Flor exótica considerada extinta reaparece e anima cientistas

Considerada extinta desde 1985, a flor Gasteranthus extinctus foi encontrada por pesquisadores na Cordilheira dos Andes, no Equador, acendendo a esperança de salvar a vida de mais espécies.

É muito comum ler notícias falando que determinada espécie foi considerada extinta pela ciência. Mas, felizmente, algumas vezes o oposto também acontece. É o caso da flor Gasteranthus extinctus, que tinha sido declarada extinta desde 1985, ou seja 37 anos atrás. Recentemente, ela foi redescoberta na Cordilheira dos Andes, no Equador.

Quando ela foi catalogada pelos cientistas em 2000, já tinha sido dada como extinta – por isso o “extinctus” em seu nome científico. O seu desparecimento estava ligado ao processo avançado de desmatamento e destruição de hábitat nas florestas do Equador.

Pelas fotos, é possível ver que se trata de uma flor muito bonita, composta por pétalas cor de laranja vibrante e uma grande bolsa inferior. Nela, tem espaço de sobra para os agentes polinizadores – como as abelhas, que cumprem um papel muito importante no equilíbrio natural.

A flor, até então considerada extinta, carrega uma beleza única (imagem: Riley Fortier)

Em uma expedição, pesquisadores encontraram algumas flores recém-caídas e levaram para análise. Ficou comprovado que se tratava da Gasteranthus extinctus. Uma surpresa e tanto!

“Redescobrir esta flor mostra que não é tarde demais para reverter até mesmo os piores cenários de biodiversidade e mostra haver valor em conservar até as áreas menores e mais degradadas. Novas espécies estão sendo encontradas e ainda podemos salvar muitas que estão à beira da extinção”, disse Dawson White, pesquisador que participou da expedição, de acordo com o site Aventuras na História.

O achado foi publicado na revista PhytoKeys e mostra que ainda há esperança em salvar inúmeras espécies, sejam elas animais ou vegetais.

Redescoberta da flor é a esperança de que muitas espécies ainda podem ser salvas (imagem: Riley Fortier)

Outros casos

Há poucos meses, tivemos também a notícia de um animal que estava considerado extinto em seu hábitat natural e reapareceu na Austrália.

Trata-se do bandicoot-listrado-oriental (Perameles gunnii), um tipo de marsupial, segundo o site Aventuras na História. Isso foi possível porque houve todo um envolvimento entre autoridades, população local e pesquisadores para reintroduzir a espécie na natureza.

E não é que no Brasil também tivemos uma notícia boa recentemente? A onça parda, considerada extinta na região costeira do nosso país, reapareceu no litoral de Maricá, no Rio de Janeiro. Uma novidade que foi muito comemorada pelos cientistas!

Para a gente ter mais notícias boas como essas, precisamos fazer a nossa parte e ajudar na construção de um mundo melhor. Cada um de nós tem um papel enorme na luta pela preservação. Até atos que parecem simples, como descartar e separar corretamente o seu próprio lixo, fazem uma grande diferença.

Nunca é demais lembrar: não existe planeta B. Ou cuidamos da Terra e de todos os seres que aqui vivem ou sofreremos as consequências. Preserve e ajude a construir um futuro sustentável, onde todas as espécies possam viver em harmonia.

Fonte: Aventuras na História, Revista Galileu

Marcelo Silva
Escrito por

Marcelo Silva

Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.