O segredo para fazer seus finais de semana parecerem mais longos
Se tudo o que você consegue pensar na manhã de segunda-feira é a rapidez com que o seu fim de semana passou, você deve expandir seus horizontes um pouco.
Se tudo o que você consegue pensar na manhã de segunda-feira é a rapidez com que o seu fim de semana passou, você pode considerar expandir seus horizontes um pouco no futuro.
Acontece que a chave para um fim de semana gratificante, que não parece muito curto, é procurar “novidade”.
De acordo com David Eagleman, professor da Universidade de Stanford e autor de Cérebro: Uma biografia, buscar novos cenários, novas atividades e novas experiências é a melhor maneira de “alongar o tempo”, por assim dizer.
Tudo se resume ao que seu cérebro percebe como romance.
Quando você gasta tempo fazendo algo estranho, seu cérebro se concentra mais em coletar os dados associados à atividade, criando assim uma memória mais profunda da experiência.
Quando você reflete sobre essa memória, parece que você teve mais tempo.
O inverso é verdadeiro também.
Se você fizer a mesma rotina todo final de semana, não se lembrará muito de seus dias de folga na segunda de manhã. Vai parecer que eles voaram porque você não estava dando ao seu cérebro novos dados para coletar e incorporar.
Eagleman aponta que um fim de semana de rotina é semelhante a um voo muito longo e sem incidentes; parece interminável enquanto você está realmente no ar, mas quando pousa, você praticamente esquece toda a experiência.
É a mesma razão pela qual o tempo parece passar mais rápido à medida que você envelhece, explica Eagleman:
“Quando você é criança, tudo é novo e você está criando novas memórias sobre isso. Então, quando você olha para trás no final de um verão de infância, parece ter demorado muito, porque você se lembra disso e daquilo, dessa coisa nova, aprendendo isso, experimentando aquilo. Mas quando você é mais velho, você já viu todos os padrões antes.”
Felizmente, buscar novidades a cada final de semana não é tão difícil quanto parece – você não precisa fazer paraquedismo ou algo assim. Você só precisa fazer alguns planos que existem fora da sua rotina normal.
Você pode:
- Dar uma escapada de fim de semana
- Fazer uma caminhada em algum lugar fora do seu caminho comum
- Experimentar um novo restaurante ou bar
- Explorar um bairro que você não conhece
- Fazer um longo passeio de bicicleta na praia
- Procurar uma livraria ou loja de antiguidades que você sempre quis conhecer
- Ir para um mercado de pulgas ou mercado de agricultores do outro lado da cidade
- Ver uma peça em vez de um filme.
Um novo ambiente pode ser igualmente eficaz.
No último fim de semana, levei meu Kindle e Nintendo Switch para o parque, apenas para uma mudança de ambiente.
Eu ainda estava fazendo exatamente o que eu ia fazer em casa, mas parecia fresco e realmente fez meu fim de semana parecer mais longo no final.
Experimentar novas coisas não diminui o tempo no presente. Na verdade, fazer coisas novas faz com que o tempo pareça que está passando mais rápido enquanto você faz aquilo.
Mas é um preço que você terá que pagar se quiser começar sua semana sentindo que aproveitou ao máximo seu tempo livre.
Então, você quer que seu fim de semana flua devagar enquanto faz sua mesma rotina, ou quer olhar para o seu fim de semana satisfeito, se maravilhando de todas as coisas novas que fez em um período aparentemente curto? Não há resposta certa, mas a escolha é sua.
—
Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Hacker escrito por Patrick Allan.
Imagens: pexels.com e pixabay.com
Gostou? Comente e compartilhe este conteúdo com seus amigos!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.