 minutos assim que chegar ao escritório.

Shawn diz:

A coisa mais simples que você pode fazer é um e-mail de dois minutos elogiando ou agradecendo uma pessoa que você conhece. Fizemos isso no Facebook, na US Foods, na Microsoft. Pedimos a eles que escrevessem um e-mail de dois minutos elogiando ou agradecendo uma pessoa que eles conhecem e uma pessoa diferente a cada dia por 21 dias seguidos. Só isso. O que descobrimos é que isso aumenta drasticamente sua conexão social, que é o maior preditor de felicidade que temos nas organizações. Também melhora o trabalho em equipe. Medimos o QI coletivo das equipes e os anos de experiência coletiva das equipes, mas ambas as métricas são superadas pela coesão social.

Que outros pequenos hábitos diários de felicidade Shawn recomenda?

Mais de 120.000 pessoas recebem meu e-mail semanal. E é enviado do meu endereço de e-mail real. As pessoas podem responder. E elas respondem.

Qual é uma das coisas mais comuns que os leitores me mandam?

Eric, você sugere todas essas grandes coisas. Eu leio. Eu concordo com elas. Mas eu não acabo fazendo nenhuma delas. Como posso seguir adiante?

Shawn tem uma ótima resposta para isso também.

5. A regra dos 20 segundos

Como ser mais bem-sucedido de uma forma divertida

O que impede você de fazer as mudanças que você sabe que deveria? Shawn diz que é “energia de ativação”.

Sabe, como a energia de ativação necessária para tirar sua bunda do sofá e ir para a academia. A parte difícil é começar.

Se você reduzir a quantidade de energia de ativação necessária, as coisas difíceis se tornarão fáceis. Então, crie novos hábitos que sejam 20 segundos mais fáceis de começar.

Shawn dormia com suas roupas de ginástica e colocava seus tênis ao lado da cama e isso o tornava muito mais propenso a se exercitar quando acordasse.

Shawn diz:

Se você puder tornar o hábito positivo de três a 20 segundos mais fácil de começar, sua probabilidade de fazê-lo aumentará drasticamente. E você pode fazer a mesma coisa, invertendo por hábitos negativos. Assistindo televisão demais? Simplesmente retire as pilhas do controle remoto criando um atraso de 20 segundos e isso diminuirá drasticamente a quantidade de televisão que as pessoas assistirão.

Então, como podemos juntar tudo isso? E qual foi a coisa mais inspiradora que Shawn me contou sobre felicidade e sucesso?

Resumo

Aqui está o que todos nós podemos aprender com Shawn:

  1. O sucesso não traz felicidade. A felicidade traz o sucesso.
  2. Veja problemas como desafios, não ameaças.
  3. Mais trabalho significa que você precisa de mais apoio social. E dar apoio é melhor que receber.
  4. Envie um e-mail de agradecimento de 2 minutos todas as manhãs.
  5. Use a regra de 20 segundos para criar o hábito.

Algumas pessoas podem achar que é muito difícil ficar mais feliz. Talvez elas tenham sofrido de depressão.

Ou elas viram a pesquisa dizendo que nós temos um “ponto de definição de felicidade”, e nossa genética finalmente decide quão feliz nós podemos ser.

Sabe qual foi a coisa mais inspiradora que Shawn me contou? A pesquisa mais recente mostra que bons hábitos podem superar os genes.

Shawn diz:

Quando você olha para os foras de série no gráfico, você encontra pessoas que realmente quebram a tirania dos genes e do ambiente, criando esses hábitos positivos conscientes que realmente fazem com que elas interajam com a vida de maneira mais positiva, com níveis mais altos de sucesso, níveis mais baixos de estresse e níveis mais elevados de resiliência. Elas fazem isso mudando sua mentalidade e mudando seus hábitos e, ao fazer isso, elas realmente superam seus genes.
A maioria das pessoas aceita que nasceu de alguma forma e é assim que vai ser o resto da vida, e o que quer que tenham sido no ano passado é o que vão ser neste ano. Eu acho que a psicologia positiva nos mostra que isso realmente não tem que ser o caso.

Envie um e-mail de gratidão agora mesmo. Leva apenas 2 minutos. E envie outro amanhã.

Esse hábito vai te deixar mais feliz. E ser mais feliz vai lhe dar mais sucesso e aprofundar seus relacionamentos.

Felicidade. Sucesso. Relacionamentos fortes. O que mais importa? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Barking Up The Wrong Tree escrito por Eric Barker

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e ajude-os a serem ainda mais bem-sucedidos!

Amanda Ferraz
Escrito por

Amanda Ferraz

Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.